Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
8º Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal

Mais de oito centenas de participantes marcaram presença no 8º Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães.
Tiago Machado, José Mendes, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Mário Miranda, José Luís Galdamez, Carlos Resende, Carlos Rocha e Tierri Mendes foram algumas das presenças na iniciativa que assinalou a Batalha de São Mamede de 1128.
Com um balanço extremamente positivo, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” mais de 800 participantes, número que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Liberty Seguros, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Promovido desde 2009 e sendo praticamente a única atividade (para além da sessão solene oficial promovida pela autarquia de Guimarães) que assinala o 24 de junho de 1128, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal tem a particularidade de proporcionar momentos de interação e de convivência com figuras públicas e ícones do desporto, para além de possibilitar a participação de toda a família.
A iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial oferecida pela Liberty Seguros e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento. A 8ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre.
Tiago Machado (Team Katusha), José Mendes (Bora-Argon 18), Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Cândido Barbosa (ex-ciclista), Mário Miranda (ex-treinador de ciclismo), José Luís Galdamez (ex-ciclista), Carlos Resende (considerado um dos melhores andebolistas portugueses de sempre), Carlos Rocha e Tierri Mendes, Campeões do Minho de BTT XCM e atletas da equipa Saertex Portugal | Edaetech, entre outros, foram algumas das presenças.
Referência ainda para a presença de um grupo de participantes com bicicletas antigas, vestidos à época, assim como de atletas das seguintes equipas e grupos: 100 Stress, 4teamBTT, A Modinho, ACDar ao Pedal, Amadeu Bastos Alumínio - Lixa, Amigalhaços Bike, Amigos 100 Team, Anjosbike, AQQT - Antes Quebrar Que Torcer, Arcádia Nicolina, ASC / Formadestemida, Associação de Paraquedistas de Guimarães, Bais na Bike, Bike Zone - Guimarães, BikeTeam, BTT Berço, BTT Caminhos Fracos, BTT Cerca, BTT Margens do Cávado, BTT Pedal Berço, BTT Pisca, BTT Selho, BTT Serzedo, BTT Torcatense / Casa Myzé, BTTaipas, BTToks, BVG Biketeam, Caminhos Fracos, CC Spol Concello de Porriño Abanca, Centro Ciclista de Avidos, Centro de Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics, Cercigui, Ciclo Mário Miranda, Clube BTT Redline, Clube de Cicloturismo de Calvos, Compedal - Casa do Povo de Briteiros, Confecções Cruzeiro, Dmx - Moto Areal, DoYouRun, Entorna Pipas, Erdal, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, Eu e Elas, ExtremeBike, Família Costa, FC Famalicão / Soniturismo / Bike World, Fernandes da Silva, GTC, Gteam, Guimatrilhos, K Mara BTT, Kedas Fixes BTT, Lentos, Monta Kabra, Montanhistas BTT, Muralhas BTT, Olhares Curiosos, Os da Vigairada, Os dois Amigos, Os Frakinhos, Os Gulosos, Os Rôtos, Pedaladas São Torcato, PedalBerço, Pinheiro BTT, Poelama.Net, Polvoreira BTT, Quedabike, Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão / Santa Cruz, RFM Lixa, Rio Fit BTT, Rise Sport, Roda na Frente, Saertex Portugal | Edaetech, Seissa / Mgb Bikes / Matias & Araújo / Frulact, Sempre Andar, Serzedelo BTT, Silvares Com Vida, Sodesce, Sport Ciclismo de S. João de Ver, Superbike, T.T.T. Cabeleireiros Vitória, Trilhos e Pegadas, Trio Maravilha, Umrunners, Vimaranes BTT e Xaimites BTT.
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Amares, Barcelos, Braga, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Saint-étienne, Santo Tirso, São João da Madeira, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Vizela.
Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015).
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoLiberty SegurosCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignTempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de GuimarãesVitrus AmbienteSalvaggioUnião de Freguesias de Atães e RendufeLike BikeControlsafe, DecathlonHermotor - FordGuimarãeShopping, EyemotionGuimarpeixeHotel ibis - GuimarãesEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.IPDJRoda na Frente e Ciclismo a Fundo (revista oficial).

Terminado o período de inscrições online (19 horas do dia 23 de junho), as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado que funcionará, a partir das 08h30 do dia 24 de junho, junto ao local de partida.

Carlos Resende, considerado um dos melhores andebolistas portugueses de sempre, participará no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães.

Confirmada está igualmente a participação de Tiago Machado (Katusha), José Mendes (Bora-Argon 18), Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Cândido Barbosa (ex-ciclista) e de Carlos Rocha (Campeão do Minho de BTT XCM).
Carlos Resende conquistou como atleta 7 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 3 Taças da Liga. Ao serviço da seleção nacional obteve 250 internacionalizações e participou por quatro vezes em grandes competições internacionais. Em 2000 foi eleito o melhor lateral esquerdo do Europeu da Croácia e foi-lhe atribuída a medalha de mérito desportivo. Começou a sua carreira como treinador em 2006, tendo conquistado três troféus em três anos, ao serviço do FC Porto. É desde 2011 o treinador do ABC de Braga, clube ao serviço do qual venceu um título de campeão nacional e a Taça Challenge 2015/2016. 
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial, seguro e sorteio de vários prémios), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt - aqui).
A iniciativa pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". 
A 8ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
O Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre.
Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por dois grupos de participantes (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.
Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015).

Pré-convocados para os Jogos Olímpicos, os ciclistas minhotos Tiago Machado e José Mendes participam no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães.

A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial, seguro e sorteio de vários prémios), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt - aqui).
Os ciclistas profissionais minhotos – que já disputaram a Volta a França e estão pré-convocados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - associam-se assim à 8ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Confirmada está igualmente a participação de Cândido Barbosa (ex-ciclista), Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo) e de, entre outros, Carlos Rocha (Campeão do Minho de BTT XCM). 
A 8ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
O Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre.
Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por dois grupos de participantes (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.
Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015).
 

Em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre, o Passeio Dia 1 de Portugal integrará este ano o Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos, aumentando-se assim as opções de participação na iniciativa.

O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 25 Kms mas que se alonga para cerca de 35 Kms com o passeio inicial pelo Centro Histórico de Guimarães e com o acesso final ao local de partida/chegada. 
O percurso do Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos terá um acumulado positivo 800mts e um tempo de duração estimado entre 2 e 3 horas, dependendo do grau de preparação dos participantes.

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT.
As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online (aqui).

A 8ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". 
A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família. Tiago Machado (Katusha), José Mendes (Bora-Argon 18), Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Cândido Barbosa (ex-ciclista), Carlos Resende e Carlos Rocha (Campeão do Minho de BTT XCM), são algumas das presenças confirmadas.
O Trilho do Fundador/Profº Orlando Lemos, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre.
Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por dois grupos de participantes (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoLiberty SegurosCisionArrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Vitrus AmbienteSalvaggioUnião de Freguesias de Atães e RendufeLike BikeControlsafe, DecathlonHermotor - Ford, Foto Fundador - Imagens Aéreas, GuimarãeShopping, Guimarpeixe, Hotel ibis - Guimarães, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.IPDJRoda na Frente e Ciclismo a Fundo (revista oficial).
Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015).

As inscrições para o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal devem ser efetuadas online (aqui)
.