Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada (Elites, Sub 23 e Femininas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O minhoto José Mendes (Sporting-Tavira) conquistou hoje, em Melgaço, o título nacional de fundo na categoria de elite, no culminar de uma prova de 197 quilómetros, disputada a alta velocidade, apesar de grande exigência do percurso. 
O minhoto José Mendes (Sporting-Tavira) conquistou hoje, em Melgaço, o título nacional de fundo na categoria de elite, no culminar de uma prova de 197 quilómetros, disputada a alta velocidade, apesar de grande exigência do percurso. 

Numa longa corrida praticamente sem um palmo de terreno plano, sucederam-se as fugas depois dos primeiros 60 quilómetros de competição. Primeiro estiveram adiantados oito corredores, entre os quilómetros 60 e 135. 

A situação de pelotão compacto não durou muito. Ao quilómetro 143 atacaram mais sete ciclistas. O único repetente das duas iniciativas foi o corredor que alinhou com o dorsal número um, o campeão nacional de 2018, Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA). Este grupo de fugitivos nunca teve grande margem sobre o pelotão e acabou por cindir-se. Os mais resistentes foram mesmo Domingos Gonçalves e César Fonte (W52-FC Porto), alcançados a 22 quilómetros da chegada. 

Quando se esperava que a subida só transposta na última volta fosse palco de ofensivas, não ocorreu qualquer movimentação de relevo. Sendo já na fase de aproximação à meta que Ricardo Mestre (W52-FC Porto) tentou surpreender de longe. O algarvio entrou no último quilómetro isolado, mas José Mendes respondeu nos mil metros finais. 

Disputado em subida acentuada, o quilómetro final deixou as emoções ao rubro, nos corredores e no público. Ricardo Mestre resistiu até à última curva, a 50 metros da chegada, mas José Mendes, num último fôlego, passou pelo portista e impôs-se ao fim de 4h39m33s de prova (média de 42,282 km/h). Ricardo Mestre foi o segundo classificado, a 2 segundos. Também a 2 segundos chegaria António Carvalho (W52-FC Porto), que pode lamentar não ter saltado do pelotão mais cedo, pois fez uma grande recuperação nos últimos 150 metros, quase “colando” a José Mendes. 

A competir no Minho natal, o vimaranense José Mendes saboreou um triunfo de grande emoção, para o próprio e para os muitos apoiantes que o vitoriaram após o final da corrida. 

“É sempre uma corrida especial, nunca se sabe o que vai acontecer. Proporcionou-se estar na frente na fase final e, no último quilómetro, fui buscar forças a todos aqueles que estavam a apoiar-me e a gritar por mim. As últimas pedaladas foram graças a eles. A corrida foi dura, disputada a grande velocidade. Ainda tenho de digerir este resultado”, confessou José Mendes, visivelmente emocionado. 

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada promovidos pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço, contaram com o apoio da Melsport, Quintas de Melgaço, Ukubo, Polisport, CisionScore TechArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías Baixas, Shimano, Vitalis, Bogani, Flynx, Strong Speed, Instituto Português do Desporto e Juventude e Jogos Santa Casa.

 



 

 

 

 A prova começou a definir-se com menos de 20 quilómetros percorridos, quando sete corredores atacaram a passaram a rolar destacados. A ofensiva pertenceu a Gonçalo Leaça (LA Alumínios-LA Sport), Ivo Pinheiro (Miranda-Mortágua), Hélder Gonçalves e Fábio Costa (UD Oliveirense-InOutBuild), Francisco Guerreiro e Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos). 

