Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
10.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães
2# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

As vitórias de Rui Ferreira e Marta Branco, ambos da AXPO/FirstBike Team/ Vila do Conde, no circuito permanente do Centro de Ciclismo do Minho, foram o coroar de uma jornada completa de BTT XCO que decorreu durante o dia de domingo em Souto Santa Maria, Guimarães.

 

Rui Ferreira e Marta Branco, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, venceram em elites o 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, que decorreu na pista permanente de Souto Santa Maria, em Guimarães.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, que recebeu as provas de escolas e competição, ficou marcado pelo entusiasmo e pelas intensas disputas pelas melhores classificações em todos as categorias.

Em elites masculinos Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde), Campeão do Minho, cedo mostrou vontade de somar mais uns preciosos pontos na luta pela revalidação do título e consequente camisola. José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) e Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde) foram os seus mais diretos adversários, com José Simões a rodar durante várias voltas lado a lado com Rui Ferreira.

No final da quinta das oito voltas ao percurso, Rui Ferreira atacou e fez uma corrida a solo até cortar a meta ao fim de 1:36:10 horas. José Simões fez segundo lugar, enquanto Tiago Alves foi terceiro.

Em femininos, a vimaranense Marta Branco (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde), Campeã do Minho em título, que repetiu o triunfo da época transata, cumpriu as seis voltas ao circuito em 1:33:56 horas, garantindo a liderança do ranking do Campeonato do Minho.

Catarina Lopes, famalicense da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceu a prova de sub-23 feminina.

Em sub-23 masculinos a vitória sorriu a Rafael Carvalho (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team). Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Diogo Amorim (Clube BTT Matosinhos) terceiro.

Tomás Fernandes (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team) dominou a prova de juniores. O ciclista da equipa de Vila Real liderou a corrida de princípio a fim e concluiu a prova em 1:15.06. Gabriel Baptista (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi segundo e o amarense Dinis Vieira (AXPO/FirstBike team/Vila do Conde) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Gonçalo Santos (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Margarida Faria (Póvoa Cycling/CDC Navais) foram os vencedores em cadetes.

Gonçalo Santos e Gonçalo Rodrigues, ambos da Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, cedo assumiram a corrida masculina, pedalando lado a lado até final da prova. Gonçalo Santos foi o vencedor e o seu colega de equipa fez segundo lugar. Afonso Monte (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio.

Raquel Cunha (UCVN Famalicão) venceu a prova de master 40 e Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu em paraciclismo.

Casimiro Oliveira, barcelense que alinha como individual, foi o mais forte em master 30 e fez a prova em 1:16:30h, relegando para a segunda posição César Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) enquanto José Carlos (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

Em master 40, Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor, Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Esmeraldo Lopes (SAERTEX Portugal/Edaetech) terceiro.

António Sousa, Campeão Nacional, que corre como individual, venceu em master 50 e Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech) em master 60.

Por equipas venceu a AXPO/FirstBike Team Vila do Conde. A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi segunda e o Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team terceiro.

As provas disputadas na parte da manhã, todas elas a integrarem o programa de escolas, premiaram diversos atletas.

Gonçalo Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o vencedor em juvenis. O ciclista de Barcelos travou uma disputa interessante com o seu colega de equipa, o bracarense Afonso Silva, que acabou por cortar a meta na segunda posição. Pedro Martins (Escola Ciclismo BilaBiker’s) foi terceiro classificado.

Em femininos venceu Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos), deixando na segunda posição Diana Silva (Escola Ciclismo BilaBiker’s) e na terceira posição Lia Magalhães (Azuribike Mangualde Team).

Samuel Gomes, Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, venceu isolado a prova de Infantis. Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segundo e Daniel Silva (Clube BTT Matosinhos) terceiro.

Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker’s), venceu a prova feminina, a sua colega de equipa Sara Lameira foi segunda e Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) foi terceira.

Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker’s) venceram em Iniciados.

Em Pupilos/Benjamins venceram Afonso Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro).

Por equipas venceu a Escola Ciclismo BilaBiker’s, a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact subiu ao segundo lugar do pódio e o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi terceiro.

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde) vencedor em elites

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde) foi o vencedor do 10º BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho de 2023 e garante que sai de Guimarães “bastante satisfeito”.

O Campeão do Minho em título confessa que “apesar de poder parecer, uma vitória nunca é fácil. Tive de controlar o meu adversário até meio da corrida. Sabia que, teoricamente era o atleta mais forte em pista, pelo que tenho feito ao longo desta época. Decidi gerir a prova até meio da corrida, ataque aí e consegui ganhar um espaço e depois foi controlar e sair com a vitória”.

Rui Ferreira confessa que teve de trabalhar “um bocadinho porque esta não é de todo uma pista que se encaixa nas minhas características. É uma pista bastante rápida e eu sou um atleta leve, o que prejudica um bocadinho. Mas fiz um boa pré-época, sinto-me forte e por isso é que ataquei a corrida do meio para a frente e consegui vantagem”.

