Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Cidade de Fafe - Juniores
Prova de Abertura de Juniores - Zona A / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã
João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho/CRY/UDO) e Maria de Jesus Barros (Concelho do Porriño/Abanca) foram os grandes vencedores do Prémio Cidade de Fafe, prova de Abertura de Juniores - Zona A, pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.
Num dia agradável para a prática do ciclismo, o Prémio Cidade de Fafe chamou a si as atenções do calendário velocipédico e Fafe engalanou-se para receber os muitos ciclistas que fizeram questão de mostrar os seus dotes e percorrer os 78,2 quilómetros da prova a uma média de 40 km/h.
No percurso, que incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, desde cedo os ciclistas tentaram a sua sorte na frente da corrida. Depois de algumas tentativas, Francisco Baia (Bairrada) e José Barbosa (UC Trofa), à passagem pelo quilómetro quatro, conseguiram uma vantagem de 15 seguros em relação ao grupo principal de ciclistas.
O pelotão reagiu e Ricardo Machada (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) e Diogo Souzinha (Academia Joaquim Agostinho/CRY/UDO) isolaram-se conseguiram alcançar o duo da frente.
Até à Póvoa de Lanhoso o quarteto manteve uma vantagem na frente da corrida que chegou a ser de 55 segundos. No entanto, o pelotão não descansou na perseguição e, também por força dos muitos ataques, foi reduzindo a desvantagem. Depois de Victor Paula (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact), João Leite (Bairrada) e Henrique Silva (UC Trofa) terem alcançado o grupo de fugitivos, a fuga acabou por ser anulada.
As movimentações no pelotão não abrandaram e João Leite (Bairrada), Gonçalo Martins (Efapel - Escola Ovar) e Victor Paula (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) passaram isolados em Fornelos, mas, ainda assim, o pelotão não permitiu grandes veleidades.
Na aproximação à meta, João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho/CRY/UDO) superiorizou-se e chegou destacado à Praça 25 de Abril , concluindo a prova com o tempo de 1:55.01, deixando Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais) na segunda posição e João Silva (Bairrada) em terceiro lugar.
Na corrida de Elites Femininas, Maria de Jesus Barros (Concelho do Porriño/Abanca) venceu de forma folga deixando Mariana Almeida e Jenyffer Barragan, ambas da Efapel – Escola Ovar, respetivamente, na segunda e terceira posições.
Por equipas, venceu a equipa Bairrada, terminando em segundo a Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO e em terceiro a Efapel– Escola de Ovar. 
 
Sérgio Sousa (FPC): “Foi uma excelente prova”
 
Sérgio Sousa, dirigente da Federação Portuguesa de Ciclismo, manifestou-se bastante agradado com a forma como decorreu o Prémio Cidade de Fafe.
“A Associação de Ciclismo do Minho tem uma larga experiência organizativa e esta prova de abertura de juniores em Fafe tem-se afirmado no panorama velocipédico, não apenas por via da aposta do município de Fafe mas também pela forma empenhada e pelo bom nível com que os clubes se apresentam”, referiu o dirigente federativo. “Além do êxito organizativo, agrada-nos também a evolução dos clubes que surgem com mais jovens e novos diretores”, afirmou Sérgio Sousa.
 
José Martins: “Boa campanha de promoção do ciclismo”
 
O ex-ciclista fafense José Martins é um nome incontornável do ciclismo nacional e, como habitualmente, marcou presença e colaborou com a organização do Prémio Cidade de Fafe. “Foi uma boa prova e correu muito bem. Esta é uma corrida que dá sempre grande destaque a Fafe e a cidade também sabe receber os ciclistas. Esteve aqui um bom número de pessoas a assistir” destacou José Martins.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da Quintã, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.
Além do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (Prova de Abertura de Juniores - Zona A / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã), o concelho de Fafe acolherá este ano a Taça de Portugal - Cadetes (Prémio de Freguesia de Golães / Troféu José Martins no dia 25 de abril), o Prémio Festas do Concelho de Fafe - Juniores (11 de julho), o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (12 de setembro) e ainda o 19º BTT DHI Freguesia de Armil (5 de abril) atividades apoiadas, como habitualmente, pela Câmara Municipal de Fafe.

A época desportiva de ciclismo de estrada para a categoria de juniores arranca no dia 7 de março com a realização do Prémio Cidade de Fafe, uma organização da Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.
A prova será disputada ao longo de 78,2 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, sendo pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.
O Prémio Cidade de Fafe começará às 15h00 na Praça 25 de Abril e terminará no mesmo local pelas 17h03.
Após a partida simbólica a caravana seguirá por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Fafe (15h00 - Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Montenegro, Rua do Retiro, S. Comba de Fornelos, EN 207 (partida real), Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (15h16), Arosa, Taíde, Porto D´Ave, Ralde, EN 205, Fontarcada (15h31), Póvoa de Lanhoso, EN 310, S. Martinho do Campo (15h45), Santo Emilião, Donim, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das Taipas (16h00), Vila de Ponte, Souto Santa Maria (16h13), Arosa, Requeixo (16h42), Golães, ponte nova, Fafe, Rua Serpa Pinto (pelo sentido proibido), Praça 25 de Abril - Meta Final (17h03 - junto ao monumento).
No ano passado, João Silva venceu destacado o Prémio Cidade de Fafe, prova de abertura da época desportiva de ciclismo de estrada para a categoria de juniores pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. A formação Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact venceu a classificação coletiva e a espanhola Maria de Jesus Barros a classificação feminina. Cumprido o percurso numa média superior a 38,8 kms/hora, o Prémio Cidade de Fafe foi disputado por um pelotão de 85 jovens corredores que foram muito aplaudidos e incentivados por muito público ao longo de todo o percurso que começou e terminou na praça 25 de Abril, em pleno centro de Fafe.
Além do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (Prova de Abertura de Juniores - Zona A / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã), o concelho de Fafe acolherá este ano a Taça de Portugal - Cadetes (Prémio de Freguesia de Golães / Troféu José Martins no dia 25 de abril), o Prémio Festas do Concelho de Fafe - Juniores (11 de julho), o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (12 de setembro) e ainda o 19º BTT DHI Freguesia de Armil (5 de abril) atividades apoiadas, como habitualmente, pela Câmara Municipal de Fafe.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da Quintã, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.