Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
7º BTT XCO de Melgaço
1# Taça de Portugal - 1# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Magazine exibido pela RTP2 do BTT XCO de Melgaço - Taça de Portugal (Internacional C2 e Campeonato do Minho de BTT XCO POPP)

 

 

Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT), venceram, na categoria de Elite, o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design.
A prova internacional, que marcou a estreia da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, foi organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).
A primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) viu Mário Costa destacar-se na categoria de Elite Masculino. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde não teve o seu trabalho facilitado, terminando a apenas 16 segundos de David Rosa (Individual) e a 31 segundos de Roberto Ferreira (DMT Racing Team), que terminaram a prova em segundo e terceiro, respectivamente. Ivan Feijoo (BH Templo Cafes UCC Equipa UCI) foi o mais bem classificado entre os Sub23, tendo fechado na nona posição, a 5m12s do vencedor.
Raquel Queirós foi a grande vencedora da corrida da categoria de Elite Feminina, sem dar qualquer hipótese às adversárias. A atleta da Guilhabreu BTT terminou com uma consistente vantagem de 5m12s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que cortou a meta na segunda posição. Logo a seguir chegou Josefina Casadey – El Gallo Components, a 5m49s de Raquel Queirós, para fechar em terceiro. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23.
Na prova de juniores femininas esteve em destaque. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). A atleta arrancou a todo o gás para esta 1ª Taça de Portugal XCO e bateu a concorrência com uma vantagem confortável. O segundo lugar ficou entregue a Íris Chagas (Automoveis Ribeiro/GDVP), que terminou a 4m21s da vencedora e com o mesmo tempo da terceira classificada, Sofia Gomes (BTT Seia).
No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m01s da vitória. Vasco Cunha fechou o pódio em terceiro, a 1m36s de João Cruz.
Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), nos masculinos, e Catarina Espada (SPC/Escola de Ciclismo de Oeiras), nas femininas, a levar a melhor.
Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.
Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista em competição.
O êxito desportivo da prova e as valências da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, construída junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, foram assinalados pela comunidade velocipédica que se rendeu ao novo espaço desportivo de Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal.

 

Manoel Batista: êxito organizativo e desportivo na muito elogiada pista de XCO de Melgaço

 
Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu o 7.º BTT XCO e com os elogios à Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço.
“Esta primeira prova de BTT do ano correu muito bem. Nós tínhamos tudo organizado em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo. É uma colaboração que tem corrido muito bem e que pretendemos manter. Com a realização desta competição demonstramos que podemos organizar provas e que, seguindo todos os cuidados e protocolos sanitários, é possível levar a efeito vários eventos, neste caso, desportivos e de ciclismo”, disse Manoel Batista.
Segundo o autarca “perceber a reação extraordinária dos atletas nacionais e estrangeiros, do Comissário Internacional, da ACM, da FPC e de todos os envolvidos, dizendo que a pista tem muita qualidade e que se posiciona como uma das melhores do País e uma referência internacional é motivo de grande orgulho”.
“Foram-nos lançados alguns desafios para os próximos tempos e anos e o nosso objetivo é crescer cada vez mais, ser uma referência de destino, entre outras coisas, do ciclismo”, revelou Manoel Batista garantindo que “Melgaço está disponível para continuar a crescer”.
 
Mário Costa satisfeito

Vencedor da corrida de elites masculinos, depois de ter assumido o comando logo no início, Mário Costa manifestou-se muito satisfeito com o triunfo em Melgaço: “Tive a oportunidade de fazer o reconhecimento do percurso antes da prova e, por isso, sabia da exigência da pista, as zonas técnicas e mais perigosas. A chuva da semana passada veio compactar o terreno o que veio acrescentar valor ao circuito, referiu o atleta garantindo que “não há provas, nem vitórias fáceis” e que “o facto de ter andado na frente da corrida da primeira à última prova, tornou as coisas menos difíceis. Quem anda atrás teve mais dificuldades”.

 

Raquel Queirós: Melgaço tem das melhores pistas de XCO

“Correu muito bem”, foi assim que Raquel Queirós abordou o seu desempenho e a vitória na primeira prova de BTT XCO do ano, em Portugal. 
A ciclista de Vila do Conde adiantou que “o meu objetivo era fazer uma prova consistente e penso que consegui. Agora estou focada nas provas que se aproximam, as Taças do Mundo, que se realizam já em maio”.
Raquel Queirós mostrou-se ainda agradada com a pista permanente de BTT XCO: “é muito boa, é das melhores a nível nacional”.

