Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
8.º BTT XCO de Melgaço
1# Taça de Portugal de XCO Internacional C1 / 1# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

A portuguesa Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e o austríaco Maximilian Foidl (KTM Factry MTB Team) entraram a ganhar na edição de 2022 da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), vencendo as corridas de elite do 8.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.
A corrida de elite masculina, desde cedo, dividiu-se entre a dupla Maximilian Foidl e Iván Feijoo (MMR Factiry Racing Team) e os restantes concorrentes. O austríaco e o espanhol pedalaram juntos na frente até à última volta. Nessa altura Foidl isolou-se para vencer com 15 segundos de vantagem sobre Feijoo. Na terceira posição colocou-se outro corredor do país vizinho, Ismael Esteban (LoGos Energía-BH), a 47 segundos. O melhor português foi Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), no quarto posto, a 2m17s do vencedor. Alberto Barroso (SportBici/Mundo Furgonetas), nono da geral absoluta, foi o melhor sub-23.
Ana Santos, ainda em idade de sub-23, dominou a corrida de elite feminina, concluindo o esforço em solitário e com uma sólida vantagem de 3m28s sobre a segunda classificada, Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). A terceira, a 5m03s, foi a espanhola Lucia Gómez (MMR Factory Racing Team).
Entre os juniores também assistimos a corridas com vencedores claros. No setor masculino o mais forte foi Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), que seria ladeado no pódio por Guilherme Barros (24 Horas Altimetria/OnTrack), que gastou mais 1m45s, e por Diogo Magalhães (AEBTT Rio/Mr. Print), que ficou a 3m14s.

Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) dominou entre as juniores femininas, cortando a meta 3m03s mais cedo do que Beatriz Sousa (24 Horas Altimetria/OnTrack) e 3m11s antes de Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que completaram as posições de honra.
Os melhores cadetes foram Tomás Pombo (CC Cambre) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis).
Os vencedores nas categorias de veteranos foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Roberto Soares (Discover Melgaço/UC Melgaço e Ponte da Barca) ganhou a prova de paraciclismo.
O Guilhabreu BTT triunfou na classificação coletiva, diante da MMR Factory Racing Team e da Axopo/FirstBike Team/Vila do Conde.

José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Melgaço
José Adriano Lima, Vice-presidente da Câmara Municipal de Melgaço, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu o evento e com a adesão dos ciclistas internacionais e nacionais. “Estamos muito satisfeitos com este BTT XCO de Melgaço que teve um carácter internacional muito vincado”, afirmou o autarca explicando que a satisfação decorre “não só pelo número de participantes, 420 é um número simpático, mas também pelo facto de termos onze nacionalidades. Esse é o fator a realçar nesta edição”. “O pódio na categoria de elite masculinos é completamente internacional. O vencedor é austríaco, um atleta que esteve nos Jogos Olímpicos em Tóquio. É muito importante, faz parte da estratégia que traçamos, era isto que pretendíamos, internacionalizar os nossos eventos e é isso que estamos a conseguir fazer com este Cross Country Olímpico”, referiu.
O autarca de Melgaço lembrou que Melgaço tem vindo “a apostar muito nos eventos desportivos e no ciclismo em particular com a parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho. Temos feito várias provas de Ciclismo de Estrada e BTT, aqui nas diferentes vertentes. No XCO percebemos que tínhamos condições de excelência e que foram reconhecidas por todos desde a primeira edição. Por isso, estamos a fazer o caminho de crescimento e queremos continuar a crescer”.

Pedro Vigário, selecionador Nacional de BTT
Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT esteve na prova disputada em Melgaço, o município mais a norte de Portugal, afirmando ter ficado bastante agradado: “Gostei muito da prova, foi, acima de tudo, um grande dia de BTT. Esta é uma corrida que está a ganhar um peso muito interessante. Tivemos aqui uma boa participação, não só de atletas nacionais, mas também estrangeiros”, disse o selecionador nacional.
 

Ana Santos, vencedora da corrida de elites femininas
Ana Santos (X-Sauce Factory Team), a vencedora da corrida de elites femininas, manifestou  satisfação por vencer “em casa” e garantiu que a pista de Melgaço “está ao nível de um Campeonato da Europa ou Taça do Mundo”. “A organização está de parabéns por conseguirem algo tão técnico e tão exigente, quer técnica, quer fisicamente. Do meu ponto de vista esta poderia bem ser uma pista de um Campeonato da Europa ou de uma Taça do Mundo”.
Quanto à vitória, referiu, “é um resultado que me satisfaz muito. É das primeiras corridas do ano, o que faz com que não tenhamos bem a noção de como estamos. Esta vitória deixa-me muito feliz e dá-me também ânimo para continuar a trabalhar”.

