Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Facho Enduro Series
Campeonato do Minho de Enduro - Raiz Carisma

José Oliveira ‘Meira’ (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em elites da primeira edição do Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro - Raiz Carisma, que se disputou hoje no Monte do Facho e serviu para atribuir os títulos de Campeão do Minho de Enduro.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Clube Moto Galos, o Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro - Raiz Carisma ficou marcado pela muita chuva e muito vento, o que não impediu o espetáculo e as disputas intensas dos ciclistas pelas melhores classificações.

Em elites femininas Sara Ferreira (Maiatos) confirmou a vitória ao realizar o tempo de 25:26.9 minutos.

José Oliveira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), mais conhecido por “Meira” no seio do ciclismo, realizou os cinco Percursos Especiais Cronometrados (PEC´S) em 13:34.7 e garantiu a vitória em elites masculinos. Cláudio Silva (BTT Enduro Terras de Bouro) conquistou o segundo lugar, cabendo a Francisco Ruivo (BTT Enduro Terras de Bouro) o terceiro lugar do pódio.

Em juniores, Lucas Gonçalves (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o mais rápido, ao terminar as PEC’S em 15:33.7, deixando na segunda posição Leandro Miranda.

O barcelense José Cardoso, que correu como individual, venceu em cadetes. Mateus Arieira (BTT Enduro Terras Bouro) foi segundo e Ricardo Ferreira fez terceiro lugar.

Vítor Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em master 30, deixando na segunda posição André Ferreira enquanto Diego Freire foi terceiro.

Francisco Pinto (BTT Enduro Terras Bouro) foi o mais rápido em master 40. Jorge Afonseca (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) alcançou a segunda posição e Manuel Pereira foi terceiro.

Em master 50, António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e juntou ao título de Campeão do Minho de DHI, o de Enduro. Leonardo Dias, que corre como individual, e José Manuel Ferreira (BTT Enduro Terras de Bouro) preencheram os restantes lugares do pódio.

Nélson Ribeiro foi o mais rápido na categoria de "open", com o tempo de 14:27.9. André Martins gastou mais cinco segundos e fez segundo lugar, enquanto Jorge Barbosa foi terceiro.

Em E-MTB venceu Carlos Pereira, enquanto Pedro Pilar ganhou em Open E-Bike.

José Oliveira ‘Meira’ (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

José Oliveira ‘Meira’ vai ficar para a história não só do Facho Enduro Series, mas também como o primeiro Campeão do Minho de Enduro.

O ciclista natural da Póvoa de Lanhoso mostrou-se “muito feliz” com a vitória e o título conquistado no Monte do Facho e referiu que “é muito gratificante para mim porque sempre gostei de andar aqui e estou, praticamente, a correr em casa. Por isso, é muito especial”.

Como correu a prova? “Foi uma prova feita, praticamente, toda debaixo de chuva, mas geri as descidas e o esforço. Diverti-me imenso, não fui para a pista a pensar no pódio, mas na diversão que é fazer estas descidas”.

Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos

Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos, fez um balanço muito positivo desta primeira edição do Facho Enduro Series, que coincidiu com o primeiro Campeonato do Minho de Enduro.

Pedro Sousa referiu que “esta foi a primeira prova de enduro que nós organizamos, a primeira do Campeonato do Minho também, e correu bem. Foi um bom princípio. O único senão foi mesmo a adesão que ficou aquém do que prevíamos… e o tempo que também não ajudou muito”.

O presidente da Associação Moto Galos desvalorizou, no entanto, a menor adesão de atletas, referindo que “como é tudo novo para nós podíamos correr o risco de ter falhas e quanto maior o número de atletas mais complicado seria de as resolver. Felizmente não tivemos falhas, correu tudo correu bem”.

Qual foi o feedback que teve dos atletas? “Foi muito positivo. Eles gostaram do sítio, este espaço tem as condições ideais para este tipo de organizações. Foi uma experiência muito boa e positiva e saem daqui com uma boa recordação”.

O Facho Enduro Series - Campeonato do Minho de Enduro teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de CiclismoCisionCarbonwork.pt (Carbon Work - Carbon Repair & Bikeshop), Arrecadações da QuintãPOPP DesignNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

O Monte do Facho vai ser o palco da primeira edição do Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro - Raiz Carisma, prova que decorrerá durante o fim de semana de 22 e 23 de Outubro na freguesia barcelense de Roriz.

O Monte do Facho, em Barcelos, recebe no próximo dia 23 de outubro o Facho Enduro Series - Campeonato do Minho de Enduro.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Clube Moto Galos, o Facho Enduro Series conta com cinco Percursos Especiais Cronometrados (PEC´S), todas com partida da zona do paddock, e destina-se às categorias de cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos, serão ainda admitidos atletas para as categorias de Open e E-bikes.

Do programa da prova destaca-se, no sábado (dia 22) a abertura do secretariado a partir das 14.30 por um período de três horas para levantamento de frontais. No domingo, a abertura do secretariado está marcada para as 8h00 e a partida do primeiro atleta da PEC1 será dada às 9h30.

Hugo Alves, responsável da Associação Moto Galos e coordenador técnico da prova, refere que “no Monte do Facho já está tudo preparado para receber a grande festa do Enduro no Minho”.

Habituados a organizar provas de DHI, o Moto Galos enveredou pelo Enduro este ano “para fazermos algo diferente e tentarmos um maior número de pessoas no Monte do Facho”, disse Hugo Alves, salientando que “temos assistido a um crescimento do Enduro na zona e vamos arriscar. Esperamos ser bem-sucedidos e satisfazer uma certa procura dos amantes desta modalidade”.

Quanto ao percurso, Hugo Alves garante que “por ser um percurso circular, vai juntar mais os atletas, que vão passar várias vezes no mesmo cume, e também será mais fácil para o público ver alguma ação”. “No final do último PEC existe uma ligação até ao cume que vai levar ao limite os atletas, que terão de redobrar esforços para chegar dentro do tempo limite, evitando a penalização”.

O Facho Enduro Series - Campeonato do Minho de Enduro tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de CiclismoCisionCarbonwork.pt (Carbon Work - Carbon Repair & Bikeshop), Arrecadações da QuintãPOPP DesignNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.