Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO Raiz Carisma
1# Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros

Souto Santa Maria acolheu a prova inaugural do Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros que chamou à freguesia vimaranense muito público e cerca de três centenas de atletas. José Dias, após um sprint muito discutido com o Campeão Nacional Gonçalo Amado, foi declarado vencedor em elites. Os restantes vencedores foram Ana Vigário (femininos), Diogo Brás (juniores), Hélder Braga (masters 30), Liliana Lopes (masters femininas), Abel Machado (masters 40), Fernando Silva (masters 50), Nuno Costa e Marta Branco (cadetes), João Lobo e Ana Santos (juvenis), Tiago Dias e Beatriz Pereira (infantis), Rafael Sousa e Mariana Magalhães (iniciados), Gonçalo Rodrigues e Lara Azevedo (pupilos-benjamins), e Rafael Martins (promoção). Coletivamente triunfaram ASC/Bike Zone-Vila do Conde (competição) e Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).
O 1º BTT XCO Raiz Carisma, disputado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria, em Guimarães, assinalou o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros e contou com a presença de cerca de três centenas de atletas de Cross Country Olímpico, incluindo a Seleção Portuguesa de Juniores e algumas equipas da vizinha Espanha.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, o 1º BTT XCO Raiz Carisma, além da “nata” do XCO nacional, atraiu ao Parque Desportivo de Souto Santa Maria muito público (adeptos da modalidade e muitos curiosos).
Saldando-se num êxito desportivo e organizativo, a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros foi disputada num dia cinzento em que a lama nalgumas zonas do circuito acrescentou dificuldades na pista rápida de Souto Santa Maria.
No escalão de elites, a luta pela vitória foi acesa do primeiro ao último centímetro da corrida, com um trio composto pelo Campeão Nacional Gonçalo Amado (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão), José Dias (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e Roberto Ferreira (Centro Ciclista de Gondomar / Gondobike) a efetuar praticamente toda a prova na frente.
Com os três atletas a entrarem isolados na reta da meta e após um sprint muito disputado entre Gonçalo Amado e José Dias, o Colégio de Comissários atribuiu a vitória a José Dias, enquanto Gonçalo Amado foi segundo. Roberto Ferreira, com uma pequena vantagem, foi o terceiro classificado.
Em femininos, Ana Rita Vigário (Patocycles / Coluer / CRD Santa Cruz) venceu de forma clara, deixando a minhota Campeã Nacional de sub 23 Joana Monteiro (ASC/Bike Zone-Vila do Conde) em segundo lugar. De regresso à competição depois de lesão, a Campeã do Minho de BTT XCO, Ana Rita Vale (BaToTas / Ponte de Lima), terminou no terceiro posto.
Em representação da seleção nacional de juniores, Diogo Brás (Marrazes / Brejinho / Joficina / Bike Zone Leiria) venceu e concluiu a corrida do seu escalão à frente de Bruno Silva (Longusbike Team / Carlicporto) e Vítor Lima (Escola Tomatubikers Famalicão).
Em masters 30, o minhoto e Vice-Campeão Nacional de Ciclocrosse Hélder Braga (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), apresentou-se em grande forma e foi o vencedor do 1º BTT XCO Raiz Carisma, ficando na segunda posição Celestino Faria (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim) e na terceira Pedro Marques (União de Ciclismo de Leiria).
Na competição feminina de masters a vencedora foi Liliana Lopes (ASC/Bike Zone-Vila do Conde) e na segunda posição classificou-se Ligia Maia (ProRebordosa / Garrafeira Gomes).
Abel Machado (ASC/Focus Team-Vila do Conde), vice-campeão do Minho em master 40, chamou a si o triunfo em Souto Santa Maria deixando o campeão minhoto Mário Fernandes (Rodabike / ACRG / Gondomar) em segundo e o espanhol José Gomez (Borjas Bike Team) em  terceiro.
Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar) ganhou no escalão de masters 50 com as restantes posições do pódio a serem ocupadas por Joaquim Barbosa (FAC / Famalicense Atlético Clube) e João Araújo (JUM Marinhas / Sanitop / KTM).
Nuno Costa e a vimaranense Marta Branco, ambos da equipa ASC/Focus Team-Vila do Conde, foram os melhores no escalão de cadetes, deixando na segunda posição Tiago Fernandes (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e Raquel Queirós (ASC/Focus Team-Vila do Conde) e na terceira Guilherme Fonseca (ND Travanca / Bicicletas Andrade e Diana Carvalho (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim).
Nos escalões de Escolas, a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact obteve o pleno no escalão de juvenis com João Lobo, Pedro Silva e Manuel Barbosa a preencherem o pódio, enquanto em femininos os primeiros lugares foram ocupados por Ana Santos (ASC / Focus Team-Vila do Conde), Beatriz Faria (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) e Rafaela Ramalho (Escola BTT de Matosinhos).
Em infantis, Tiago Dias (CRC Garbo / Vegas Cosmetics) foi o vencedor, ficando na segunda posição Miguel Pedroso (Escola Tomatubikers Famalicão) e na terceira o colega de equipa Paulo Fernandes. Em femininos, venceu Beatriz Pereira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics), Sara Ferreira (Escola BTT Matosinhos) foi segunda e Mariana Líbano (Individual) a terceira.
Rafael Sousa (ASC / Focus Team-Vila do Conde) e Mariana Magalhães (ASC / Focus Team-Vila do Conde), evidenciaram-se em iniciados e Gonçalo Rodrigues (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e Lara Azevedo (Escola BTT de Matosinhos) em pupilos-benjamins.
Na categoria vertente de promoção venceu Rafael Martins (Centro de Ciclismo José Martins), seguido de Mário Ferreira (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e João Duarte (Individual).
A vitória coletivamente (competição) no 1º BTT XCO Raiz Carisma foi da ASC/Bike Zone-Vila do Conde, ficando na segunda posição a equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact e na terceira a Rodabie / ACRG / Gondomar.
A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact foi vencedora coletiva nos escalões de escolas com o Centro de Recreio Camiliano/Garbo/ Vegas Cosmetics a assegurar o segundo posto e a Escola BTT Matosinhos formação o terceiro.
O 1º BTT XCO Raiz Carisma teve o apoio da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Raiz CarismaMapfre | Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJCisionArrecadações da Quintã, Popp Design, Tempo Livre - Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Bike Magazine (revista oficial) e acmTV (www.acmtv.pt).
A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros será o 3º BTT XCO de Fragoso (Barcelos), agendado para o dia 1 de março, que também pontuará para a Taça Inter-Regional do Minho e Porto.
Na véspera (28 de fevereiro), será promovido o 1º BTT Desporto Escolar de Fragoso.

