Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2.º BTT XCO de Esposende
4# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), foi o vencedor em elites do 2.º BTT XCO de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 2º XCO BTT de Esposende contou com a presença de cerca de uma centena de atletas, que lutaram pelas classificações nas várias categorias de competição.

Bruno Silva, que já tinha pontuado em Guimarães para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, voltou a impor-se nesta quarta prova do campeonato minhoto liderando a corrida de elites praticamente do princípio ao fim. Na segunda posição ficou Carlos Cruz, da (Saertex Portugal/Edaetech, enquanto Rui Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou em terceiro .

Em sub-23, a vitória foi de José Simões, campeão do Minho em título e atleta da equipa Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin. Henrique Martins (Guilhabreu BTT) e Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) completaram o pódio.

André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro), venceu na categoria de juniores, deixando em segundo Fábio Carvalho (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) e Gonçalo Lopes (Clube BTT Matosinhos) em terceiro.

Dinis Vieira e Margarida Vasconcelos, ambos da AXPO/FirstBike Team Vila do Conde, venceram na categoria de cadetes.

Em master, o campeão do Minho Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) foram os vencedores, enquanto Luís Sousa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) se impuseram em master 40. O campeão nacional António Sousa, que corre como individual, venceu a categoria de master 50.

Coletivamente, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a vencedora do 2º BTT XCO de Esposende, deixando nas posições seguintes do pódio o Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin e o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião.

 

Bruno Silva (AXPO FirstBike Team/Vila do Conde) vencedor em elites

Bruno Silva (AXPO FirstBike Team/Vila do Conde) mostrou-se bastante feliz com a vitória alcançada em Esposende… “Esta é a minha segunda vitória do ano e, novamente, no Minho. Foi uma boa prova num circuito espetacular. É um circuito como já há muitos anos não corríamos. Todos gostamos do circuito e tenho de dar os parabéns à organização porque foi feito por pessoas que em tempos já foram grandes atletas a nível nacional e vindo deles só podíamos contar com coisas boas”.

“Isolei-me logo após a primeira descida, depois foi manter o ritmo forte e constante e vencer no final”, explicou.

 

Pedro Barbosa e Diogo Figueiredo, responsáveis organizativos

Pedro Barbosa, da organização, mostrou-se satisfeito com a opinião dos ciclistas. “O feedback que recebemos dos participantes e das equipas foi muito positivo e, de certa forma, atenuou o facto de não termos aqui o número de participantes que pretendíamos e compensou o trabalho muito duro que tivemos para pôr a prova a andar”.

“Este é um caminho que se faz caminhando. Esta é a segunda edição. Cá estaremos para o ano à espera de mais pessoas”, garantiu Pedro Barbosa.

Diogo Figueiredo, ex-atleta e membro da organização, salientou que a prova correu melhor do que em 2021, destacando que "este ano tivemos menos atletas, desde logo porque não pudemos contar com as Escolas e isso nota-se imenso, quer a nível do número de atletas, como de assistentes, quer na animação que se cria em volta dessas provas”.

 

Mário Rui Losa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende

Mário Rui Losa, Vereador da Câmara Municipal de Esposende, marcou presença na segunda edição do BTT XCO de Esposende e mostrou-se “feliz e satisfeito com mais esta iniciativa” e adiantou: “quero, mais uma vez, dar os parabéns à organização pelo sucesso da prova e por trazerem ao Monte da Senhora da Guia, a Esposende, esta prova, que começa a ter algum impacto em termos regional e até nacional”.

O autarca de Esposende afirmou que “o nosso desígnio é promover o turismo desportivo, trazer a Esposende os melhores e esperamos que na próxima edição, que já estamos a preparar e que terá algumas surpresas, seja ainda maior e melhor”.

Mário Rui Losa salientou que “temos também excelentes condições para a prática do XCO. O Monte da Senhora da Guia e uma excelente pista, com grandes condições, combinam para que o resultado final seja de excelência. Estamos atentos e a trabalhar em conjunto com a ACM para potenciar cada vez mais esta zona como uma pista de referência e, portanto, será uma aposta do município e do desporto em Esposende, porque Esposende é desporto e neste caso também é ciclismo”.

O Monte da Senhora da Guia, em Belinho, será palco no próximo domingo (15 de maio) do 2.º XCO BTT de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 2º XCO BTT de Esposende destina-se às categorias de Competição (cadetes, juniores, elites e masters, femininos e masculinos, paraciclismo), bem como as categorias de promoção e e-bikes.

O programa competitivo tem o arranque marcado para as 13 horas, enquanto a pista abrirá para treinos a partir das 10 horas. A competição arrancará com as provas de cadetes, femininos e paraciclismo.

Os escalões de elites, juniores e masters iniciam a competição às 14h30.

Pedro Barbosa, um dos responsáveis pela organização, parte para esta segunda edição do XCO Esposende “com a expetativa que corra tudo bem. Temos estado a trabalhar para que no dia tudo esteja pronto e em condições para que seja um grande evento”.

Aquele responsável lamentou “não podermos ter cá as Escolas, porque existe um Encontro Inter-Regional. Esse é o primeiro propósito para a organização desta prova, mas este ano não podem marcar presença. Contamos com eles para o ano”.

Em contrapartida, o BTT XCO de Esposende recebe este ano “as categorias de open e e-bikes, duas categorias que já fazem parte integrante do XCO e para as quais já temos alguns atletas inscritos. De resto, as e-bikes estão muito em voga, são uma nova tendência e nós quisemos aproveitar a onda e trazer aqui alguns atletas”.

Quanto ao percurso, Pedro Barbosa salientou que “temos algumas diferenças, de forma a tornar o percurso mais atrativo e competitivo. Temos uma alteração na zona do single-track, bem como a chegada à meta. O anterior trajeto era um pouco perigoso e decidimos fazer uma alternativa”.

Para esta segunda edição do BTT XCO de Esposende, a organização está à espera de muito público – “o que na primeira edição não foi possível devido às restrições” -, mas Pedro Barbosa alerta que “os espetadores não podem estacionar os carros na Senhora da Guia, terão de deixar os carros fora da zona de acesso ao Monte”, mas adiantou que “teremos carrinhas a circular para transportar toda a gente que queiram assistir a este evento” numa clara intenção de convidar o público a estar presente no evento e potenciar o envolvimento público vs ciclistas.

Afirmando que “a prova tem tudo para correr bem”, Pedro Barbosa espera que “os atletas adiram a este BTT XCO de Esposende, que está melhor que o ano passado. Claro que faltando as Escolinhas vai faltar aqui um pouco da alegria, mas acreditamos que a competição vai ser disputada e os ciclistas vão sair satisfeitos daqui”.