Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4º BTT XCO Citânia do Facho
7# Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros / Taça Inter-Regional Minho e Porto

Vítor Santos e a Campeã do Minho Ana Rita Vale triunfaram em elites no 4º BTT XCO Citânia do Facho, sétima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros também pontuável para a Taça Inter-Regional Minho e Porto. Disputada num dos miradouros mais privilegiados do Minho, a Citânia do Facho, a prova foi ganha nos restantes escalões por João Rocha (juniores), Pedro Marques (master 30), Lígia Maia (masters femininas), Abel Machado (masters 40), Joaquim Ferreira (masters 50), Nuno Costa e Marta Branco (cadetes), Pedro Silva e Ana Santos (juvenis), Miguel Pedroso e Beatriz Pereira (infantis), Rafael Sousa e Beatriz Silva (iniciados), Gonçalo Rodrigues e Lara Azevedo (pupilos-benjamins) e Mário Ferreira (promoção). Coletivamente triunfaram ASC / Focus Team - Vila do Conde (competição) e Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o 4º BTT XCO Citânia do Facho (pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e para a Taça Inter-Regional Minho e Porto) foi disputado em Barcelos no Monte do Facho.
Saldando-se num êxito desportivo e organizativo, o 4º BTT XCO Citânia do Facho realizou-se num dia de chuva em que a lama nalgumas zonas do circuito acrescentou dificuldades aos atletas de Cross Country Olímpico. Foi muito o público que se deslocou ao Monte do Facho para assistir à competição de BTT.
Vítor Santos (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão), no escalão de elites, conquistou a primeira vitória no Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros, deixando José Dias (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) na segunda posição e Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima) - que lidera o Campeonato - na terceira.
Em femininos, a Campeão do Minho Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima) também venceu pela primeira vez este ano no Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros, enquanto Diana Ferreira (BMC/ SRAM/ Póvoa de Varzim) terminou no segundo posto e Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima) no terceiro. Joana Monteiro (ASC / Focus Team - Vila do Conde) comanda a classificação geral individual, à frente de Diana Ferreira e de Ana Rita Vale.
João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar), venceu a prova de juniores, concluindo o circuito à frente de Miguel Duarte e Pedro Fonseca, ambos da equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact. Campeão do Minho em 2014 na categoria de cadetes, João Rocha lidera o Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros em juniores.
Em masters 30, Pedro Marques (BTT Seia) regressou às provas do Minho e venceu o 4º BTT XCO Citânia do Facho, ficando na segunda posição Hélder Braga (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e na terceira Manuel Lopes (ASC / Focus Team - Vila do Conde). Nas contas do Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros, Hélder Braga (Seissa /A. C. R. Roriz / Matias & Araújo / Frulact) continua a liderar a classificação geral.
Na competição feminina de masters a vencedora foi Lígia Maia (ProRebordosa / Garrafeira Gomes) que assim reforçou o primeiro lugar no campeonato.
Abel Machado (ASC/Focus Team-Vila do Conde), vice-campeão do Minho em master 40, averbou em Barcelos mais um triunfo no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, liderando a competição. O espanhol José Gomez (Borjas Bike Team) terminou a prova em segundo lugar e Paulo Rodrigues (Patocycles / Coluer / CRD Santa Cruz) em terceiro.
Joaquim Ferreira (Individual) ganhou no escalão de masters 50 deixando no segundo lugar Valentim Ferreira (Maiatos / Reabnorte). Ausente na Citânia do Facho, João Araújo (JUM Marinhas - Sanitop - KTM) permanece em primeiro lugar no Campeonato.
Nuno Costa e a Campeã Nacional Marta Branco, ambos da equipa ASC/Focus Team-Vila do Conde, foram os melhores no escalão de cadetes, deixando na segunda posição Vinício Rodrigues (Saertex Portugal / Edaetech) e Raquel Queirós (ASC / Focus Team - Vila do Conde) e na terceira o espanhol Ivan Feijoo (Club Maceda CC) e Jéssica Costa (ASC / Focus Team - Vila do Conde). Nuno Costa e Marta Branco são os primeiros do Campeonato do Minho de BTT XCO / MAPFRE Seguros após a disputa de sete provas.
Nos escalões de Escolas, a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact garantiu os dois primeiros lugares em juvenis com os atletas Pedro Silva e João Lobo, terminando em terceiro Rui Santos (Casa do Povo de Retorta), enquanto em femininos os primeiros lugares de juvenis foram ocupados por Ana Santos (ASC / Focus Team-Vila do Conde), Rafaela Ramalho (Escola BTT Matosinhos) e Beatriz Faria (JUM Marinhas - Sanitop - KTM).
Em infantis, Miguel Pedroso (Escola Tomatubikers Famalicão) foi o vencedor, ficando na segunda posição Tiago Dias (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) e na terceira Hugo Cruz (BTT Braguinhas/ Padim da Graça). Em femininos, venceu Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics), seguindo-se na classificação Sara Ferreira (Escola BTT Matosinhos) e Mariana Líbano (ASC / Focus Team - Vila do Conde).
Rafael Sousa (ASC / Focus Team-Vila do Conde) e Beatriz Silva (ASC / Focus Team - Vila do Conde) evidenciaram-se em iniciados e Gonçalo Rodrigues (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Lara Azevedo (Escola BTT Matosinhos) em pupilos-benjamins.
Na vertente de promoção venceu Mário Ferreira (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact), seguido de Adriano Quinta (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Domingos Rodrigues (Individual).
A vitória coletiva (competição) no 4º BTT XCO Citânia do Facho foi da ASC / Focus Team-Vila do Conde, ficando na segunda posição a equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact e na terceira o Batotas / Ponte de Lima.
A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora coletiva nos escalões de escolas com a ASC / Focus Team-Vila do Conde a assegurar o segundo posto e a Escola BTT Matosinhos o terceiro.
O 4º BTT XCO Citânia do Facho teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Federação Portuguesa de CiclismoMapfre | Seguros, CisionArrecadações da QuintãRaiz CarismaPOPP Design, Guimatubos, Bike Magazine (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt)  e do comércio e indústria local.
O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira, constituindo um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.
A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros será o 4º BTT XCO de Paredes de Coura (28 de junho, Paredes de Coura) seguindo-se o 9º BTT XCO de Felgueiras (Felgueiras, 19 de julho).

