Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5.º BTT XCO Tesouros do Ave
6# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

O ciclista galego Manuel Parada (C.M. Xesteiras) inscreveu o seu nome na galeria de vencedores do BTT XCO Tesouros do Ave, que no fim de semana teve a sua quinta edição.
Manuel Parada (C.M. Xesteiras) venceu em elites o 5º BTT XCO Tesouros do Ave, sexta e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 5º BTT XCO Tesouros do Ave ficou marcado pelo calor que se fez sentir, mas também pelas lutas renhidas nas várias categorias.

Em elites, Manuel Parada levou a melhor, numa corrida em que teve como principal adversário Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). O ciclista galego completou a prova em 1:13:25 horas, deixando o ciclista da AXPO a 44s. Na terceira posição ficou Fábio Ribeiro (Clube BTT Matosinhos).

Em sub-23, o Campeão do Minho José Simões (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team) dominou a prova. O ciclista de Famalicão chegou à meta isolado ao fim de 1:17:01 h e garantiu a revalidação do título do Campeonato do Minho.

Carlos Viana (Casa Myzé Team) foi segundo e José Mendes (Clube BTT Matosinhos) terceiro.

Em juniores Diogo Carreiras (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) superiorizou-se aos adversários e venceu, deixando Tiago Tavares (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leira) a mais de um minuto. Diogo Amorim (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

 

Na prova feminina, Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) subiu ao primeiro lugar do pódio ao completar a prova em 41:57m.

Em cadetes Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foram os vencedores.

Em masculinos David Ferreira deixou nos lugares imediatos Dinis Vieira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).

Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) venceram em master 30.

Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) que regressa, depois de recuperar de um grave acidente, foi segundo ficando Luís Torre (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team) no terceiro lugar.

Em master 40 a vitória foi conquistada por Luís Sousa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech).

António Sousa venceu em master 50 e Francisco Eiras (CC Cambre) em mster 60.

Por equipas venceu a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, enquanto o Clube BTT Matosinhos foi segundo e o Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team terceiro.

 

O Póvoa Cycling Academy/CDC Navais venceu por equipas a prova de escolas do 5º BTT Tesouros do Ave, relegando para a segunda posição a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, enquanto o Clube BTT Matosinhos fez terceiro lugar.

Em termos individuais, Hugo Ramalho e Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) venceram em juvenis.

Rita Fontinhas fez a prova em 30:29m e deixou na segunda posição a sua colega de equipa Maria Moura.

Hugo Ramalho impôs-se na prova masculina, fazendo as duas voltas ao percurso em 29:05.

Gonçalo Costa (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segundo e João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) ficou na terceira posição.

Em infantis, José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi o mais rápido a percorrer as quatro voltas ao percurso.

José Gomes deixou na segunda posição Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Em femininos, Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) venceu, Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) foi segunda.

Samuel Gomes e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceram em iniciados.

Tomás Morgado (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) completaram o pódio de masculinos, enquanto Daniela Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Mafalda Rodrigues (União Ciclismo da Trofa) “fecharam” o pódio em femininas.

Martim Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) venceram em pupilos/benjamins.

 

Manuel Parada, C.M. Xesteiras

Manuel Parada, ciclista do C.M. Xesteiras, interrompeu as férias para competir na Pista de Porto de Ave e conseguiu arrecadar a vitória…

“Uma vitória nunca é fácil. O que aconteceu é que eu tenho um bom ritmo. Controlei a primeira volta porque era importante não perder muito tempo. Com o passar das voltas e depois de ver como me encontrava e como estavam os adversários, arrisquei”.

Quando sentiu que podia ganhar? “Desde o arranque que me senti bem e sabia que se não perdesse tempo podia atacar nas últimas duas voltas, foi o que aconteceu”.

Sobre a pista, Manuel Parada afirmou que “é uma pista que gosto. Estava de férias e decidi vir aqui porque participei nas provas em 2016 e 2018 e é um circuito espetacular. Decidi voltar a competir aqui”.

 

Ricardo Alves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Ricardo Alves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, marcou presença nas provas de competição e ficou encantado com as disputas pelos lugares do pódio e a grande presença de atletas e espetadores.

“Antes de mais tenho de dar os parabéns pelo trabalho fantástico por parte da Associação Eventos Tesouros do Ave e sobretudo na pessoa do senhor José Araújo, que é um apaixonado pelo BTT há vários anos e faz um trabalho absolutamente fantástico”.

Ricardo Alves considera que “para a Póvoa de Lanhoso este evento é excelente porque é uma modalidade diferente, que tem estado a crescer e é isso que nós, em termos de desporto, queremos implementar, ou seja, dar uma maior quantidade de modalidades e o BTT acaba por ser um dos grandes objetivos que nós temos, dentro do turismo e desporto de natureza”.

O autarca da Póvoa de Lanhoso destacou “as condições que temos aqui nesta pista, que é fenomenal, tem um coberto vegetal excelente e conseguiu, mesmo não sendo na data inicial, ter aqui bastantes atletas que proporcionaram combates e lutas desportivas muito interessantes”.

 

José Araújo, AETAD - Eventos Tesouros do Ave

José Araújo, responsável da AETAD - Eventos Tesouros do Ave, fez um balanço muito positivo da quinta edição do BTT XCO Tesouros do Ave…

“O balanço é muito positivo porque tudo correu bem, o piso esteve impecável, apesar do calor que se tem feito sentir, tivemos uma grande adesão de atletas e, por isso, só posso dizer que correu cinco estrelas”.

O responsável pela AETAD referiu que “apesar de não se ter realizado na data inicialmente marcada, devido à contingência com os incêndios, estiveram aqui bastantes atletas, em número idêntico aos outros anos”. José Araújo salientou ainda a presença “de atletas espanhóis, que tal como os portugueses saíram satisfeitos com a pista, dizem mesmo que é das melhores onde já competiram, é a verdadeira pista de XCO”.

Agora é começar a planear a prova do próximo ano… “Já estive a falar com o Sr. Vereador do Desporto e estou a tentar que eles consigam dar mais um bocadinho de apoio para que esta prova possa continuar cada vez melhor. Eu sei que nesta altura tudo aparece feito, mas eu passo aqui o ano a trabalhar”. Outro ponto abordado foi o desporto escolar “ em que a AETAD coloca as bicicletas à disposição dos alunos para a disciplina de BTT do desporto escolar, que é praticado neste circuito”. Concluiu referindo “ a dificuldade em aguentar todas estas atividades sem apoios”. 

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave teve o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 5º BTT XCO Tesouros do Ave será disputado no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso e destina-se às categorias de escolas, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos.

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave arranca às 10 horas com as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Às 11h00 começam as provas de infantis e juvenis, estando a cerimónia protocolar marcada para as 12 horas.

Às 13 horas será dada a partida para as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo e às 14h30 arrancam os elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está marcada para as 16h00. 

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

No contexto do estado de contingência que se encontra em vigor, informa-se que o 5º BTT XCO Tesouros do Ave, inicialmente agendado para o dia 17 de julho, foi adiado para data a anunciar brevemente. 

Porto de Ave recebe no próximo domingo, 17 de julho, o 5º BTT XCO Tesouros do Ave, sexta e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 5º BTT XCO Tesouros do Ave será disputado no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso e destina-se às categorias de escolas, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos.

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave arranca às 10 horas com as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Às 11h00 começam as provas de infantis e juvenis, estando a cerimónia protocolar marcada para as 12 horas.

Às 13 horas será dada a partida para as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo e às 14h30 arrancam os elites, sub23, juniores e masters.

 

A cerimónia protocolar está marcada para as 16h00. 

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.