Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
21º BTT DHI - ACRAP
4# Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

Pedro Fernandes (individual) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em elites do 21.º BTT DHI ACRAP, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision disputada em Prozelo (Arcos de Valdevez).
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o BTT DHI ACRAP tinha como aliciante suplementar a luta pelos títulos de Campeões do Minho que ainda estavam por decidir antes da derradeira etapa do campeonato minhoto.
Em elites a luta travou-se entre Pedro Fernandes e David Martins com os dois ciclistas de Guimarães a fazerem uma primeira descida muito rápida, mas com Pedro Fernandes a ser ligeiramente mais veloz.
Na manga de classificação Pedro Fernandes, também conhecido como “Beto DH”, conseguiu melhorar o tempo e retirou quase um segundo ao seu anterior registo, vencendo não apenas na categoria de elites mas averbando também o melhor tempo absoluto do 21.º BTT DHI ACRAP. O pódio de elites ficou completo com Victor Mariño (X Bikes CC) e Nuno Martins (Individual), quedando-se Carlos Martins pelo quarto lugar. Com a vitória em Prozelo, Pedro Fernandes, no seu segundo ano no escalão de elites, sagrou-se Campeão do Minho de DHI.
Sara Ferreira (Maiatos), que na semana anterior conquistou o título de Campeã Nacional de Enduro, venceu em femininas.

Em juniores, a disputa esteve entre os vimaranenses Rui Freitas (individual) e Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães). O ciclista da Bike House venceu a manga de qualificação, enquanto Rui Freitas foi quinto devido a um furo. Na manga final, triunfou Rui Freitas, classificando-se Diogo Pereira em segundo e António Teixeira (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.
Em cadetes Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) foi o mais rápido, deixando na segunda posição Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) e Adrian Lopez (Kamikazes CD) na terceira.
Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) levou a melhor em master 30, deixando nos lugares imediatos Vítor Soto Maior (individual) e Pedro Bessa (BTT Pandilhas a Monte).
Em master 40, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães), que já tinha assegurado o título de Campeão do Minho, voltou a estar em evidência e subiu ao lugar mais alto do pódio. João Gomes (BTT Enduro Terras de Bouro) foi segundo e o ainda Campeão do Minho em título, António Cunha (Desportivo Jorge Antunes), foi terceiro.
António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) venceu em master 50, com José Queirós (BTT Pandilhas a Monte) a terminar em segundo e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.
Na categoria de escolas, Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) destacou-se em infantis, enquanto Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) em juvenis.
Coletivamente, o BTT Pandilhas a Monte venceu o 21.º BTT DHI ACRAP, tendo o Desportivo Jorge Antunes alcançando o segundo lugar e o Kamikazes CD o terceiro.
José Lobato Pereira venceu na categoria “Open DHI ACMinho”, classificando-se João Rodrigues (Cartoon DH Team) em segundo e José Pedro (BTT Pandilhas a Monte) em terceiro.

 

Pedro Fernandes (Beto DH) – Campeão do Minho em elites
Pedro Fernandes, vimaranense que este ano compete como individual, venceu o 21º BTT DHI - ACRAP e conquistou em Prozelo o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, deixando na segunda posição o também vimaranense e seu amigo David Martins, Campeão Mundial Universitário de Downhill em 2018.
Apesar de satisfeito pela vitória no Campeonato, o corredor de Guimarães fez questão de salientar que “todos corremos para resultados, é sempre bom sair de uma corrida com uma vitória, mas o mais importante acaba por ser a diversão que temos em cima da bicicleta. Não há nada mais gratificante do que isso”.
Pedro Fernandes esclareceu, no entanto, que “ser Campeão do Minho é muito bom, é a ‘cereja no topo do bolo’. Estou muito feliz. Ainda mais porque tive como adversário direto um dos meus melhores amigos”.
Fazendo um balanço muito positivo da época desportiva e elogiando a pista de Prozelo, Pedro Fernandes salientou ainda que “a diversão depende de muitas coisas, claro que numa corrida o que me dá mais satisfação é ir cada vez mais rápido…mas o importante é sentirmo-nos bem, é o convívio e as amizades que se ganham. O que levamos disto são as memórias”.

 

Rui Freitas – Vencedor em juniores

Na sua última época no escalão de juniores, Rui Freitas (individual), ciclista de Guimarães que corre como individual, venceu em Prozelo a terceira de quatro provas do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision.
Depois de um furo na manga de qualificação, Rui Freitas explicou ter começado a manga final “muito confiante, a pensar no primeiro lugar”. “Cometi alguns erros na descida porque não tinha uma visão suficiente devido à chuva e ao nevoeiro. Foi andar um pouco à procura das linhas, mas foi igual para todos”, disse Rui Freitas.

 

Ricardo Brito – Presidente da ACRAP
Ricardo Brito, presidente da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, mostrou-se bastante satisfeito por ter recebido a ‘festa’ do DHI e pela forma como a prova decorreu.
“Ficamos muito contentes com a forma como tudo correu e até o tempo ajudou. Correu tudo bem, contamos com muitos participantes e a luta foi intensa até porque estavam em disputa os títulos do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision”, afirmou o dirigente salientando que “a ACRAP quer continuar com o Downhill”. “Felizmente já podemos contar com adeptos a assistir a este prova. O DHI da ACRAP é a festa do Downhill e sem público não seria a mesma coisa. Estamos muito satisfeitos”, concluiu Ricardo Brito.

O 21º BTT DHI - ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJ, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

A freguesia de Prozelo (Arcos de Valdevez) recebe no próximo dia 17 de outubro o 21.º BTT DHI ACRAP, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision.
Para a última etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, a expectativa é grande quanto ao desfecho da competição de Prozelo, estando em perspetiva um excelente espetáculo desportivo na decisiva prova de atribuição dos títulos minhotos.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o BTT DHI ACRAP será promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Com cronometragens a cargo da SportChip, além das categorias de competição, a prova será aberta à participação na categoria "Open DHI ACMinho", devendo as inscrições ser formalizadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui).
A prova de encerramento do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision com um período para treinos que decorrerá entre as 9h00 e as 12h30. A manga de qualificação está marcada para as 14 horas e a manga de classificação realiza-se às 15h30.  A cerimónia protocolar está marcada para as 17h15.
Em Prozelo, Arcos de Valdevez, já está tudo pronto para receber, mais uma vez, a prova decisiva do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision.
“Está tudo pronto, faltam apenas os atletas para dar início à última prova da época de DHI no Minho”, assegurou Ricardo Brito, presidente da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, adiantando que “estamos prontos e preparados para a retoma do downhill. Depois da prova de XCO, que realizamos há uns meses, chegou agora a vez de organizarmos a tradicional prova de DHI, que é a vertente que mais gostamos. Como é a última e decisiva prova para a atribuição dos títulos, penso que vai ser uma grande prova”.
Este ano a ACRAP apresenta um trajeto muito parecido ao que em 2019 recebeu também a derradeira prova de DHI. “Em 2019 fizemos melhoramentos na pista e penso que agradou a todos os ciclistas que participaram nessa prova. Este ano, a pista será, praticamente, a mesma. Agora só esperamos que esteja bom tempo para ajudar a festa e que os atletas de divirtam ao máximo”, afirmou.
Apesar da pista ter poucas alterações, a preparação, garante, não foi fácil. “Estivemos parados muito tempo. O terreno não recebeu provas estes dois anos e, por isso, tivemos que refazer tudo, mas planeamos com tempo e já estamos preparados para receber a festa do DHI”.
O 21º BTT DHI - ACRAP tem o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJ, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.