Os fugitivos rapidamente conquistaram mais de dois minutos de vantagem sobre o pelotão, onde soaram as campainhas de alarme. A mais cem quilómetros da chegada, na aproximação à segunda passagem pela meta, João Almeida movimentou-se e conseguiu fazer a “ponte” para a frente da corrida. 
Num circuito muito exigente, com as inclinações a serem complementadas pelo calor, o grupo da frente desintegrou-se. A cerca de 30 quilómetros da meta, João Almeida e Fábio Costa ficaram sozinhos na dianteira, enquanto no pelotão se sucediam movimentações para tentar alcançar o duo. 
Os perseguidores aproximaram-se perigosamente, mas João Almeida e Fábio Costa entenderam-se para discutirem o título a dois. Na dura subida do quilómetro final, João Almeida atacou para triunfar em solitário, ao cabo de 3h41m32s de corrida. Fábio Costa, único dos integrantes da primeira fuga que resistiu até final conseguiu o segundo lugar, a 11 segundos. O terceiro classificado, a 36 segundos, foi João Leite (Vito-Feirense-PNB). 
“Senti-me muito bem desde o início. Não tenho medo de arriscar e arrisquei. Penso que fiz um bom trabalho. Nem sempre as coisas correm como queremos, mas hoje foi perfeito. Decidi arriscar naquela altura, porque sabia que os adversários não estavam a contar e que, chegando à frente, tinha margem para descansar um pouco”, explicou João Almeida. 
O programa dos Campeonatos Nacionais de Estrada termina neste domingo, com a prova-rainha da competição, a corrida de fundo para elite. Será uma maratona de 197 quilómetros, com partida em Castro Laboreiro, às 11h00, e chegada prevista, ao centro de Melgaço, às 16h15, na oitava passagem pela meta. 

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada promovidos pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço, contam com o apoio da Melsport, Quintas de Melgaço, Ukubo, Polisport, CisionScore TechArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías Baixas, Shimano, Vitalis, Bogani, Flynx, Strong Speed, Instituto Português do Desporto e Juventude e Jogos Santa Casa.

 

PROGRAMA
 
 
Domingo, 30 de junho de 2019
Prova de fundo de Elites masculinos
Partida (11h00): Castro Laboreiro - Melgaço
Chegada (16h16): Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço




 

 

Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) juntou hoje o título nacional de fundo ao de contrarrelógio, que conquistara ontem, em Melgaço. A corredora da região Oeste repetiu a dobradinha, que já alcançara nos Nacionais do ano passado

A prova de elite feminina foi marcada por um ataque logo na primeira das quatro voltas, que juntou Daniela Reis e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) em cabeça de corrida. Com as duas ciclistas de elite esteve sempre a júnior Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ). 
O momento decisivo acabaria por acontecer na subida de acesso à entrada para a última volta. Daniela Reis desferiu um poderoso ataque, que a deixou sozinha na frente da corrida. Terminaria os 88,6 quilómetros em 2h38m51s. Raquel Queirós, sub-23 de primeiro ano, foi a segunda classificada, a 2m10s. Sandra dos Santos (Eneicat) fechou o pódio de elite, a 6m19s. 
“Cumpri o objetivo, mas não foi fácil. Hoje não estava num dia bom, a vitória foi sofrida. Tive de gerir para dar tudo na última volta. Já não corria em Portugal há um ano. Sabia que havia miúdas novas a andar muito bem. É excelente para o nosso ciclismo que haja jovens a quererem fazer o ciclismo evoluir”, afirmou Daniela Reis sobre a própria prova e sobre a oposição das rivais. 
Daniela Campos mostrou classe, pedalando de igual para igual com as duas melhores de elite. Por isso concluiu os 66,1 quilómetros da prova júnior isolada, sagrando-se campeã nacional no primeiro ano nesta categoria. Rafaela Ramalho (Maiatos) foi a segunda classificada, a 10m00s, e Beatriz Martins (Bairrada), chegou na terceira posição, a 11m22s. 
Os 43,6 quilómetros da prova de cadetes foram disputados até aos metros finais. Beatriz Roxo (Maiatos) venceu com2 segundos de vantagem sobre Beatriz Pereira (Bairrada). Sofia Gomes (Vilanovense/Coreva/Duorep) foi a terceira, a 8 segundos. 
Nádia Mendes (CE Gonçalves/Azeitonense) superiorizou-se em masters 30, com 11 segundos à melhor sobre Raquel Santos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e 21 segundos para Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team), segunda e terceira, respetivamente. 
Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) arrebatou o título de masters 40. Ana Azevedo foi a segunda classificada, a 17 segundos, e Rita Reis (Maiatos) encerrou os lugares de honra, a 6m35s. 
Maria Jesus (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) dominou a competição de masters 50, deixando a segunda classificada, Cláudia Ribeiro (Maiatos), a 6m27s, e a terceira, Cristina Luís (Bike & Nutrition Shop), a 11m59s. 
Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada promovidos pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço, contam com o apoio da Melsport, Quintas de Melgaço, Ukubo, Polisport, CisionScore TechArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías Baixas, Shimano, Vitalis, Bogani, Flynx, Strong Speed, Instituto Português do Desporto e Juventude e Jogos Santa Casa.

