Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
13.º Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal

Mais de meio milhar de participantes marcou presença na 13.ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, no dia 24 de Junho, em Guimarães, para assinalar a Batalha de São Mamede de 1128.

Já sendo uma tradição em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” contou com a participação do ator vimaranense Francisco Leite Silva que, interpretando a figura de Afonso Henriques, interagiu com os participantes e assinalou a partida. Também se associaram à iniciativa Miguel Oliveira, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Presidente Honorário da Associação de Ciclismo do Minho, Sandro Aráujo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Fernando Meira e Pedro Mendes, vimaranenses e ex-futebolistas do Vitória Sport Clube, Filipe Silva, Campeão do Minho em Elites de DHI, Bike House DH Team Guimarães, Campeã do Minho por equipas em DownHill, o Rendufe FC, escola de formação de ciclismo, entre muitas outras individualidades e participantes, provenientes de diversas regiões de Portugal.

Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Esposende, Gondomar, Ílhavo, Lisboa, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde  e Vizela.

Balanço positivo para o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” que reuniu na “festa do ciclismo de lazer” um número de participantes que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.  Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu parte do centro da cidade de Guimarães, ocorrendo a divisão em pleno Largo da República do Brasil, onde o passeio e mini passeio rumaram ao Centro Histórico de Guimarães, enquanto o trilho pedalava em direção à montanha da Penha. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

A 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, organizado desde 2009, tem a particularidade de gerar momentos de interação e de possibilitar a participação de toda a família. 

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e em 2022 integrou as comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoSEG 3 - Mediação de Seguros, ERDAL – Escola de Referência de Desportos ao Ar Livre, Arrecadações da QuintãCisionPOPP DesignRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.Associação Vimaranense de Hotelaria, BikeHouse Guimarães, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Os vimaranenses Fernando Meira e Pedro Mendes, antigos futebolistas que fizeram carreira no Vitória SC, entre outros clubes, participam no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães.
A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial, seguro e sorteio de vários prémios), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt).
Os antigos jogadores do Vitória associam-se assim à 13.ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
 

O Campeão do Minho em elites de DHI, Filipe Silva, assim como a formação da Bike House DH Team Guimarães, também vencedora do Campeonato do Minho coletivamente, vão marcar presença no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal.

Filipe Silva conquistou o título de Campeão do Minho na categoria rainha do Down Hill (DHI) e já este ano foi um dos obreiros das melhorias introduzidas no traçado da pista de DH da Penha.

A formação da Bike House DH Team Guimarães, onde milita Filipe Silva, irá marcar presença com os seus pilotos de DH, numa experiência em tudo diferente do habitual, saindo do seu habitat natural, as pistas de DH, para as ruas de Guimarães.

Filipe Silva e a Bike House DH Team Guimarães juntam-se aos vimaranenses Fernando Meira e Pedro Mendes, ex-futebolistas com carreira no Vitória e que já confirmaram a sua presença na 13ª edição do Passeio de Bicicleta do Dia Um de Portugal, que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães.

A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial, seguro e sorteio de vários prémios), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt - aqui).

Os ciclistas profissionais minhotos associam-se assim à 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, no arruamento entre o Estádio D. Afonso Henriques e o Pavilhão Almor Vaz (Inatel).
As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online aqui.

A 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. 
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini Passeio.
O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Club.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoSEG 3 - Mediação de Seguros, Arrecadações da QuintãCisionPOPP DesignRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.Auto Terror - Premium Automotive, Associação Vimaranense de HotelariaGuimarpeixe Programa Nacional "Ciclismo para Todos".