Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
8º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães
2# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Fábio Ribeiro (Clube BTT Matosinhos) e Ilda Pereira (Casa Myzé Team) venceram em elites o 8.º BTT XCO Centro Ciclismo do Minho, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design realizada em Souto Santa Maria com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o 8.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho decorreu em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A chuva, em especial durante a manhã, aumentou as dificuldades dos atletas que se deslocaram a Souto Santa Maria para disputar a prova no primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País que acolheu em 2019 o Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico e em 2018 o Campeonato do Mundo Universitário.

Fábio Ribeiro foi o grande vencedor em elites masculinos. O ciclista do Clube BTT Matosinhos andou no grupo da frente até à sexta volta, altura em decidiu atacar, conseguindo-se isolar chegar em solitário à meta, depois de 01h32m13s de prova. Na segunda posição terminou Vítor Santos, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, enquanto João Rocha (Maiatos) concluiu a prova em terceiro lugar. Em elites femininas, Ilda Pereira (Casa Myzé Team) liderou a corrida desde o início, cortando a meta ao fim de 1h13m28s. Depois da ciclista de Guimarães, chegaram à meta Leandra Gomes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Tânia Cardoso (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião).

Em Sub 23, João Jesus (Guilhabreu BTT) assegurou o primeiro lugar impondo-se a Tiago Coelho (Korpo Activo/Penacova) e a Miguel Simões (Lobos Averomar BTT). Marta Branco (AXPO/Firstbike Team/ Vila do Conde) venceu a prova feminina de Sub 23, gastando 1h20m38s para percorrer as cinco voltas à pista de Souto Santa Maria. Joana Santos (Tomatubikers/Toyota - Macedo& Macedo) terminou na segunda posição.

Simão Rocha (Penafiel Bike Clube) e Catarina Lopes (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) foram os vencedores em juniores enquanto Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) e Raquel Gubatska (BTT Braguinhas/Padim da Graça) triunfaram em cadetes.

O espanhol Manuel Parara (C.M.Xesteiras) e a vimaranense Cecília Araújo (Figueiras BTT/Lousada/CarvicTeam) venceram na categoria de master 30, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal – Edaetech) em master 40, António Sousa (individual) em master 50 e Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) master 60.
 
Ricardo Costa: “Foi com muita satisfação que vi o regresso do Ciclismo a esta pista”
 
Ricardo Costa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, manifestou-se muito satisfeito com a realização do 8.º BTT XCO do Cento de Ciclismo do Minho. “Foi com muita satisfação que vi o regresso do ciclismo a Guimarães. No ano passado apoiamos a ACM na organização da Taça de Portugal de XCO e do Campeonato Nacional de Downhill - provas que decorreram em segurança e que foram um êxito - e fizemos agora questão de estar novamente na retoma das atividades de ciclismo”, lembrou Ricardo Costa salientando que “as pessoas estavam ávidas e era necessário trazer, novamente, o BTT a Guimarães”.
“Esta é também uma mensagem para o desporto. O desconfinamento está a correr relativamente bem e esperamos que este regresso continue a evoluir, mas também com público. Causa uma grande tristeza passear pela pista e não ver as pessoas a puxar pelos ciclistas, as palmas, os incentivos. Isso faz toda a diferença”, destacou Ricardo Costa.
Ricardo Costa salientou ainda que a pista de Cross Country Olímpico do Centro de Ciclismo do Minho é nuclear, é fantástica” e que “perceber que os ciclistas saem daqui satisfeitos é muito positivo”.
O autarca vimaranense salientou que “Guimarães faz questão de ser uma referência no calendário desportivo neste tipo de competição, e não só, dispondo de excelentes condições para o efeito”. “Há uma matriz já enraizada em Guimarães na vertente desportiva, quer ao nível da promoção de talentos como na organização de grandes eventos, e, ainda, na criação de condições e aposta em estruturas físicas para promover a atividade desportiva, com as melhores condições e segurança”, salientou Ricardo Costa.
 
Fernando Cardoso: “Agrado em recebermos mais uma prova”
 
Fernando Cardoso (Presidente da União Freguesias Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar) também se mostrou agradado com o XCO do Centro de Ciclismo do Minho: “É com muita satisfação que recebemos mais uma prova nesta pista. Trabalhamos todos os dias para que isto seja possível”. Esta é uma mensagem de esperança que deixa passar à população? “Estamos a atravessar uma fase difícil, mas se todos fizermos a nossa parte, vamos conseguir ultrapassar isto e em breve cá estaremos com multidões para assistir a estes grandes eventos”, respondeu Fernando Cardoso lembrando que o Centro de Ciclismo do Minho “é um local muito seguro, temos 17 hectares de terreno neste parque e as pessoas, que têm autorização para entrar, podem estar bem separadas, sem haver ajuntamentos. É um local ideal para realizar este tipo de provas”
 
