Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Campeonato Nacional de DHI

Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) e Margarida Bandeira (Montanha Clube/LouzanPark) conquistaram na Penha, Guimarães, os títulos nacionais de elite de Downhill (DHI).
Na mítica e renovada pista de Downhill da Montanha da Penha foram atribuídos os títulos de Campeões Nacionais em todos os escalões etários, numa competição promovido pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Irmandade da Penha, entre outras entidades.

Apesar de ainda ser júnior, Gonçalo Bandeira continua a dar cartas no panorama nacional do DHI. Tal como já tinha feito no arranque da Taça de Portugal, conseguiu o melhor registo absoluto, o que lhe garante o título nacional de elite.
O corredor lousanense fez a descida final em 2:07.719, melhor marca do Campeonato Nacional de Downhill disputado na Penha. O elite Francisco Pardal (BlackJack Factory Racing) foi o segundo mais lesto, gastando mais 503 milésimos. A terceira posição absoluta foi conquistada por outro júnior Nuno Reis (Miranda Factory Team), a 2,363s de Bandeira.
Na classificação do escalão de juniores, Gonçalo Bandeira foi o primeiro, seguido de Nuno Reis (Miranda Factory Team) e do vimaranense João Baptista (Bike House DH Team/Guimarães).
Margarida Bandeira revalidou o título de elite feminina, com uma descida completada em 2:52.146. Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi 1,402 segundos mais lenta, quedando-se pelo estatuto de vice-campeã. A terceira classificada, a 26,326 segundos foi Ilda Pereira (Casa Myzé Team).
Marco Pinheiro, do Desportivo Jorge Antunes, sagrou-se Campeão Nacional de cadetes. O ciclista de Vizela desceu o percurso em 02:31.182, deixando na segunda posição Diogo Pereira, da Bike House DH Team/Guimarães, que gastou mais sete segundos. Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) completou o pódio ao terminar com o tempo de 02:46.967.
Sara Ferreira (Maiatos) foi a atleta feminina presente na prova.
Em masters impuseram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 Rui Portela.
A Miranda Factory Team conquistou o título coletivo, seguindo-se na classificação MCF / Xdream / Município de São Brás, Desportivo Jorge Antunes e Bike House DH Team/Guimarães.
 
Roriz Mendes: “A Penha é um palco natural e com tradições no ciclismo”
 
Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, comentando a escolha da Penha para o Campeonato Nacional de DownHill, disse ser “com enorme prazer e orgulho que recebemos esta iniciativa”. “A Penha é um palco natural para vários tipos de evento - com fortes tradições na área do ciclismo - e a ACM escolheu um excelente local para realizar esta prova”, referiu Roriz Mendes destacando a satisfação por tudo ter corrido bem e pelo facto dos atletas terem gostado do percurso e saírem da Penha satisfeitos”.
Aquele responsável referiu ainda que “estamos sempre recetivos a receber provas desportivas ligadas à natureza e o Downhill é um desses desportos. Temos aqui excelentes condições e uma pista muito boa para a prática desta vertente do ciclismo”.
Roriz Mendes salientou que “a realização desta importante prova mostra-nos que é possível regressar a uma nova ‘normalidade’. Temos de ter respeito e muito cuidado porque não se sabe onde está o Covid, mas também não devemos deixar de fazer as coisas. Na Penha respira-se ar puro, é um pulmão verde que em breve, esperemos, será classificado como paisagem protegida”.
 
Irmãos Bandeira duplamente satisfeitos
 
Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) registou o melhor tempo da geral e conquistou a camisola de Campeão Nacional de Elites, apesar de pertencer ao escalão de juniores. “Sabia que tinha uma forte concorrência, principalmente, do Francisco Pardal, meu amigo e colega de treino. Fiquei muito satisfeito por ter alcançado o meu objetivo, vencendo na minha categoria e obtendo o melhor tempo da prova o que me permitiu conquistar a camisola de Campeão Nacional”, afirmou Bandeira. O atleta da Lousã reconheceu que a pista de Downhill da Penha não é muito ao seu estilo mas que partiu determinado em conquistar a vitória”. “É uma pista curta em que qualquer pequeno erro nos rouba logo dois, três segundos. De resto, é uma pista muito divertida e muito boa”, salientou o atleta.
Margarida Bandeira (Montanha Clube/LouzanPark) venceu a competição de Elites femininas, descendo a montanha da Penha cerca de um segundo mais rápido do que Ana Catarina Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). “Não estava à espera de vencer na Penha. A Ana Leite anda muito e sabia que a luta seria renhida, mas claro que estou muito contente com este”, explicou Margarida Bandeira.
Margarida Bandeira referiu ainda que “a pista da Penha é bastante bonita, um pouco curta para mim, mas muito física, de pedal e com algumas zonas técnicas. Gostei bastante. É uma boa pista para vir cá fazer uns treinos”.
 
