Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
7.ª Maratona BTT Paredes de Coura
2# Campeonato do Minho BTT XCM - Raiz Carisma

Carlos Cruz e Leandra Gomes, ambos da SAERTEX Portugal/Edaetech, foram os protagonistas em elites da VII Maratona BTT de Paredes de Coura, que se realizou este domingo e definiu os títulos do Campeonato do Minho – Raiz carisma 2023.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 7.ª Maratona BTT de Paredes de Coura contou com um lote de atletas entusiasta, que lutou arduamente pelos títulos de Campeão e pelos pódios nesta que foi a última prova da época.

Carlos Cruz foi o vencedor em masculinos. O ciclista de Viana do Castelo assumiu, juntamente com o seu colega de equipa Luís Moura, a corrida desde os primeiros quilómetros e cortou a meta na primeira posição com o tempo de 4:03:27 horas.

Luís Moura fez segundo lugar, a um segundo de Carlos Cruz. Na terceira posição ficou Luís Pereira, ciclista que correu como Individual, e que gastou mais 28 minutos.

Leandra Gomes, a iniciar a sua preparação para a época de 2024, garantiu a subida ao pódio e o título de Campeã do Minho de elites.

Em master 30, Nuno Ribeiro (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor. O ciclista de Famalicão percorreu os 85 quilómetros em 4:31:46 horas. O pódio ficou completo com os seus colegas de equipa Luís Torre e José Carlos.

Márcio Lourenço (SAERTEX Portugal/Edaetech) venceu em master 35, o seu colega de equipa Ricardo Oliveira foi segundo.

Carlos Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi o mais rápido em master 40, terminando a prova em 4:13:06 horas. José Silva (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi segundo e Francisco Fernandes (SAERTEX Portugal/Edaetech) terceiro.

Em femininos, Raquel Cunha (União Ciclista de VN Famalicão) venceu a corrida com o tempo de 5:04:32 horas. Na segunda posição ficou Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech).

Armando Taipa (SAERTEX Portugal/Edaetech) venceu a corrida de master 45, deixando na segunda posição o seu colega de equipa João Barbosa.

Carlos Soares (Individual) venceu em Master 50, percorrendo os 75 quilómetros da prova em 4:02:03h. Hélder Pinto (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi segundo.

Joaquim Barbosa (União Ciclista de VN Famalicão) venceu em master 55, enquanto António Melo (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi o vencedor em Master 60. O seu colega de equipa Hermenegildo Alves foi segundo e José Mesquita (União Ciclista de VN Famalicão) foi terceiro.

José Mendonça (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor em master 65.

Por equipas, a SAERTEX Portugal/Edaetech garantiu a vitória em elites e em masters.

 

Gustavo Perez (Sanomedlo) venceu a prova de Open na Maratona Longa em master 30/40. Paulo Simões (Individual) foi segundo.

Na Maratona Curta, Artur Amorim (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) subiu ao primeiro lugar do pódio em elites no Open,

Na meia-maratona, Paulo Ribeiro (União Ciclista de VN Famalicão) venceu a prova de elites do Open, Jean Viana (Individual) foi segundo.

José Covinha (Pedal’Arte) foi o vencedor em master 30/40, deixando nos restantes lugares do pódio Marcos Santos (Pj BTT) e Virgílio Barbosa (Pedal’Arte).

Em E-MTB, Vítor Alves (Pj BTT) foi o mais rápido. Alessandro Moura (Corpo Vivo) foi segundo e Luís Lobo (Individual) terceiro.

 

Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech)

 

Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech) terminou a VII Maratona BTT de Paredes de Coura satisfeito e com o sentimento do dever cumprido.

“O objetivo, meu e da equipa, era a revalidação da camisola de campeão do Minho. Isso foi conseguido, portanto, o balanço é positivo”, disse o ciclista de Viana do Castelo, que adiantou que “a prova correu bem. Tive a ajuda do meu colega de equipa, o Luís Moura. Isolamo-nos no início da corrida e viemos os dois na frente da corrida até ao final”.

Carlos Cruz considera que “esta é uma Maratona dura, mas nós é que a fizemos dura porque andamos sempre em alto ritmo”.

 

Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/Edaetech)

 

Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/Edaetech) saiu de Paredes de Coura com a vitória em elites femininas e o título de Campeã do Minho.

 

“Fico contente com esta vitória, numa prova que marca o meu regresso ao Regional do Minho”, disse a atleta da Póvoa de Lanhoso, que salientou que “foi uma prova dura, como já nos tem habituado Paredes de Coura, mas é uma prova que dá muito gosto vir cá participar pelas paisagens magníficas ao longo do percurso”.

 

Maria José Lopes, Vereadora do Desporto do Município de Paredes de Coura

 

Maria José Lopes, Vereadora do Desporto do Município de Paredes de Coura, faz um balanço positivo da sétima edição da Maratona BTT Paredes de Coura.

“Só podemos mesmo fazer um balanço muito positivo desta sétima edição. A prova correu muito bem, as pessoas estão satisfeitas e isso deixa-nos muito contentes por receber mais esta Maratona aqui em Paredes de Coura”.