Fábio Ribeiro: “Prova de nível elevado”
 
Fábio Ribeiro, vencedor em Elites, considerou que a esta foi uma corrida “de nível elevado”, pois “contou com um lote de atletas muito bom”. Por isso “não foi uma vitória fácil. Foi uma corrida mais de inteligência e física. Andamos num grupo de quatro e era preciso fazer diferenças entre nós. Foi uma seleção e acabei por fazer uma corrida direitinha e segura”.
Quando percebeu que poderia ganhar? “Basicamente foi a duas voltas para o fim da corrida quando me conseguir isolar. A partir daí consegui manter e até aumentar a diferença de tempo e fui gerindo”. Quanto à pista de XCO do Centro de Ciclismo do Minho, Fábio Ribeiro afirmou que “é uma boa pista, já bem conhecida. Este ano tinha o handicap do piso, porque choveu muito nestes últimos dias e tornou o piso mais pesado”.
 
Ilda Pereira: “Correr no Minho é muito especial”
 
Vencedora na categoria de elites femininas, Ilda Pereira explicou as dificuldades em vencer: “Nunca é fácil. Se há coisa que eu aprendi é que no ciclismo nunca há provas fáceis porque nós, atletas, tornamos a prova dura. Se o circuito é fácil, nós impomos mais ritmo, se as adversárias, e com todo o respeito, não são tão fortes, nós queremos potenciar isso e deixar um legado, portanto, nunca há provas fáceis”.
A piso apresentou-se bastante pesado, mas Ilda Pereira desvalorizou essa circunstância: “eu vejo sempre estas adversidades como formas de evoluir. A lama ajuda nesse sentido, para ficar mais forte. Claro que a pista fica mais dura, mas zonas técnicas temos de ter mais condução, mas eu acho isso delicioso no Ciclismo”.
Quanto ao facto de vencer em casa, a ciclista vimaranense garantiu ser sempre importante vencer mas “é muito importante ganhar em casa, no Minho”. “Para mim uma prova regional do Minho é muito importante e eu nunca vou deixar de fazer o Minho. É verdade que as nossas prioridades vão mudando, mas correr no Minho é para mim muito especial. Foi aqui que aprendi, e tive que aprender rápido porque cheguei ao ciclismo já em Elites, sem escola nenhuma. O Minho foi a minha escola, é a minha casa e se há coisa que temos de ter orgulho é em quem cuidou de nós e eu tenho uma gratidão imensa pelo Minho”, explicou.

Marta Branco: “Feliz por vencer em casa
 
“É sempre bom vencer em casa” foi assim que Marta Branco (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), vencedora da corrida de Sub 23, abordou o triunfo no BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho.
A ciclista de Guimarães considerou que “foi uma corrida puxada, o piso estava muito difícil devido à chuva dos últimos dias”, mas “foi uma corrida que correu muito bem”.
É uma prova que te deixa motivada? “É uma prova que me deixa muito feliz e motivada para as corridas da Taça de Portugal. foi importante ganhar, mas acima de tudo fazer a corrida que fiz, é um bom teste."
 
João Jesus: “Adversários estavam a um bom nível”
 
João Jesus (Guilhabreu BTT), vencedor em Sub 23 masculinos, considerou que “a corrida e a vitória foram difíceis”. “Os adversários estavam a um bom nível e a pista, que estava um pouco enlameada, complicou as coisas na corrida de hoje”, disse o atleta explicando que sentiu que podia vencer quando, a partir do meio da corrida, verificou que tinha uma boa vantagem em relação aos adversários e decidiu e começou a gerir essa vantagem. João Jesus está apostado em conquistar a vitória no Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design: “vou tentar a vitória em Sub-23 e tentar a vitória à geral neste Campeonato do Minho. Vamos ver”, disse.
 
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o 8.º BTT XCO Centro Ciclismo do Minho - Guimarães teve o apoio do Município de Guimarães, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP DesignCision, Arrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, ASC - Higiene, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Guimarpeixe, Strong Speed e União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar.

 

Guimarães acolhe no mês de maio etapas dos Campeonatos do Minho de Cross Country Olímpico (XCO) e de Downhill (DHI), iniciativas promovidas pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. A prova de XCO será disputada no dia 16 de maio no Centro de Ciclismo do Minho e a de Down Hill no dia 23 de maio na Montanha da Penha.
Na retoma das atividades de ciclismo no Minho, Guimarães será palco de importantes competições nacionais, promovidas em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Em ambas as provas não será permitido público, por força das normas da DGS, e, além de outras limitações, será obrigatório o cumprimento de diversas normas, entre as quais a de utilização de máscara e de distanciamento social.
No próximo domingo, as atenções estarão viradas para o Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, onde serão disputadas as corridas das diversas categorias daquela que será a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design de 2021.
Na semana a seguir será a vez da Montanha da Penha acolher o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision de 2021.