Mário Costa, melhor português em elites masculinos
Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), o melhor português no 8.º BTT XCO de Melgaço, referiu que esta foi a sua primeira corrida internacional do ano. “O ano passado apresentei-me nesta corrida com mais rodagem internacional. Este ano é a primeira e sabia de antemão as dificuldades que iria sentir, tendo em conta o nível dos adversários e as rodagens que já traziam”, explicou Mário Costa.
O 8.º BTT XCO de Melgaço foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyCisionArrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, UNA - Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Melgaço acolhe nos próximos dias 5 e 6 de março (sábado e domingo) o 8.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.
O 8.º BTT XCO de Melgaço será disputado na pista permanente de BTT Cross Country Olímpico existente junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, sendo uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport.
Em Melgaço estará a ‘fina flor’ do Cross Country nacional e internacional, marcando o arranque das competições nacionais desta vertente do ciclismo.
O programa do 8.º BTT XCO Melgaço prevê treinos no dia 5 de março (sábado), entre as 09h00 e as 17h30. A competição realiza-se no domingo, dia 6 de março: às 9 horas será dada a partida para a primeira corrida (destinada aos cadetes, masculinos e femininos). Às 10h15 arranca a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e todas as categorias femininas. Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.

 

Jorge Domingues: “Estão reunidas as condições para ser uma grande prova”

 

Em Melgaço está praticamente tudo pronto para receber os cerca de 400 ciclistas oriundos de vários pontos do mundo. Jorge Domingues, da Melsport e diretor da competição, considera que “estão reunidas as condições para ser uma grande prova” e adiantou que “o número de inscritos é bastante interessante e temos atletas de 11 nacionalidades diferentes. Temos a Elite Nacional, Campeões da Taça do Mundo, atletas Olímpicos. Este 8.º BTT XCO de Melgaço tem tudo para ser uma prova de alto nível”, afirmou.
Melgaço inaugurou em 2021 a Pista Permanente de BTT XCO e, por isso, “este ano não há qualquer alteração do traçado. Portanto, vamos ter um traçado técnico, ´agressivo´, quase sem zonas de descanso e até o tempo parece que vai dar uma ajudinha. Esperemos que seja um dia espetacular”, disse Jorge Domingues.
O BTT XCO de Melgaço tem ganho ao longos dos anos uma grande importância. Jorge Domingues lembra que “começamos há sete anos quase como uma brincadeira no Campeonato do Minho. O ano passado já recebemos a Taça de Portugal e foi prova Internacional C2. Este ano é C1. Agora para crescer só indo lá para fora” e, adiantou, “este é o reconhecimento do crescimento sustentado desta prova e das condições que Melgaço têm e dá para se realizarem os eventos”.
Este ano os adeptos já podem assistir, durante o percurso, às várias corridas que estão agendadas para este BTT XCO: “os adeptos já podem vir a Melgaço assistir à prova durante o percurso e cumprindo todas as regras de segurança para que tudo corra da melhor forma possível e se faça desta prova uma festa do ciclismo e do BTT”.
O 8.º BTT XCO de Melgaço é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyCisionArrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, UNA - Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), nas imediações do qual será disputada a prova internacional de BTT Cross Country Olímpico, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
O complexo, centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.
Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.
A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.
Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

Sábado, 5 de março
09h00 - Abertura da Zona 0
10h00 - Abertura do circuito para treinos
10h00 - Entrega de Dorsais e Chip
12h30 - Encerramento do circuito para treinos
12h30 - Encerramento da entrega de Dorsais e Chip
14h30 - Abertura do circuito para treinos
14h30 - Entrega de Dorsais e Chip
17h30 - Encerramento do circuito para treinos
17h30 -Encerramento da entrega de Dorsais e Chip
 
Domingo, 6 de março
07h00 - Abertura da Zona O
07h45 - Entrega de Dorsais e Chip
08h15 - Encerramento da entrega de Dorsais e Chip
08h45 - Chamada Corrida C1 - Cadetes Masculinos e Cadetes Femininos
09h00 - Partida Corrida C1
10h00 - Chamada Corrida C2 - Juniores Masculinos e todas categorias Femininas
10h15 - Partida da Corrida C2
12h15 - Chamada Corrida C3 - Masters Masculinos e Paraciclismo Masculino
12h30 - Partida da Corrida C3
13h45 - Cerimónia Protocolar Corridas C1, C2 e C3 (exceto Elites e Sub23 Femininas)
14h15 - Chamada da Corrida C4 -Sub23 Masculinos e Elites Masculinos
14h30 - Partida da Corrida C4

16h30 - Cerimónia Protocolar Corridas C4, Elites e Sub 23 Femininas 

Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita: uma descoberta à parte!

Com 238,25 km² de área e 9 213 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).

Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso PNPG. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

As Festividades do concelho são marcadas, anualmente, por três grandes eventos – a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, o Melgaço em Festa (com o Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço), e a Festa do Espumante, que atraem ao concelho milhares de pessoas.

Melgaço vem-se afirmando como uma referência de qualidade e de oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação a serem hoje um motivo de atração turística, como o vinho Alvarinho e o fumeiro.