Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
11º BTT DHI da Penha
1# Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

Pedro Fernandes e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) triunfaram, na categoria de elites, no 11.º BTT DHI da Penha - Guimarães, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill - Cision.
Numa competição promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Irmandade da Penha, a emblemática pista de Downhill vimaranense acolheu o Campeonato do Minho de DHI depois de em 2020 ter sido o palco do Campeonato Nacional desta vertente do ciclismo.
Num dia excelente para a prática da modalidade foram muitos os ciclistas que marcaram presença na primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill – Cision que contou, pela primeira vez, com a participação de atletas das categorias de Escolas (Infantis e Juvenis).
Pedro Fernandes foi o grande protagonista da tarde. O ciclista de Guimarães, que já tinha vencido a manga de qualificação, desceu a pista da Penha em 2:10.341, deixando Rafael Sousa (Maiatos) a 1.50s. David Martins, que melhorou o tempo de qualificação, terminou na terceira posição.
Em femininos, Ana Leite (AXPO/FirstBike Tem/Vila do Conde), que na descida de qualificação teve alguns problemas mecânicos, acabou por melhorar bastante o tempo na última manga e venceu a prova. A Campeã do Minho em título deixou Sara Ferreira (Maiatos) na segunda posição.

O espanhol Roi Jorge (Ciclos Quintera C.) foi o mais rápido e subiu ao primeiro lugar do pódio da categoria de juniores, deixando Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães) na segunda posição. Marco Pinheiro (Desportivo Jorge Antunes) - no seu primeiro de juniores e que no ano passado se sagrou, na Penha, Campeão Nacional de Cadetes - terminou no terceiro lugar.
Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais veloz em cadetes, enquanto Nuno Bentes e Tiago Ferreira, ambos da equipa BTT Pandilhas a Monte, preencheram os restantes lugares do pódio.
Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte), Campeão do Minho em título, venceu em Master 30, deixando Yago Bea (Traviesas CC) na segunda posição e Vítor Maior em terceiro.
Várias vezes Campeão Nacional e do Minho de DHI, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães), regressou à competição seis anos depois de ter interrompido a carreira desportiva e venceu na categoria de master 40. Marco Silva (Vasconha BTT) e João Gomes (BTT Enduro Terras de Bouro) averbaram, respetivamente, os segundo e terceiro melhores tempos.
António Soares de Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) venceu em master 50 e foi acompanhado no pódio por José Queirós (BTT Pandilhas a Monte).

Nas provas de Escolas, Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em infantis, enquanto o espanhol Ezequiel Sanchez (5TH Pine MTB Team – Club) foi segundo e Benjamim Vasconcelos (Maiatos) terceiro. Em juvenis, superiorizou-se Helena Vasconcelos (Maiatos), terminando a sua irmã Margarida na posição seguinte do pódio.
Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais rápido em juvenis, terminando na segunda posição André Maia (Maiatos) e Diogo Rodrigues (Bike House DH Team/Guimarães) na terceira.
Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora do 11.º BTT DHI da Penha. O BTT Pandilhas a Monte foi a equipa segunda classificada e o Desportivo Jorge Antunes a terceira.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o 11.º BTT DHI da Penha - Guimarães teve o apoio do Município de Guimarães, Irmandade da Penha Federação Portuguesa de CiclismoCisionArrecadações da QuintãPOPP DesignNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, ASC - Higiene, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Guimarpeixe, Girpe e Strong Speed.

 
Paulo Renato: “a prova correu muito bem”
 
Paulo Renato, Adjunto do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na Montanha da Penha e fez um balanço positivo da prova.
“A prova correu muito bem e só é pena estarmos neste período de pandemia, mas é bom que Guimarães continue a receber estas provas, até porque temos aqui excelentes espaços para este tipo de desportos. De resto o Downhill é uma vertente muito acarinhada e com muitos praticantes aqui em Guimarães”.
Paulo Renato salientou que o Município apoia este tipo de eventos e salienta que “é bom que se passe a mensagem que é possível continuar a praticar desporto e a competir, com todos os cuidados, mas a vida tem que continuar. É uma mensagem que se passa para o exterior que se pode continuar e com a esperança que no próximo ano possamos realizar esta prova já livres de todas estas restrições”.
 
Ana Leite: “Vitória saborosa”
 
“Foi uma vitória saborosa” foi assim que Ana Leite, atleta de Guimarães que representa a equipa na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, se referiu a mais uma vitória no DHI.
Ana Leite salientou que “vim para a prova para ganhar, mas na primeira descida tive alguns problemas. Saiu-me a corrente e tive um problema com a bicicleta. Na segunda descida ia com algum receio, que me acontecesse o mesmo, mas correu tudo bem e acabei por ganhar”.
Ana Leite é a principal candidata à conquista do título do Campeonato do Minho: “Tenho ganho a Camisola de Campeã do Minho nos últimos anos. Este ano temos uma atleta muito boa a competir, a Sara Ferreira. Tenho uma concorrente de força e muita garra e ainda bem, porque traz mais competitividade a esta categoria e à modalidade”.
 
Pedro Fernandes: “o meu objetivo é divertir-me”
 
Pedro Fernandes foi o grande protagonista do 11.º BTT DHI da Penha. O ciclista de Guimarães foi o mais rápido a descer as duas mangas e confessa que “não estava à espera de um resultado destes”, mas “a prova correu muito bem, melhor do que esperava”.
Embora tenha cometido “um pequeno erro na parte final da última descida”, Pedro Fernandes, também conhecido por Beto DH, acabou por ganhar a prova da Penha, “também graças aos meus colegas da modalidade, que me deram forças para isso”.
Sobre a pista da Penha, o ciclista de Guimarães lembrou que onde treina “quase todos os fins de semana. Já estou habituado ao terreno e à pista em si”.
Quanto a objetivos, Pedro Fernandes não tem dúvidas: “quero divertir-me. O mais importante neste desporto é divertirmo-nos. Se correr bem vamos ganhando provas, mas o mais importante mesmo é a gente divertir-se”.
 

 

Guimarães acolhe no mês de maio etapas dos Campeonatos do Minho de Cross Country Olímpico (XCO) e de Downhill (DHI), iniciativas promovidas pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. A prova de XCO será disputada no dia 16 de maio no Centro de Ciclismo do Minho e a de Down Hill no dia 23 de maio na Montanha da Penha.
Na retoma das atividades de ciclismo no Minho, Guimarães será palco de importantes competições nacionais, promovidas em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Em ambas as provas não será permitido público, por força das normas da DGS, e, além de outras limitações, será obrigatório o cumprimento de diversas normas, entre as quais a de utilização de máscara e de distanciamento social.
No próximo domingo, as atenções estarão viradas para o Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, onde serão disputadas as corridas das diversas categorias daquela que será a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design de 2021.
Na semana a seguir será a vez da Montanha da Penha acolher o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision de 2021.