 

Filipe Silva, diretor desportivo da Escola Ciclismo BilaBiker’s/ Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team)

Filipe Silva, responsável pela Escola Ciclismo BilaBiker’s/ Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team, faz um balanço muito positivo da participação no 10.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho.

“Para nós é um prazer enorme vir ao Regional do Minho. Nós já marcamos presença nas provas da ACM há muitos anos porque é um campeonato, para além de bem organizado, muito competitivo e nós gostamos disto”.

“Mais uma vez correu bem, fruto do trabalho de todos nós. Ganhar não é o objetivo principal, não andamos atrás dos primeiros lugares, dos pódios. Em primeiro lugar queremos dar provas competitivas aos miúdos e neste campeonato conseguimos ter isso. Depois as coisas vão surgindo e é a cereja no topo do bolo”.

Vencer em competição – e venceram em juniores e sub-23 – acaba por ser um extra de motivação? “Estas vitórias são importantes para eles e servem de motivação para todo o grupo e incentivo para os atletas da escola. Hoje correu tudo muito bem e estão todos de parabéns”.

 

Nélson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães

Nélson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, que marcou presença no Centro de Ciclismo do Minho, faz um balanço muito positivo do evento.

“Em Guimarães gostamos de receber este tipo de provas, nomeadamente de BTT XCO atendendo às infraestruturas que temos, como  é o caso deste parque em Souto Santa Maria que tem todas as condições para a prática desta modalidade. Esta prova já tem a sua tradição, já se realiza há vários anos e começa a ser uma marca no ciclismo e em Guimarães. Por isso, fazemos um enorme gosto de receber este tipo de provas”.

O autarca vimaranense salientou que “uma das condições essenciais para que as pessoas pratiquem desporto é que existam condições. Portanto têm de existir instalações direcionadas para isso. Aqui temos um belo exemplo, juntamos a dimensão da prática desportiva a um parque de lazer, que é muito interessante e dá todas as condições para que os desportistas venham em família”.

 

Fernando Cardoso, presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar

Fernando Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, mostrou-se “muito satisfeito com a forma como decorreu mais este evento” e adiantou que “felizmente hoje já sem qualquer limitação, como aconteceu nos últimos anos. Foi um dia de domingo muito bem passado aqui no parque, um dia de primavera, que chamou aqui bastante gente para assistir às provas”.

De resto “estes eventos são ótimas oportunidades para as pessoas conhecerem o parque magnífico que temos cá, um parque com umas excelentes condições para que todos passem aqui um ótimo dia. Depois acabam por conhecer toda a envolvência deste parque e isso é importante para nós”.

 

O 10º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho teve o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

As emoções do BTT XCO regressam à pista permanente do Centro de Ciclismo do Minho com a realização da segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. Souto Santa Maria voltará a vibrar com a presença de escolas e competição nas provas que terão lugar no exigente traçado.

 

Guimarães é o palco no próximo domingo (dia 16 de abril) do 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho realiza-se na pista situada em Souto Santa Maria, em Guimarães e destina-se às categorias de escolas e competição.

O dia começa bem cedo com a abertura do circuito pelas 9h00 para treinos e secretariado. O programa competitivo inicia-se às 11h00 com as escolas, sendo que os primeiros a entrar em ação são os pupilos/benjamins e iniciados. Seguem-se os infantis e juvenis, às 12h00.

A partida para os cadetes, femininos e paraciclismo está marcado para as 13h00. As categorias de elites, juniores e masters arrancam às 14h45.

A cerimónia protocolar está agendada para as 16h30.

 

Nelson Felgueiras, vereador do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal de Guimarães

 

Para Nelson Felgueiras, vereador do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal de Guimarães “a realização do 10.º BTT XCO no Centro de Ciclismo do Minho é mais uma oportunidade de apresentar o concelho como um destino de excelência para o desporto, promovendo o ciclismo e estimulando a prática saudável de atividades físicas ao ar livre” e adiantou que “esta iniciativa promove ainda a economia local, com a presença de atletas, equipas e visitantes que contribuem para a dinâmica do comércio e turismo no território”.

O autarca de Guimarães referiu que a “a parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Ciclismo do Minho e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar tem sido fundamental para o desenvolvimento e manutenção do Centro de Ciclismo do Minho, que é uma referência para a prática do BTT XCO em Portugal. Estamos empenhados em apoiar e promover eventos desportivos de qualidade que fortaleçam a nossa comunidade e incentivem a prática do desporto”.

Nelson Felgueiras salienta que “o 10,º BTT XCO no Centro de Ciclismo do Minho tem todas as condições para proporcionar aos atletas uma experiência desafiadora e emocionante, o que reforça o nosso compromisso com o desporto e o desenvolvimento desportivo em Guimarães”. O 10º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho tem o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inagurada a 6 de julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).
Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga. Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos.
Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.