Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º BTT DHI Capital do Móvel
2# Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

David Martins e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram o 3.º DHI Capital do Móvel, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, disputada no Monte do Pilar, em Penamaior (Paços de Ferreira).
Num dia excelente para a prática da modalidade, o Monte Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira, encheu-se de animação, própria das provas de Downhill, onde sobressai a luta pela classificação, mas também o convívio e o companheirismo. Seguindo todas as regras de segurança e higiene, o 3.º BTT DHI Capital do Móvel contou com a participação de cerca de uma centena de atletas desde os escalões de Escolas até aos Master 50.
David Martins, que compete como individual, foi o grande protagonista da prova de elites. O ciclista de Guimarães, que se sagrou Campeão do Mundo Universitário de Downhill em 2018, desceu a pista do Monte do Pilar em 1:50:062m, reduzindo dois segundos ao tempo da manga de qualificação. Na segunda posição ficou o barcelense Hugo Alves, enquanto o Campeão do Minho, Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães), que regressou à competição depois de uma grave lesão, completou o pódio.
Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) dominou em elites femininas, vencendo as duas mangas. Ana Leite deixou Vivianne Sawczuk (BTT Pandilhas a Monte), segunda classificada em Penamaior, a mais de oito segundos de diferença.
 
Rui Freitas (individual) foi o vencedor entre os atletas de juniores. O ciclista de Guimarães venceu as duas mangas e na final desceu o Monte Pilar em 1:53:924, deixando na segunda posição Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães), enquanto Marco Pinheiro (Desportivo Jorge Antunes) foi terceiro.
Em master 30, triunfou Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte), deixando o seu colega de equipa (e irmão) Pedro Bessa em segundo e Vítor Soto Maior (individual) em terceiro.
Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães) foi o melhor entre os master 40, terminando João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) em segundo e o Campeão do Minho em título, António Cunha (Desportivo Jorge Antunes), em terceiro.
Em Master 50, venceu António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro), seguindo-se na classificação José Queirós (BTT Pandilhas as Monte) e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes).
Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte), em cadetes, subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) em segundo e Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.
 
Nos escalões de Escolas, o melhor juvenil foi Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães), terminando nas posições seguintes do pódio os seus colegas de equipas Diogo Rodrigues e Francisco Ribeiro. Margarida Vasconcelos (Maiatos) foi a mais rápida em juvenis femininas, terminando a sua irmã Helena Vasconcelos na segunda posição.
Em Infantis, destacou-se Benjamim Vasconcelos (Maiatos), enquanto Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo.
Na vertente de open, o pódio foi preenchido por Fernando Silva, António Costa (BTT Pandilhas a Monte) e Filipe Ferreira (individual).
Coletivamente, a Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães foi a melhor equipa, reforçando assim o comando do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. O BTT Pandilhas a Monte terminou em segundo e o Desportivo Jorge Antunes em terceiro.
 
David Martins: Vitória difícil
David Martins mostrou-se bastante satisfeito com a vitória no 3.º DHI Capital do Móvel. O ciclista de Guimarães começou por referir que “Não foi uma vitória fácil, nunca é. Competi com atletas que também treinam muito e bem, são atletas muito bons” e adiantou que “apesar de ter cometido um erro na descida final, que me custou ainda tempo, acabou por correr bem”.
David Martins considerou que “foi um fim de semana muito divertido. A organização está de parabéns, montou aqui uma excelente corrida. Diverti-me muito com os meus amigos, que é o mais importante, ninguém se magoou e foi muito bom”.
 
Paulo Ferreira, Vice-Presidente da Câmara de Paços de Ferreira, congratulou-se pela realização do 3.º DHI Capital do Móvel e afirmando que “os eventos de Downhill já são uma tradição para o nosso concelho, muito devido a uma das nossas Associações, que tem feito um trabalho extraordinário nesta modalidade”. “Temos apoiado e ajudado em todas as iniciativas aqui realizadas e deste tipo de modalidade pois achamos muito importante a diversificação da prática desportiva”, disse o autarca salientando que “não queremos ter só uma ou duas modalidades, gostamos imenso e temos a felicidade de no nosso concelho os jovens poderem praticar um sem número de modalidades desportivas e esta é para nós muito importante, pela beleza, por ser uma atividade radical, por estar enquadrada com a natureza e valorizamos muito isto. Aquilo que a Câmara tem feito e vai continuar a fazer é apoiar a Associação, assim como a ACM e a FPC”.
 
Joaquim Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Carvalhosa, saudou o regresso do tradicional DHI Capital do Móvel, que considera ser “uma excelente prova de divulgação da modalidade. Esta prova já tem uns alicerces muito bons, é organizado aqui na freguesia de Penamaior, que tem excelentes condições para a modalidade, por uma Associação de Carvalhosa, que tem feito um excelente trabalho ao longo dos anos”.
O autarca salientou ser “muito bom e importante” a Associação levar o nome de Carvalhosa por esse país fora”. “Terra que não tenha associações desportivas ou culturais não tem identidade. Nesse aspeto esta associação desportiva, sediada em Carvalhosa, formada por pessoas de Carvalhosa, tem feito um trabalho extraordinário na divulgação da nossa freguesia e também chamando jovens para a prática desportiva, o que é extremamente importante”, concluiu Joaquim Martins.
 
António Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Penamaior, também se mostrou bastante satisfeito com a forma como decorreu a terceira edição do DHI Capital do Móvel.
“Vi o regresso desta prova de dowhill com bastante agrado porque é uma prova que dá prestígio a esta magnífico Monte Pilar e que tem sido muito dinamizado nos últimos anos e esperemos que seja para continuar. Toda a gente está de parabéns pela forma dedicada e abnegada como tem tratado este tipo de desporto”.
António Carvalho salientou que “estes eventos servem também para dar a conhecer as magnificas condições que aqui temos e leva o nome de Penamaior bem longe. Ao mesmo tempo estes tipos de provas proporcionam momentos de lazer às pessoas da freguesia e dão a oportunidade aos praticantes daqui”.
 
José Queirós, Presidente da Associação de BTT - Pandilhas a Monte de Carvalhosa, faz um balanço muito positivo da terceira edição do DHI Capital do Móvel.
“O balanço é muito positivo. A pista é nova e não sabíamos como iria ser a reação, mas foi positiva e só lamento não podermos ter aqui os atletas espanhóis, que, normalmente, dão uma grande animação à prova”.
O dirigente desportivo, ao recordar as dificuldades do trabalho organizativo, disse orgulhar-se pelo facto do BTT Pandilhas a Monte ser “dos clubes mais números de Downhill, só tendo faltando nesta prova a vitória coletiva … era o que eu mais desejava, mas voltamos a ficar em segundo”.
 
 
O 3.º DHI Capital do Móvel teve o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira - Capital do Móvel, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Sportchip e do comércio e indústria local.
 
 
O Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira, recebe no dia 27 de junho o 3.º DHI Capital do Móvel, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. 
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de BTT - Pandilhas a Monte de Carvalhosa, o 3.º DHI Capital do Móvel realiza-se no Monte Pilar, segundo ponto geográfico mais elevado de todo o concelho de Paços de Ferreira, local de extrema beleza onde é possível observar os territórios envolventes. 
A segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, que contará com cronometragens a cargo da SportChip, decorrerá entre as 14 e as 17h30.
A prova incluirá um período para treinos entre as 09h00 e as 12h30, realizando-se uma manga de qualificação às 14h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h30. As inscrições devem ser efetuadas online: aqui.
O 3.º DHI Capital do Móvel tem apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira - Capital do Móvel, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Sportchip e do comércio e indústria local.