 

PROGRAMA
 
 
Sábado, 29 de junho de 2019
Provas de fundo de Sub 23 masculinos e Femininas
Partida: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço
Chegada: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço
Femininas: Partida às 10h00 e chegada prevista para as 12h24
Sub 23: Partida às 14h30 e chegada prevista para as 18h21
 
Domingo, 30 de junho de 2019
Prova de fundo de Elites masculinos
Partida (11h00): Castro Laboreiro - Melgaço
Chegada (16h16): Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço
 
 

 

 


 

 







 

 


 









O minhoto José Gonçalves (Team Katusha Alpecin) e Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) sagraram-se hoje, em Melgaço, campeões nacionais de contrarrelógio na categoria de elite. João Almeida (Hagens Berman Axeon) venceu em sub-23.
Os irmãos Gonçalves foram os dominadores durante os 32,3 quilómetros contrarrelógio de elite. À semelhança do ano passado, ocuparam as duas primeiras posições, embora trocando de lugar. Desta vez o mais forte foi José Gonçalves.
O corredor da Katusha Alpecin foi o único a completar a prova em menos de 43 minutos, registando 42m46s à chegada (média de 45,316 km/h). Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) gastou mais 21 segundos. O terceiro e melhor elemento das equipas portuguesas foi António Carvalho (W52-FC Porto), a 1m03s do vencedor.
“Era um percurso mesmo à minha medida. Comecei acima das minhas capacidades e paguei isso na primeira subida. Tentei gerir daí para a frente e recuperar. Depois dei tudo para chegar com o melhor tempo. Ainda não estou na minha melhor condição física, mas estou perto. Foi hoje anunciado que faço parte dos oito convocados da equipa para a Volta a França e todas as vitórias são motivadoras. No domingo, tendo em conta que nunca vencei o campeonato nacional de fundo, vou dar o meu máximo para tentar ganhar a corrida”, promete José Gonçalves.
As femininas cumpriram 24,6 quilómetros, igualmente duros. Daniela Reis partia como grande favorita e não desiludiu. A corredora da região Oeste cortou a meta ao fim de 39m45s, revalidando o título de contrarrelógio, com uma média de 37,194 km/h. Seguiram-se duas ciclistas do CE Gonçalves/Azeitonense, Liliana Jesus, a 3m41s, e Melissa Maia, a 3m48s.
“Foi um contrarrelógio muito duro para o que costumamos fazer, mesmo no circuito internacional. A primeira fase era acessível, mas a partir dos 14 quilómetros tornava-se muito exigente. Senti-me muito bem. Encontrei o meu ritmo logo na fase inicial, embora fizesse essa parte a gerir as forças, porque sabia das dificuldades que encontraria mais à frente. Sabia que estava bem preparada e cumpri o objetivo de revalidar o título”, afirmou Daniela Reis.
O percurso dos sub-23 foi o mesmo das corredoras de elite. A luta foi a dois, entre João Almeida e Jorge Magalhães (W52-FC Porto), embora com grande superioridade do corredor da formação dos Estados Unidos, que ficou a 2 segundos de dobrar o portista.
João Almeida pedalou à média de 45,253 km/h, completando a corrida em 32m37s, menos 58 segundos do que Jorge Magalhães. O terceiro, a 1m53s, foi o sub-23 de primeiro ano Guilherme Mota (UD Oliveirense/InOutBuild).
“Foi um contrarrelógio muito duro, a meio já estava com dores nas pernas, mas é mesmo assim no contrarrelógio. Estava à procura de uma vitória. Espero que este triunfo seja o virar da página para o resto da temporada. Amanhã, na corrida de fundo, vou lutar pela vitória. Na minha equipa sou eu e o André e tudo faremos para ganhar, apesar de o nível ser alto”, salienta João Almeida.
O programa dos Campeonatos Nacionais de Estrada prossegue neste sábado. Às 10h00 será dado o tiro de partida para a corrida feminina. As corredoras de elite irão percorrer 88,6 quilómetros, terminando à quarta passagem pela meta, mais uma volta do que as juniores que vão pedalar durante 66,1 quilómetros e mais duas do que as cadetes e as masters que terão de enfrentar 43,6 mil metros. Os sub-23 masculinos também lutam pelo título de fundo no sábado, a partir das 14h30. O percurso dos jovens corredores terá um total de 143,2 quilómetros. Estas duas provas começam e terminam na Câmara Municipal de Melgaço.
Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada promovidos pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço, contam com o apoio da Melsport, Quintas de Melgaço, Ukubo, Polisport, CisionScore TechArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías Baixas, Shimano, Vitalis, Bogani, Flynx, Strong Speed, Instituto Português do Desporto e Juventude e Jogos Santa Casa.

