Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
18.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias
Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) foi o vencedor da corrida de juniores do 18.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageou este ano António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

Na prova mais aguardada do dia, a de juniores, João Martins, do Póvoa Cycling Academy /CDC Navais, acabou por ser o vencedor ao atacar a cerca de 10 quilómetros para o fim e deixando sem reação o primeiro grupo do pelotão.

A prova, conhecida pela sua dureza, foi bastante disputada e atacada, João Cunha (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Diogo Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) protagonizaram a fuga do dia e andaram isolados bastantes quilómetros, mas foram apanhados na entrada para a última volta do percurso.

A meio da volta final, Pedro Pinto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) liderava um grupo de quadro elementos - João Cunha (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Diogo Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) -, mas a cerca de 10 quilómetros para a meta o ciclista de Gaia atacou e deixou sem reação o grupo que o acompanhava e que se encontrava já bastante desgastado.

João Martins concluiu a corrida ao fim de 2h06m21s, deixando Diogo Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Pedro Pinto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) a 1m07s.

A Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora por equipas, enquanto o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais fez segundo lugar.

 

Em cadetes, Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), e Lara Fuentes (C.C. Cambre-Caeiro), foram os vencedores.

O ciclista penafidelense percorreu 52 quilómetros em 1:21:51h, e percorreu os últimos quilómetros em solitário.

Na segunda posição ficou o seu colega de equipa José Moreira, que gastou mais 3.38m e superiorizou-se nos metros finais a Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), que concluiu a prova na terceira posição.

A Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel venceu coletivamente, deixando na segunda posição o Cantanhede Cycling / 2W Engenharia, enquanto o C.C. Cambre-Caeiro fez terceiro lugar.

A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact foi a formação vencedora da prova de Escolas. A equipa barcelense somou 11 pontos ao conquistar duas vitórias individuais, em infantis e pupilos/benjamins, fazendo segundo em iniciados.

O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi segundo classificado, vencendo a prova de iniciados, enquanto a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel foi terceira classificada.

Individualmente, Guilherme Ribeiro, Academia Ciclismo de Paredes, venceu em juvenis, enquanto no género feminino a vitória sorriu a Jéssica Oliveira Gonçalo (Santa Maria da Feira/Segmento D`Época/Reol).

Em infantis masculinos a vitória foi para o ciclista da casa, José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), sendo a melhor feminina Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube).

Duarte Marques (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M.Motor) venceu a prova de iniciados, com Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) a dominar em femininos.

André Meireles (Penafiel Bike Clube) e Mariana Isidoro (Agência Avenida/D’Helvetia) venceram em Pupilos/Benjamins.

 

João Martins, do Póvoa Cycling Academy /CDC Navais, vencedor em juniores

João Martins, do Póvoa Cycling Academy /CDC Navais, estava bastante satisfeito pela vitória conquistada e destacou o ambiente e a prova diferente…

“As sensações não eram as melhores para o dia de hoje, mas dei tudo para vencer aqui, visto que era um terreno que até me favorecia e uma prova que eu gosto bastante”, começou por afirmar o ciclista de Gaia, que aproveitou para “parabenizar a ACR Roriz pela prova diferente e pelo ambiente que criou aqui hoje”.

Afirmando que “foi uma prova difícil”, João Martins referiu que “consegui a vitória e estou feliz por isso”.

Quando percebeste que podias ganhar? “Parti com a ideia de ganhar aqui, trabalhei para isso e não é fácil porque abdicamos de muitas coisas para andar no ciclismo e lutar pelas classificações. Hoje consegui dar tudo e alcançar a vitória. Ataquei a faltar menos de 10 quilómetros, numa descida… arrisquei um pouco e consegui-me destacar. Mas quero dar os parabéns aos meus companheiros de corrida pelo que fizeram aqui. Deram luta e foram uns excelentes adversários, mas consegui ser o mais forte”.

 

Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) vencedor em cadetes

Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) salientou que as vitórias nunca são fáceis e requerem muito trabalho… “As vitórias nunca são fáceis, têm sempre as suas dificuldades…não é só chegar à corrida, temos todo um trabalho que foi feito para chegar aqui e poder lutar pela vitória”.

O ciclista da equipa de Penafiel referiu que “foi uma vitória muito difícil, até pelos obstáculos próprios do percurso, como o próprio prémio diz é conhecido pelo “Roriz Roubaix”, e isso diz tudo”.

Sobre o circuito, Rafael Durães salientou que “é uma prova diferente e podemos dizer que temos uma experiência diferente, mas é muito difícil, não é daqueles circuitos que queira fazer muitas vezes. É mesmo muito difícil”.