Francisco Pardal: “Sentimento agridoce”
 
Francisco Pardal (Blackjack FactoryRacing) venceu a categoria de Elites, mas perdeu a camisola de Campeão Nacional para Gonçalo Bandeira e confessa que “o sentimento é agridoce. Estou feliz por ter vencido em Elites, mas frustrado porque não conseguiu segurar a camisola de Campeão Nacional, que foi para o Gonçalo”. “Na primeira manga sofri uma queda. A segunda descida foi muito boa, mas foi controlada para não cair. Penso que fiz uma boa descida, mas a verdade é que não foi suficiente para sair daqui coma camisola de Campeão Nacional”.
 
Marco Pinheiro: “Não esperava ganhar”
 
O vizelense Marco Pinheiro (Desportivo Jorge Antunes) confessou que “não estava à espera de ganhar e conquistar a camisola de Campeão Nacional”. “Estou bastante contente. Como sou de perto venho muitas vezes treinar. Conheço bem o terreno e sabia onde podia acelerar, apesar da pista estar diferente depois de terem feito a remodelação”, referiu o atleta concluindo que, quanto ao futuro, vai “trabalhar para evoluir ainda mais. Esta camisola serve de incentivo para não baixar os braços”.

 Ficheiro para download (63 mb) aqui

 
 
Guimarães acolhe no dia 20 de setembro o Campeonato Nacional de Downhill que será disputado na Montanha da Penha.
A prova será realizada no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O Campeonato Nacional de Downhill é promovido pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Irmandade da Penha, entre outras entidades.
Na retoma das atividades de ciclismo no Minho e depois da realização da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico no Centro de Ciclismo do Minho (Souto Santa Maria), Guimarães será palco do Campeonato Nacional de Downhill que contará com a presença dos melhores pilotos desta vertente do ciclismo.
Será na mítica e renovada pista de Downhill da Montanha da Penha que serão atribuídos os títulos de Campeões Nacionais em todos os escalões etários.
No Campeonato Nacional de Downhill a disputar na Penha, além de outras limitações, será obrigatório o cumprimento de diversas normas, entre as quais a de utilização de máscara e de distanciamento social.
O Campeonato Nacional de BTT Downhill é uma prova individual cronometrada realizada num percurso com perfil descendente que integra diversos sectores (zonas estreitas e largas, trilhos florestais, de relva e rochosos) e por secções técnicas e rápidas. O formato da prova integra uma descida (manga de qualificação) que determina a ordem de partida da descida oficial (manga final) em que é vencedor o corredor mais rápido.
A pista da Penha começará na Rua Monsenhor Araújo Costa (junto ao Mini Golfe) e terminará na Rua Monte de Santa Catarina.
 
 
Ricardo Costa “Orgulho e regozijo por Guimarães estar na retoma de uma atividade tão importante”
 
Ricardo Costa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, considera ser “motivo de orgulho e regozijo estar na retoma de uma atividade desportiva tão importante como é o ciclismo”, salientado que a Cidade Berço “está na linha da frente nesta altura em que não existem orientações claras da DGS para a atividade física”. “Deixamos aqui um sinal claro que é possível viver dentro desta nova normalidade. É importante que todos os territórios estejam comprometidos com uma necessidade que é fundamental e que passa por esta nova normalidade e pela abertura, neste caso, da atividade física”, afirmou o autarca.
O Vereador do Desporto da autarquia vimaranense destacou que a Penha “é um pulmão verde muito importante e que possui condições ímpares e naturais para receber a prova de Downhill” e lembrou que “Guimarães aposta claramente na cultura e no desporto, primando pela diversidade, desde o ciclismo ao hóquei em patins, pretendendo ser um Município eclético, com uma vasta oferta de desportos para ninguém ficar para trás”.
 