 

PROGRAMA
 
 
Sábado, 29 de junho de 2019
Provas de fundo de Sub 23 masculinos e Femininas
Partida: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço
Chegada: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço
Femininas: Partida às 10h00 e chegada prevista para as 12h24
Sub 23: Partida às 14h30 e chegada prevista para as 18h21
 
Domingo, 30 de junho de 2019
Prova de fundo de Elites masculinos
Partida (11h00): Castro Laboreiro - Melgaço
Chegada (16h16): Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço
 
 

 

 Ficheiro para download (42,5 mb) aqui

 

 

 

Melgaço tem excelentes condições naturais e artificiais, nomeadamente com o seu Complexo Desportivo, para a prática do desporto. Ademais, tem vindo a promover eventos desportivos de referência, a nível regional, nacional e internacional, atraindo atletas de vários pontos do País, mas também de Espanha. Este sucesso muito se deve ao seu «braço armado» para o desporto que é a empresa municipal MELSPORT, EM., a qual tem ao seu dispor equipas de trabalho qualificadas que se envolvem nos diferentes projetos desportivos e que nos permitem, a todos, alcançar o sucesso.

 

O desporto é uma alavanca de desenvolvimento da economia local e é este caminho que queremos potenciar. Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto com cariz competitivo e/ou de lazer! 

 

É nossa intenção continuar a apostar no desporto. Foi por este motivo que, em 2019, reforçamos a aposta nas provas de ciclismo de estrada, com o acolhimento das competições mais importantes no panorama nacional. 

 

É um orgulho para nós saber que Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, é reconhecido e escolhido para receber provas tão importantes como é o caso do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada. É, sempre, um desafio! Que nos faz crescer e melhorar sempre a cada evento que recebemos.

 

Boa sorte a todos!

 

José Adriano Lima

Presidente do Conselho de Administração da Melsport, EM

 

 

 

Melgaço recebe, de 28 a 30 de junho, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada (Elites, Sub 23 e Femininas), competição organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, presidiu à cerimónia de apresentação dos Campeonatos realizada no dia 5 de junho no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.

Durante três dias, Melgaço acolhe os cerca de 200 participantes esperados, as respetivas equipas técnicas e os amantes da modalidade, numa iniciativa que vai dinamizar a economia local e proporcionar um espetáculo de elevada qualidade, oferecido pelos melhores ciclistas portugueses.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, presidiu à cerimónia de apresentação dos Campeonatos que contou também com a presença de Manoel Batista (Presidente da Câmara Municipal de Melgaço), Delmino Pereira (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), José Luís Ribeiro (Presidente da Associação de Ciclismo do Minho), José Adriano Lima (Presidente da Melsport), Inácio Ribeiro (Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal), Vítor Dias (Delegado do IPDJ), dos ex-ciclistas Cândido Barbosa e Sérgio Sousa e de, entre outros, autarcas e representantes da Escola Superior de Desporto e Lazer Instituto Politécnico de Viana do Castelo).
 

O programa arranca com a disputa dos títulos nacionais de contrarrelógio, ao início da tarde de sexta-feira, dia 28. Ao meio-dia inicia-se o contrarrelógio de elite feminina, seguindo-se a prova individual de sub-23 masculinos. As duas corridas serão feitas num traçado de 24,6 quilómetros. Pouco depois das 13h30 sai para a estrada o primeiro corredor masculino de elite. A prova desta categoria terá 32,3 quilómetros. Todos os contrarrelógios vão ligar o Centro de Estágios de Melgaço à Câmara Municipal.
Sábado, 29 de junho, é o dia escolhido para as primeiras provas de fundo. Às 10h00 será dado o tiro de partida para a corrida feminina. As corredoras de elite irão percorrer 88,6 quilómetros, terminando à quarta passagem pela meta, mais uma volta do que as juniores que vão pedalar durante 66,1 quilómetros e mais duas do que as cadetes e as masters que terão de enfrentar 43,6 mil metros. Os sub-23 masculinos também lutam pelo título de fundo no sábado, a partir das 14h30. O percurso dos jovens corredores terá um total de 144,4 quilómetros. Estas duas provas começam e terminam na Câmara Municipal de Melgaço. 
A corrida mais esperada é a prova de fundo para elite, marcada para as 11h00 de domingo, 30 de junho. A partida será em Castro Laboreiro e a chegada na Câmara de Melgaço, à oitava passagem pela meta, depois de percorridos 181 quilómetros. 
As provas de fundo vão desenrolar-se num circuito exigente, rompe-pernas, com pouco terreno verdadeiramente plano. A meta está instalada no topo de uma rampa de um quilómetro com inclinação média de 8,5 por cento, destacando-se os 500 metros finais, em empedrado, e com uma pendente de 11 por cento. 
A prova de elite e a de sub-23 guardam um ingrediente especial. Uma subida de 3 quilómetros com inclinação média de 4 por cento, que será apenas transposta na última volta, apimentando ainda mais a discussão pelas camisolas de campeão nacional. 