 

A Maratona sofreu este ano ligeiras alterações, desde logo o local de partida e chegada, foi uma boa aposta? “Eu julgo que sim e foi com a ideia de fazer com que a comunidade participe mais e esteja mais a par dos acontecimentos desportivos. Em outros anos fizemo-lo em locais diferentes, que são lugares belíssimos também e que merecem ser promovidos. Este ano decidimos trazer a Maratona para o centro da vila, procurando uma nova dinâmica com a população, procurando uma maior interação e chamar o público para o evento permitindo que aquilatem quem nos visita neste tipo de competições”.

 

 

A 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeBombeiros Voluntários de Paredes de Coura, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Já se encontram abertas as inscrições para a 7ª Maratona de BTT Paredes de Coura, prova de atribuição dos títulos de Campeões do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma, terá lugar no próximo dia 10 de setembro em Paredes de Coura.

As inscrições podem ser efetuadas online no website da Federação Portuguesa de Ciclismo, aqui.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura tem partida e chegada marcada para a Rua Conselheiro Miguel Dantas, em frente à Câmara Municipal, em pleno centro da Vila de Paredes de Coura e decorrerá por caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho de Paredes de Coura, prevendo-se dificuldades acrescida para os amantes desta disciplina de BTT.

A competição, que arranca às 9h30, está repartida por três categorias: maratona longa em que os atletas percorrerão um total de 85km, a maratona curta um percurso de 75km e a meia-maratona, em que os participantes de lazer percorrerão 45 km.

 

A 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

A 7ª Maratona de BTT XCM de Paredes de Coura fica adiada para o dia 22 de outubro, após reunião entre a ACM – Associação de Ciclismo do Minho e o Município de Paredes Coura, entidades organizadoras do evento, em que vão ser atribuídos os títulos de Campeão do Minho de Maratonas de BTT XCM – Raiz Carisma.

 

Ponderados diversos fatores organizativos que colocavam alguns entraves à realização no próximo dia 10, domingo, do evento,  foi decidido pelas duas entidades o adiamento da competição para outubro.

 

A 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeBombeiros Voluntários de Paredes de Coura, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 As emoções da Maratona BTT regressam domingo, dia 22 de outubro, a Paredes de Coura com a realização da sétima edição da Maratona BTT Paredes de Coura, prova que atribui os títulos de Campeão do Campeonato do Minho BTT XCM – Raiz Carisma 2023.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 7.ª Maratona BTT de Paredes de Coura tem partida e chegada marcada para da Rua Conselheiro Miguel Dantas, em frente à Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Como habitualmente, a Maratona de Paredes de Coura percorrerá caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho de Paredes de Coura, e conta com um percurso de 85 quilómetros, um desnível total acumulado de 2000 metros na maratona elite, destinada aos atletas elites/sub-23, master 30 e 40.

A maratona curta tem uma distância de 75 quilómetros com um total de acumulado de 1800 metros e destina-se a atletas masculinos master 50, 60 e paraciclistas, bem como para todas as categorias femininas.

Para os atletas masculinos e femininos não federados realiza-se a meia-maratona, com uma distância de 45 quilómetros com um desnível acumulado positivo de 980 m.

A abertura de secretariado no dia de prova acontece às 7h30, seguindo-se a reunião com os diretores desportivos às 9h00 e o arranque das provas às 9h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 15h30.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostra-se feliz por, mais uma vez, Paredes de Coura receber a prova das decisões dos títulos.

“Encaramos sempre todas as atividades como importantes, mas, de facto, a maratona deste ano tem esse motivo adicional de interesse que é decidir a atribuição do título regional e que, por esse motivo, nos faz acreditar que terá maior afluência e será mais competitiva”.

Sobre a preparação da prova, o autarca referiu que “os trabalhos de preparação estão a correr a bom ritmo, sobretudo a limpeza de alguns troços que, tendo em conta o rápido crescimento da vegetação, precisam de intervenções. De resto, o desenho do traçado foi pensado para que os atletas possam disfrutar de uma prova fluída, mas com um considerável nível de dificuldade”.

Esta é já a sétima edição da Maratona de Paredes de Coura, qual o grande objetivo? “O objetivo deste ano está em aliar o nível de dificuldade exigido para uma prova federada (a maratona propriamente dita) com a necessidade de proporcionar aos praticantes da vertente lazer uma meia-maratona divertida e cativante. Por isso, pensamos para a meia-maratona um percurso por pontos apaixonantes e com menor altimetria do que em anos anteriores. No fundo, o objetivo é democratizar a participação, permitindo que todos - independentemente da sua preparação física - possam participar”, disse Tiago Cunha, que adiantou que “por último, temos um objetivo solidário na prova: o valor de 10 euros da inscrição reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura que estão a reunir fundos para adquiri uma nova ambulância de socorro e, sendo um imprescindível parceiro, merecem todo o reconhecimento e ajuda”.

 

A 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeBombeiros Voluntários de Paredes de Coura, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.