 
Roriz Mendes: “A Penha é um palco natural e com tradições no ciclismo”
 
Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, comentando a escolha da Penha para o Campeonato Nacional de DownHill, disse ser “com enorme prazer e orgulho que vamos receber esta iniciativa”. “A Penha é um palco natural para vários tipos de evento - com fortes tradições na área do ciclismo - e a ACM escolheu um excelente local para realizar esta prova e os ciclistas vão encontrar um espaço magnifico para desenvolver a sua”.
Roriz Mendes encara o regresso das provas de ciclismo com muito otimismo: “estamos a falar de uma modalidade que se pratica ao ar livre e, neste caso, num Monte com todas as condições para a prática da vertente. Nós temos de aprender a conviver com o vírus, respeitar a forma como ele se transmite, mas sem sermos vencidos pelo medo”, salientou.
 
 
Guimarães acolhe no mês de setembro a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) e o Campeonato Nacional de Downhill (DHI), iniciativas promovidas pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. A Taça de Portugal de XCO será disputada nos dias 12 e 13 de setembro no Centro de Ciclismo do Minho e o Campeonato Nacional de Downhill no dia 20 de setembro na Montanha da Penha.
Na retoma das atividades de ciclismo no Minho, Guimarães será palco de importantes competições nacionais, promovidas em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Nos dias 12 e 13 setembro as atenções estarão viradas para o Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria: no sábado a “fina-flor” do BTT nacional disputará a prova da Taça de Portugal das diversas categorias, enquanto para o dia seguinte, aproveitando os trabalhos de preparação do circuito e a logística, a Direção da ACM decidiu agendar uma atividade para os escalões de Escolas em que, devido às normas sanitárias, apenas poderão participar atletas das associações de ciclismo do Minho, Vila Real e Bragança.
No dia 20 de setembro será na mítica e renovada pista de Downhill da Montanha da Penha que serão atribuídos os títulos de Campeões Nacionais desta vertente do ciclismo em todos os escalões.
Apesar de na Taça de Portugal de XCO a realizar no Centro de Ciclismo do Minho o acesso do público, por força das normas da DGS, não ser permitido, no Campeonato Nacional de Downhill a disputar na Penha, além de outras limitações, será obrigatório o cumprimento de diversas normas, entre as quais a de utilização de máscara e de distanciamento social.
 
 
Ricardo Costa “Orgulho e regozijo por Guimarães estar na retoma de uma atividade tão importante”
 
Ricardo Costa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, considera ser “motivo de orgulho e regozijo estar na retoma de uma atividade desportiva tão importante como é o ciclismo”, salientado que a Cidade Berço “está na linha da frente nesta altura em que não existem orientações claras da DGS para a atividade física”. “Deixamos aqui um sinal claro que é possível viver dentro desta nova normalidade. É importante que todos os territórios estejam comprometidos com uma necessidade que é fundamental e que passa por esta nova normalidade e pela abertura, neste caso, da atividade física”, afirmou o autarca.
Ainda em relação às provas a realizar em Guimarães, Ricardo Costa destacou que a Penha “é um pulmão verde muito importante e que possui condições ímpares e naturais para receber as provas de Downhill”, enquanto “a pista de Souto Santa Maria é fantástica e é utilizada várias vezes ao ano, para provas, treinos e lazer”.
 
Fernando Cardoso: “Muito satisfeito por estarmos na retoma do ciclismo”
 
Fernando Cardoso, presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, onde se localiza o Centro de Ciclismo do Minho, garantiu ser “com satisfação que estamos unidos para a retoma do ciclismo, de resto, tudo o que seja bom para a comunidade é positivo e deixa-nos muito satisfeitos”. “Todos estamos um pouco apreensivos com a situação que estamos a viver. É uma questão de as pessoas terem todos os cuidados e penso que não haverá problemas”, até porque “a pista do Centro de Ciclismo do Minho tem muito espaço e sendo tudo ao ar livre, acredito que vai correr bem”, referiu.
 
Roriz Mendes: “A Penha é um palco natural e com tradições no ciclismo”
 
Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, comentando a escolha da Penha para o Campeonato Nacional de DownHill, disse ser “com enorme prazer e orgulho que vamos receber esta iniciativa”. “A Penha é um palco natural para vários tipos de evento - com fortes tradições na área do ciclismo - e a ACM escolheu um excelente local para realizar esta prova e os ciclistas vão encontrar um espaço magnifico para desenvolver a sua”.
Roriz Mendes encara o regresso das provas de ciclismo com muito otimismo: “estamos a falar de uma modalidade que se pratica ao ar livre e, neste caso, num Monte com todas as condições para a prática da vertente. Nós temos de aprender a conviver com o vírus, respeitar a forma como ele se transmite, mas sem sermos vencidos pelo medo”, salientou.