 

João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e Desporto)
 
Na cerimónia e apresentação dos Campeonatos Nacionais, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, salientou o "espírito descentralizador" dos eventos da Federação Portuguesa de Ciclismo que este ano completa 120 anos de existência.
"Descentralizar também faz parte das preocupações do Governo. Daí o nosso apoio ao ciclismo, porque é uma modalidade que vai encontro das pessoas, basta saírem de casa e têm uma envolvência extraordinária com o Desporto", disse João Paulo Rebelo. 
João Paulo Rebelo destacou ainda que “Melgaço é um município amigo do desporto em geral e do ciclismo, sabendo aproveitar todos os ingredientes que envolvem o concelho e está presente na organização destes eventos. De resto, descentralizar também faz parte das preocupações do Governo. Daí o nosso apoio ao ciclismo e a estes Campeonatos Nacionais”.
 
Delmino Pereira (Presidente da FPC)
 
Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, começou por referir que “os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada são dos pontos altos do calendário velocipédico nacional. É das provas que se realiza há mais anos e dos títulos mais cobiçados pelos ciclistas. É também a única prova que recebe todos os ciclistas portugueses, mesmo aqueles que correm no estrangeiro e que vêm cá nesta altura para participar nos Campeonatos Nacionais”. 
"Temos esta preocupação de organizar os campeonatos em várias regiões, onde há uma grande identificação com a marca do ciclismo, que gosta de percorrer os territórios. A aposta em Melgaço é uma decisão feliz, porque se trata de uma vila amiga da modalidade", disse o dirigente.
 
Manoel Batista (Presidente da Câmara Municipal de Melgaço)
 
Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, considerou ser um "privilégio" receber eventos desta dimensão: “Temos um orgulho enorme em receber os Campeonatos Nacionais de Ciclismo e estar ligados há vários anos à modalidade, quer através das provas de estrada como de BTT. É verdade que temos uma boa qualidade de terreno, mas também temos gente que sabe organizar e aqui fica o mérito para a Melsport”.
O autarca abordou ainda a parceria com a Associação de Ciclismo do Minho afirmando que “esta ligação tem sido felicíssima e é para manter por muitos anos", salientando que a ACM “tem sido um parceiro exemplar para a Câmara e para a Melsport e isto permitiu-nos colocar o Município na senda do ciclismo”.
 
José Luís Ribeiro (Presidente da ACM)
 
José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, mostrou-se orgulhoso pelo fato dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada se realizarem em Melgaço e salientou o êxito da parceria com a autarquia do Alto Minho.
“Estamos convictos que os Nacionais serão um momento marcante na história dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo. A competição a realizar-se aqui é, não só, o reconhecimento do trabalho que tem sido feito pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Melsport mas, também, motivo de grande satisfação para a Associação de Ciclismo do Minho, estando a ACM grata pela confiança que a autarquia e a FPC depositaram em nós para a realização destes campeonatos”.
José Luís Ribeiro mostrou-se confiante nuns Campeonatos Nacionais “memoráveis e pautados, por parte dos atletas, pela observância pelos princípios da ética, espírito e da verdade desportiva”.
O dirigente minhoto classificou a parceria com a autarquia de Melgaço como “um exemplo para o País porque existe uma cooperação absolutamente invejável, muito positiva e onde sobressai o mérito do trabalho e a forma sustentada e criteriosa como são promovidas as iniciativas”. “O protocolo entre Melgaço e a ACM, na nossa opinião, é, não apenas, benéfico para a promoção da prática desportiva, mas também constitui um contributo para o desenvolvimento da economia local”, afirmou José Luís Ribeiro.
 
