Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins
2ª Taça de Portugal Cadetes - Zona A / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

Rafael Sousa (Penafiel Bike Clube) venceu destacado o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e para Taça de Portugal de Cadetes.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins decorreu em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Num dia de calor, os cerca de 80 ciclistas que alinharam à partida da prova fafense não baixaram os níveis de intensidade e começaram a atacar a corrida logo no primeiro quilómetro. Gonçalo Peralta (Vilanovense/Coreva/Duorep) e Henrique Lopes (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) saltaram do pelotão para encetar a fuga do dia.
Gonçalo Peralta acabou por deixou para trás Henrique Lopes e pedalou em solitário mais de 60 dos 65,5 quilómetros do percurso. Apesar da fuga ter alcançado uma vantagem de dois minutos, as movimentações não paravam no pelotão que foi reduzindo a vantagem do fugitivo até aos quilómetros finais. Rafael Simões (Penafiel Bike Clube) surgiu de trás e cortou a meta na primeira posição, surpreendendo o já desgastado Gonçalo Peralta.
João Martins (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) cortou a meta na terceira posição, a 15s do vencedor, e liderando o primeiro grupo do pelotão em que seguiam ainda Diogo Sousa (Silva & Silva/ADRAP/Sentir Penafiel), Leonardo Neves (CC Barcelos), Samuel Martins (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Gonçalo Silva (Seissa), Rafael Durães (Silva&Silva), Vicente Bernat (Academia Ciclismo Paredes) e Francisco Martins (CC Barcelos).
Em termos coletivos, o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor venceu o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, deixando na segunda posição a formação Silva & Silva/ADRAP/Sentir Penafiel, enquanto a equipa vianense da Tensai/Sambiental/Santa Marta foi terceira classificada.

 

Pompeu Martins: “Dar os parabéns à ACM”

Pompeu Martins, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, marcou presença no já tradicional Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova que homenageia um dos ciclistas de Fafe e do Minho.

“Em primeiro lugar quero dar os parabéns à Associação de Ciclismo do Minho. Assisti à chegada dos ciclistas e tive a oportunidade de testemunhar os cuidados que a ACM teve na organização do evento e dos espaços, assim como o cuidado para que se cumpram todas as regras da DGS. Isso é fundamental que exista em todos os eventos para que não voltemos a parar”, afirmou Pompeu Martins realçando que a prova se realizou “num local de homenagem a um grande ciclista da terra, o José Martins, que nos honra a todos em Fafe. Não só ele, mas também o seu irmão, que são duas figuras centrais do ciclismo em Fafe e, portanto, estarmos em Golães, estarmos na ‘capital’ do ciclismo do nosso concelho”.

O vereador do desporto a Câmara Municipal de Fafe elogiou ainda “o trabalho da Associação de Ciclismo do Minho”. “Este é um trabalho fundamental para Portugal na preparação dos jovens ciclistas que depois de transformam nos grandes atletas das grandes competições internacionais e que vão conquistar títulos para o nosso país. Temos variadíssimas alegrias e grandes resultados, mas esse trabalho não aparece do nada. Surge porque há associações como esta que preparam os jovens para o futuro”, afirmou o autarca.

 

José Martins: “esta é uma freguesia de ciclistas e de amantes do Ciclismo”
José Martins, o ciclista que dá nome ao tradicional Prémio de Ciclismo de Golães, também fez um balanço muito positivo da prova- “Felizmente todas as provas que se fizeram aqui em Golães correram muito bem. Esta é uma freguesia de ciclistas e de amantes do Ciclismo e notou-se isso hoje. Viu-se muita gente pela estrada fora para aplaudir os ciclistas, pessoas que cumpriram as regras, que apesar de tudo mantiveram o distanciamento e usavam máscaras. Mas que não deixaram de marcar presença nesta corrida. Foi pena ter de se realizar aqui em baixo, no parque, mas vamos esperar que para o ano a prova possa regressar ao seu local habitual”, afirmou José Martins.

 

Rafael Sousa: “Foi uma prova muito dura…mas consegui atacar e vencer”
Vencedor individual, Rafael Sousa (Penafiel Bike Clube) considerou a prova “muito dura” mas confessou que a vitória foi “muito saborosa”.

“Foi uma prova muito dura, muito atacada do início ao fim. A fuga chegou a ter uma grande vantagem e já nem pensávamos em chegar a este resultado. Na reta final, consegui atacar e vencer. Venci e foi muito bom”, disse o jovem da Penafiel Bike Clube.

Rafael Sousa explicou que “na parte final, quando comecei a ver o fugitivo, dei tudo e só aí acreditei que poderia fazer uma boa classificação. A vitória só mesmo quando cortei a meta”.No seu segundo ano de cadete, Rafael Sousa está determinado “em fazer uma boa época”. “Tenho muitos objetivos, mas vamos andando e ver o que dá”, afirmou.

 

Martinho Machado: “é sempre bom ganhar”

“É sempre bom ganhar”, foi assim que Martinho Machado, diretor desportivo do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor abordou a vitória coletiva da sua equipa na primeira corrida de cadetes realizada em 2021 no Minho. 

Aquele responsável salientou que “quando os miúdos vão cumprindo aquilo que nós vamos pedindo é muito positivo”, disse Martinho Gonçalves salientando que “há coisas a limar, são miúdos da formação, estão entre a Escola e a competição, que começa mais em Juniores. Mas no cômputo geral eles portaram-se muito bem nesta corrida”.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois e Auto Terror. 


Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela. O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.
Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.
Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.
A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.
 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães


Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).
Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.
Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães. 

A freguesia de Golães, em Fafe, recebe no próximo dia 29 de maio a Taça de Portugal de Cadetes. O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, também pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.
A iniciativa será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã) arrancará, pelas 15h00, do Campo de Futebol de Golães e terminará no mesmo local, pelas 16h43, estando em perspetiva um excelente espetáculo desportivo, onde não faltarão momentos de grande competitividade. O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o trajeto do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, na extensão de 65,5 quilómetros, será o seguinte: Fafe (15h00 - Campo de Jogos de Golães - Partida simbólica), Rua Senhor dos Aflitos, Rua de Pequite, Rua Rio Vizela, Rua da Corredoura, EN207 (Partida real), Travassós, Requeixo, Freitas, Porto D´Ave, Póvoa de Lanhoso, Campos, Santo Emilião, Briteiros, Souto Santa Maria, Gondomar,  Freitas, Requeixo, Fornelos, Rua da Corredoura, Rua da Lavandeira, Rua da Ponte Nova (EN Fafe - Guimarães),  Campo de Jogos de Golães - META FINAL (16h43).
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois e Auto Terror. 


Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela. O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.
Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.
Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.
A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.
 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães


Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).
Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.
Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.