 

Cristina Barbosa, Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz

Cristina Barbosa, Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, fez um balanço positivo da realização do Prémio ACR Roriz/Troféu Professor José Matias…

“O balanço é muito positivo. A prova é, efetivamente, muito dura, requer muita dedicação e muito esforço. Congratulamo-nos com a presença de tantos atletas, distribuídos pelos diversos escalões. A dinâmica de toda esta juventude cativa e leva a que façamos sempre o melhor por eles”, disse a responsável pelo clube barcelense.

“Depois é de salientar o espírito competitivo, com todos os atletas a darem o seu melhor. Alguns ficaram pelo caminho, mas isso faz parte do desporto e da competição, mas tenho a certeza de que saíram com uma experiência muito positiva e valorizada para o futuro”.

Cristina Barbosa, que acompanhou de perto todas as provas, desde as Escolas aos juniores, sai desta 18.ª edição do Prémio ACR Roriz com um desejo… “que um dia esta competição deixe de ser de âmbito regional e passe a ser de âmbito nacional porque merece e poderia trazer a Roriz muitos mais atletas. O circuito é interessante, requer muito esforço e é diferente… têm mesmo de vestir o papel de ciclista”.

 

António Luís Santos Matias, o  carismático “Professor Matias”

António Luís Santos Matias, o “Professor Matias”, foi o grande homenageado neste Prémio ACR Roriz.

Impulsionador do ciclismo em Roriz, António Matias referiu que “sinto-me orgulhoso, é claro. Sinto-me orgulho por mim, pelo trabalho que fiz e pelas pessoas a quem está entregue isto”.

O Professor Matias lembra como tudo começou “inventei isto por uma necessidade. Cheguei a Roriz e estive aqui um ano sozinho, não fazia amigos, não fazia nada. A necessidade de amigos levou-me a criar o clube de cicloturismo e tudo nasceu daí…”.

“Depois comecei a abandonar mais os ‘velhos’ porque eles não estavam presentes ao domingo de manhã para ir comigo passear… eu queria ir passear, conhecer isto e eles não estavam lá. Então virei-me para os pequeninos e estou muito contente no que isto deu”.

Afirmando que “tudo valeu a pena para chegar aqui e vermos a ACR Roriz neste patamar e a envolver tantas crianças”, António Matias fez questão de deixar um recado: “é preciso ter atenção à cultura. A minha esposa foi a grande impulsionadora de tudo isto, eu não era nada sem ela. Ela é que me deu o povo para podermos fazer o que fizemos. Ela mais do que eu merecia a homenagem e que façam mais pela cultura”.

 

O 18.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias teve o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.

Roriz, Barcelos, recebe no dia 8 de maio o 18.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã destinada aos escalões de escolas, cadetes e juniores.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageia este ano António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.
O 18.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias decorrerá entre as 09h30 e as 17h00, realizando-se da parte da manhã as provas de escolas e cadetes e de tarde a corrida em linha de juniores.
A iniciativa arrancará às 9h30 com as provas de gincana dos pupilos/benjamins e a prova em linha dos iniciados. Pelas 09h45 será dado o tiro de partida para a prova de infantis e 15 minutos depois começará a gincana dos iniciados. Os juvenis iniciarão a prova em linha às 10h15 e os cadetes às 11 horas, tendo pela frente um percurso de 52 quilómetros. Para as 12h30 está marcada a cerimónia protocolar das Escolas e Cadetes.
Os ciclistas do escalão de juniores começarão a competir às 14 horas, tendo para cumprir um traçado de 73 quilómetros com passagem pelas freguesias de Roriz, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Campo e Galegos Santa Maria.
A edição deste ano do Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias, que esteve suspenso nos últimos dois anos devido à pandemia, tem algumas novidades e promete ser “exigente e bem disputado”.
Hélder Braga, diretor desportivo e treinador da ACR Roriz, explica que, “apesar de ter um grau de dificuldade técnico e físico bastante idêntico ao de 2019, este ano temos algumas novidades em termos de percurso. Passaremos, pela primeira vez, nas freguesias de Alheira e São Salvador do Campo” mas “o conceito será mantido, ou seja, um circuito com 26 quilómetros em forma de oito, onde os cadetes vão dar duas voltas e os juniores três”. 
“O tipo de orografia da nossa região é bastante irregular, ou sobe ou desce - onde se inclui alguns sectores de paralelo ‘pavê’ - e este ano temos a difícil subida à Capela de Santo Amaro, em Galegos Santa Maria, que vai de certeza ser um momento espetacular das corridas e que vai animar o público presente”, referiu.
“Pelas características bastante particulares desta competição e por toda exigência que os ciclistas vão ter de superar, acreditamos que todos vão sair de cá valorizados. Deixamos, aliás, o repto a todos clubes para comparecerem e disputarem esta "clássica do ciclismo de formação" que também vai servir para homenagear o fundador do ciclismo na ACR Roriz, o Professor Matias”, concluiu Hélder Braga.
O 18.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias tem o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.