José Adriano Lima (Presidente do Conselho de Administração da Melsport)
 
José Adriano Lima, presidente do Conselho de Administração da Melsport, considerou a realização dos Campeonatos Nacionais em Melgaço “o momento alto duma relação de cooperação que temos com a ACM e com a FPC” que já “permitiu a Melgaço acolher muitos e grandes eventos desportivos”.
O autarca deixou ainda um desafio aos atletas e às equipas: “venham ao nosso território, tragam energia e vontade de nos proporcionem um grande espetáculo desportivo, que nós, aqui em Melgaço, vamos preparar o resto, ou seja, vamos criar todas as condições para que o evento seja um êxito”.
 
Cândido Barbosa (ex-ciclista)
 
Cândido Barbosa, ex-ciclista (Campeão Nacional de Estrada e Contrarrelógio e Campeão Europeu de Esperanças), também esteve presente na apresentação dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada. O ex-ciclista começou por referir que no seu vasto palmarés “não conto com vitórias em Melgaço e porquê? Porque o ciclismo não passava por cá. Por isso, os meus parabéns por abraçarem o projeto com a Associação de Ciclismo do Minho e da FPC para que estas novas gerações possam conhecer esta parte do nosso País, que tem excelentes condições”.
De resto, “tenho a certeza que estes campeonatos vão ser bem disputados porque o terreno por si irá fazer alguma seleção. Estes campeonatos vão ser disputados ao mais alto nível e quem os vencer terá todo o mérito de andar com a camisola durante o ano”, concluiu.
 
Daniela Reis (Campeã Nacional de Fundo e Contrarrelógio)
 
Daniela Reis, Campeã Nacional de fundo e de contrarrelógio de elite em 2018 considerou que “os Campeonatos Nacionais são o objetivo de qualquer atleta. Poder vestir a bandeira portuguesa ao peito durante toda uma época é um orgulho enorme. No meu caso, a correr no estrangeiro, as equipas dão imenso valor a um campeão nacional e acaba por dar também mais alguma visibilidade ao ciclismo feminino português. A corrida de fundo antevê-se realmente dura, pelo percurso e pelo calor que costuma estar nesta altura do ano. O contrarrelógio parece me mais acessível do que no ano passado, mas não deixa de ser bastante duro para o que o pelotão feminino está habituado”. 
 
João Almeida (Vice-Campeão de Fundo e Contrarrelógio)
 
João Almeida, Vice-Campeão nacional de fundo e de contrarrelógio de sub-23 em 2018, considerou que os Campeonatos Nacionais em Melgaço vão ser duros:  “Acredito que será uma corrida dura e bem disputada. O nível no Nacional é sempre muito alto. A corrida é sempre muito aberta e o fator sorte/oportunidade é muito importante. Estar no sítio certo a hora certa é meio caminho andado para a vitória. Lutar pela vitória é algo muito importante para mim, uma vez que significa representar o nosso país e a nossa bandeira lá fora, dando visibilidade às cores nacionais”.
 
 
FICHEIROS AUDIO (mp3)
 
 
 
 
 

Os pedidos de acreditação de jornalistas devem ser formalizados, até as 15 horas do dia 27 de junho de 2019, através do envio do respetivo formulário para o endereço de email geral@acm.pt.
O formulário de pedido de acreditação encontra-se disponível aqui.

 

Melgaço, além de possuir excelentes condições para a prática do ciclismo e para acolher e organizar grandes eventos, impulsionou uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação de Ciclismo do Minho e a Melsport que contribui não apenas para a promoção de Melgaço e o desenvolvimento da economia local mas, também, estimula a prática desportiva, nomeadamente do ciclismo.
 
A parceria tem-se revelado de sucesso, com avaliações positivas para todos, destacando-se as capacidades de inovar e de antecipar o futuro evidenciadas pela Câmara Municipal de Melgaço, pela Melsport e pelos seus colaboradores.
 
Através de uma estratégia, sustentada e criteriosa, de promoção e de desenvolvimento, Melgaço acolheu anteriormente os Campeonatos Nacionais de BTT Maratonas e de Ciclocrosse, além de ser palco regular de atividades desportivas dos Campeonatos do Minho e da Taça de Portugal de várias vertentes do ciclismo. 
 
