Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2º Passeio “Pedalar Pela Igualdade”

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado do "2º Passeio “Pedalar Pela Igualdade".
O secretariado funcionará na na PAC - Plataforma das Artes e da Criatividade (Avenida Conde Margaride - Guimarães), a partir das 09 horas do dia 25 de outubro.

 

Promover a prevenção contra a violência doméstica é o mote do passeio organizado pela Desincoop que se realizará no dia 25 de outubro em Guimarães. A iniciativa é de participação gratuita e as inscrições podem ser formalizadas online  (www.acm.pt).
O início está marcado para as 10h00, na PAC - Plataforma das Artes e da Criatividade (Avenida Conde Margaride - Guimarães), onde estará patente uma exposição sobre a temática que abre ao público no dia 9 de outubro. Os participantes são desafiados a participar no passeio com uma peça de vestuário ou acessório pessoal (camisola, lenço, cachecol, capacete, etc.) cor de laranja, associando-se assim aos “Dias Laranja” proclamados pelas Nações Unidas.
O Passeio “Pedalar Pela Igualdade” é aberto à participação de todos os interessados (participação gratuita com oferta do seguro desportivo), estando previsto um percurso de baixa dificuldade que terminará na Casa de Dardos, junto do Multiusos de Guimarães. As inscrições para o passeio – promovido com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho - devem ser formalizadas em www.acm.pt.
Sensibilizar e alertar a sociedade em geral e os poderes públicos para a problemática dos atentados aos direitos humanos e aos direitos das mulheres são alguns dos objetivos do Passeio “Pedalar Pela Igualdade” promovido pelo segundo ano pela Desincoop.
De acordo com a organização, “apesar de todos os progressos que se verificaram nas décadas mais recentes, a desigualdade de género e a violência contra as mulheres continua a fazer-se sentir como comprovam os múltiplos relatórios de organizações internacionais ONU, PNUD, OCDE, Comissão Europeia entre outras”. "Há 70 anos as mulheres foram vítimas de extrema violência durante o nazismo. As mulheres Roma e Sinti, tal como as mulheres judias ou as mulheres com deficiência foram esterilizadas, sujeitas a experiencias médicas cruéis e antiéticas, trabalhos forçados, abusos sexuais e a maioria, depois de sujeita a tanto sofrimento, foi exterminada", relembra a organização fazendo notar que "na União Europeia estima-se que 50.000 mulheres ou raparigas tenham sido sujeitas ao ritual da mutilação genital, 40 a 45% das mulheres europeias referem ter sido alvo de assédio sexual no local de trabalho, 175.000 mulheres, provenientes de países de Leste, são traficadas para prostituição forçada sobretudo na Europa,  o casamento forçado é outra forma de violência sobre o qual não existem estatísticas nem estudos, o mesmo acontecendo quanto à esterilização forçada, sobretudo nas mulheres ROMA /ciganas, mulheres com doenças psíquicas e transsexuais que são esterilizadas sem consentimento.
As Nações Unidas proclamaram o período entre 25 de outubro e 25 de novembro como “Dias Laranja” que a Desincoop tem vindo a promover e que este ano integram várias iniciativas, entre as quais o Passeio “Pedalar Pela Igualdade”.