 Video acmTV (www.acmtv.pt)

  

  

No próximo domingo, 15 de fevereiro, será disputada a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Mapfre Seguros no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Guimarães) e não em Fafe como inicialmente previsto. O 1º BTT XCO Raiz Carisma integrará  provas para todas as categorias de competição (incluindo escolas e paraciclismo) e para não federados (promoção).
A concentração para o 1º BTT XCO Raiz Carisma será junto ao Pavilhão Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).
O programa do 1º BTT XCO Raiz Carisma, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Mapfre Seguros, começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo 5 euros, incluindo seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 1º BTT XCO Raiz Carisma tem o apoio da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Raiz CarismaMapfre | Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJCisionArrecadações da Quintã, Popp Design, Tempo Livre - Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Bike Magazine (revista oficial) e acmTV (www.acmtv.pt).
O  1º BTT XCO Raiz Carisma assinalará o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO - Mapfre | Seguros que assumirá em 2015 figurino idêntico aos anos anteriores, a exemplo do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, com a realização de um total de 22 competições.
Em 2015, o Campeonato do Minho de BTT XCO - Mapfre | Seguros, destinado a todas as categorias e incluindo o “Troféu Revelações de BTT XCO - Mapfre | Seguros”, integrará 14 provas, sendo duas delas pontuáveis em simultâneo para a Taça Inter-Regional Minho e Porto.
Com ligeiras novidades em termos regulamentares, o Campeonato do Minho de Cross Country Olímpico começará com a realização do  1º BTT XCO Raiz Carisma (15 de fevereiro), prosseguindo depois com 3º BTT XCO de Fragoso (1 de março), 1º BTT XCO Vila de Melgaço (19 de abril), 5º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira (3 de maio), 15º BTT Gondar Jovem / C.N.E. - Taça Manuel Abreu (10 de maio), 3º BTT XCO de Mesão Frio (24 de maio), 4º BTT XCO Citânia do Facho (14 de junho), 4º BTT XCO de Paredes de Coura (28 de junho), 9º BTT XCO de Felgueiras (19 de julho), 12º BTT de Creixomil - Barcelos (6 de setembro), 5º BTT XCO Torcatense (13 de setembro), 3º BTT XCO GaloCross (27 de setembro), 17º BTT XCO - ACRAP (18 de outubro) e o 11º BTT de Vila Franca (25 de outubro).
No âmbito do XCO serão ainda promovidos dois encontros do Desporto Escolar: o 1º BTT Desporto Escolar de Fragoso / Barcelos (28 de fevereiro) e o 2º BTT Desporto Escolar Arões Santa Cristina / Fafe (11 de abril).
Para 15 de março, integrada nos calendários da Taça de Portugal de XCM e no Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, está prevista a realização de uma maratona em local a anunciar. A competição minhota desta vertente contempla ainda o 6º Raid do Facho BTT / Maratona XCM (12 de abril), Maratona de Ponte de Lima (7 de junho), Maratona BTT de Paredes de Coura (26 de julho) e a Maratona BTT - Berço do Alvarinho (4 de outubro).
Quanto ao Down Hill, o Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision inicia-se a 8 de março em Fafe com o regresso da pista de Armil às competições de DHI, prosseguindo o campeonato na renovada e ampliada pista de Atães - Guimarães (29 de março), a estreia do Monte do Facho em competições de Down Hill com a realização do 1º BTT DHI Moto Galos (26 de abril), o 3º BTT DHI Vila de São Torcato (18 de maio), 16º BTT DHI - ACRAP (21 de junho), 1º BTT - DHI de Lustosa (12 de julho), 6º BTT DHI Penha (20 de setembro) e o 3º BTT DHI de Sendim (11 de outubro).
O calendário de 2015 da Associação de Ciclismo do Minho surge ainda com a novidade do Troféu de Crono Escalada BTT que será disputado em duas etapas (8 de março e 26 de abril) nas freguesias de Sezures e Vermoim (Vila Nova de Famalicão).