 

O 4º BTT XCO Citânia do Facho, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e para a Taça Inter-Regional Minho e Porto, disputa-se no dia 14 de junho, em Barcelos, numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Cultural e Recreativa de Roriz.
A disputar num dos miradouros mais privilegiados do Minho, a Citânia do Facho que possui um notável património cultural e arqueológico, o 4º BTT XCO Citânia do Facho será a sétima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e a segunda e última prova do Minho a pontuar para a Taça Inter-Regional Minho e Porto.
O programa do 4º BTT XCO Citânia do Facho começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00.
A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 10 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 4º BTT XCO Citânia do Facho tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Federação Portuguesa de CiclismoMapfre | Seguros, CisionArrecadações da QuintãRaiz CarismaPOPP Design, Guimatubos, Bike Magazine (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt)  e do comércio e indústria local.O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira, constituindo um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.
No ano passado, com a participação de cerca de duas centenas de atletas, o 3º BTT XCO Citânia do Facho foi ganho em elites José Dias e Diana Ferreira, tendo-se evidenciado nas restantes categorias Bruno Machado (juniores), Aurélio Reis (masters 30), Mário Fernandes (masters 40), Fernando Silva (masters 50), João Rocha e Marta Branco (cadetes), Miguel Sousa e Raquel Queirós (juvenis), Gonçalo Magalhães e Ana Satos (infantis), Gabriel Batista e Sara Ferreira (iniciados), David Ferreira e Mariana Magalhães (benjamins), José Pedroso (pupilos) e Mário Ferreira (promoção).