Essa estratégia elevou Melgaço a uma condição de excelência e de qualidade que, aliada à ímpar beleza natural, à cultura, à gastronomia, ao incomparável e sublime Alvarinho e à excecional arte de bem receber, é garante de sucesso e induz uma enorme vontade de regressar ao destino de natureza mais radical de Portugal.
 
A Câmara Municipal de Melgaço e a Melsport merecem o reconhecimento pelo contributo para, entre outros, o desenvolvimento do ciclismo e para a promoção da prática desportiva, numa homenagem extensiva a todos os melgacenses pela forma hospitaleira, pelo apoio e pelo carinho que dedicam ao ciclismo.
 
Acreditamos e tudo faremos para que a gratidão a Melgaço também ocorra nestes Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada que se realizam no momento marcante e histórico da comemoração dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo.
 
Esperamos e tudo faremos para que estes sejam uns Campeonatos Nacionais memoráveis e pautados, por parte de toda a comunidade velocipédica, pela observância dos princípios da ética, do espírito e da verdade desportiva.
 
Desejamos e tudo faremos para que nos Campeonatos Nacionais vençam os melhores. Mas também apostaremos para que todos, no regresso a casa, levem consigo boas recordações do Minho e das suas gentes. E que essas recordações perdurem no tempo.

 

José Luís Ribeiro

Presidente da Associação de Ciclismo do Minho

 

 

 

 

Melgaço centra-se numa imagem forte e que alavanca toda a oferta complementar. As caraterísticas geográficas e geológicas concedem-nos uma posição de destaque! 

 

Temos tudo para se viver momentos fantásticos, sejam eles gastronómicos, radicais, em volta da natureza e mesmo da cultura e património. Orgulhamo-nos de conseguir praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano. Temos uma deliciosa gastronomia. Um Alvarinho único! 

 

Este posicionamento remete para uma imagem de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais ativa, mais jovem, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais que permitam aos visitantes a prática de desportos e a fruição de recantos ricos em paisagem, história, cultura e tradição. 

 

Temos a certeza de que o Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada mobilizará à nossa região muitas pessoas, não só atletas, como curiosos movidos pela adrenalina do ciclismo. Serão bem recebidos! Juntamente com os parceiros locais, conseguimos oferecer díspares propostas, para todos os gostos e idades: cultura, desporto, gastronomia…!

 

Não duvidamos de que se vão apaixonar por Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal!

Um bem-haja a todos os que nos visitam nesse dia, em especial aos atletas que, vão Descobrir Melgaço durante o Campeonato. 

 

Boa sorte!

 

Manoel Batista

Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

 

 

 

 

Os Campeonatos Nacionais são, em qualquer país, uma das provas-rainhas do ciclismo. Os Campeonatos Nacionais de Estrada são os mais importantes de todos, por juntarem  no mesmo pelotão os corredores da vertente mais desenvolvida e mediática da modalidade.

 

Esta competição, pela relevância nacional que encerra, é também a oportunidade para afirmar o ciclismo como um desporto que contribui para a unidade territorial do país, levando os principais eventos e os melhores praticantes a todo o país.

 

O local escolhido para a edição de 2019 foi Melgaço, uma decisão feliz, porque leva a animação e o entusiasmo do desporto de alto nível a um município que investe no desporto e que gosta de ciclismo, recebendo provas de referência em diferentes vertentes e disciplinas da modalidade.

 

A edição de 2019 dos Campeonatos Nacionais de Estrada será organizada pela Associação de Ciclismo do Minho. Faço votos para que a organização corra de acordo com o programado pelas empenhadas gentes minhotas e para que Melgaço sinta o impacto económico e social positivo de acolher um acontecimento desta dimensão.

 

Deixo uma palavra final para os corredores e para as equipas participantes, desejando-lhes a melhor sorte e apelando ao sentido de responsabilidade de todos para que estes Nacionais sejam exemplares sob o ponto de vista do desportivismo e da ética.

 

Delmino Pereira

Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

 

 

Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita: uma descoberta à parte!

Com 238,25 km² de área e 9 213 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).

Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso PNPG. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

As Festividades do concelho são marcadas, anualmente, por três grandes eventos – a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, o Melgaço em Festa (com o Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço), e a Festa do Espumante, que atraem ao concelho milhares de pessoas.

Melgaço vem-se afirmando como uma referência de qualidade e de oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação a serem hoje um motivo de atração turística, como o vinho Alvarinho e o fumeiro.