O 7º BTT XCO de Melgaço teve o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP DesignNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Strong Speed, Polisport, Vitalis e Jogos Santa Casa.

Melgaço recebe nos dias 17 e 18 de abril o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design. A disputar junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, a iniciativa será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
As inscrições devem ser efetuadas online: aqui.

A prova internacional inaugurará a Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, sendo promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).

O programa do 7.º BTT XCO Melgaço prevê treinos no dia 17 de abril (sábado), entre as 10h00 e as 17h30, realizando-se a competição no dia 18 (domingo). Pelas 9 horas será dada a partida para a primeira corrida (cadetes, masculinos e femininos) iniciando pelas 10h15 a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e todas as categorias femininas.
Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.
 
José Adriano Lima: "Expectativas são altas"
 
"As nossas expetativas são altas. Os tempos são difíceis, imprevisíveis mesmo, mas, garantido as regras sanitárias, é altura de, paulatinamente, retomarmos a atividade e que melhor maneira senão receber em Melgaço uma prova internacional como vai ser o 7.º BTT XCO", referiu José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço.
Contando com a participação da fina-flor do BTT na prova de Melgaço, José Adriano Lima salienta que “será a primeira competição da época e os atletas estão ansiosos por retomar a atividade. Para além dos nacionais, e uma vez que a prova é internacional, também esperamos atletas oriundos de outros países, embora sabendo-se que há muitas limitações e restrições para circular entre países. Isso vai condicionar, de certa forma, a prova deste ano e a vinda de alguns atletas, mas acredito que vamos ter aqui muitos dos melhores atletas da vertente".
A prova internacional (pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design) marca o regresso de grandes eventos ao concelho de Melgaço e poderá contribuir para a dinamização da economia local. "Estamos habituados a acolher grandes eventos e este é mais um que, com certeza, nos vai ajudar a mostrar Melgaço e fazer movimentar, no que for possível, a economia local. Sabemos que os atletas e as equipas vêm cá para disputar a prova, vão passar cá um fim de semana e, mais tarde, podem regressar para conhecer melhor e desfrutar do que temos de bom em Melgaço", explicou José Adriano Lima.
 
Inauguração da pista permanente de BTT XCO
 
O 7.º BTT XCO de Melgaço marca ainda a inauguração da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço construída junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.
"É a inauguração da pista permanente de BTT e temos o orgulho de receber nesse dia os grandes atletas de XCO. Desejamos que a pista seja do agrado de todos os que participarem na competição mas, também, da população de Melgaço, da região e daqueles que nos podem visitar noutras ocasiões. É uma pista que tem diversos percursos e teve em atenção os diversos níveis e dificuldades".
De acordo com o autarca, a Pista de XCO está situada “numa zona muito bonita e com uma perspetiva para o rio Minho, respeitando a natureza e os obstáculos naturais". O objetivo, referiu, “é criar um circuito permanente, em que os atletas possam praticar a sua modalidade favorita durante todo o ano e em que a população se possa iniciar no BTT de uma forma fácil”. 
Com o desenvolvimento do projeto, a Câmara Municipal de Melgaço pretende “não apenas acolher e organizar muitos eventos desportivos, mas também fomentar a prática do desporto, do BTT e do ciclismo em Melgaço. Motivar os mais novos e, quem sabe, no futuro integrarem equipas de BTT XCO".
O 7º BTT XCO de Melgaço tem o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP DesignNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Strong Speed, Polisport, Vitalis e Jogos Santa Casa.
 
 

Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita: uma descoberta à parte!

Com 238,25 km² de área e 9 213 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).

Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso PNPG. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

As Festividades do concelho são marcadas, anualmente, por três grandes eventos – a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, o Melgaço em Festa (com o Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço), e a Festa do Espumante, que atraem ao concelho milhares de pessoas.

Melgaço vem-se afirmando como uma referência de qualidade e de oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação a serem hoje um motivo de atração turística, como o vinho Alvarinho e o fumeiro.