Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
6º Raid do Facho BTT / Maratona XCM
2# Camp. Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã

David Vaz e Ana Rita Vale, Campeão Nacional e Vice-Campeão do Minho de Maratonas, venceram em elites o Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã.
A maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Carlos Rocha (master 30), João Teixeira (master 40), Carlos Lima (master 50), Raquel Marques (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas). Na vertente de lazer, venceram em termos absolutos Hélder Santos e Maria de Fátima Melo (maratona) e Sérgio Fernandes e Marlene Seara (meia-maratona).
Evento de referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 6º Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária foi a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, depois da disputa em março da Maratona BTT de Viana (Taça de Portugal XCM e Campeonato do Minho).
Com um percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes, o Raid do Facho decorreu por freguesias do concelho de Barcelos e localidades limítrofes, englobando um traçado entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente. O Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, foi o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação da iniciativa.
Na vertente de competição do Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária venceu o minhoto David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech), Campeão Nacional de BTT Maratonas 2014 (Elites), que chegou à linha da meta isolado depois de ter atacado a cerca de 20 quilómetros do final do percurso. O segundo e terceiro lugares foram discutidos entre José Rodrigues (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) e José Gonçalves (Caja Rural /Seguros RGA), respetivamente, Campeão do Minho de BTT Maratonas e ciclista profissional de estrada e barcelense que despontou para o ciclismo na ACR de Roriz. José Rodrigues foi mais rápido na parte final da Maratona e garantiu o segundo lugar com uma curta vantagem em relação a José Gonçalves.
Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima), em elites femininas, venceu destacada a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, terminando nas posições seguintes Joana Moreira (ASC / Focus Team - Vila do Conde) e Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima)
Em master 30, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech), Campeão do Minho de BTT, ganhou o Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária, enquanto José Lourenço (Individual) e Humberto Castro (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) terminaram em segundo e terceiro lugares.
João Teixeira (Saertex Portugal / Edaetech) foi o melhor atleta de master 40, seguindo-se na classificação Rodolfo Lopes e Rui Anjos, ambos da equipa EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma.
O minhoto e Campeão Nacional de BTT maratonas em masters 50, Carlos Lima (EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma) foi o mais rápido a efetuar o percurso do Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária, garantindo o primeiro lugar do pódio à frente de João Amaro (Bicicletas Lavarinhas) e Agostinho Rodrigues (ASC / Focus Team - Vila do Conde).
Ricardo Gomes (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo), Campeão do Minho de BTG XCM e XCO, foi o vencedor na categoria de paraciclismo.
Raquel Marques (ASC / Focus Team - Vila do Conde) foi a melhor atleta veterana, seguindo-se na classificação Marina Leitão (SaertexPortugal / Edaetech) e Liliana Lopes (ASC / Focus Team - Vila do Conde).
Na classificação por equipas, a formação minhota Saertex Portugal / Edaetech, Campeã Nacional de BTT Maratonas, foi a vencedor do Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária, terminando em segundo a ASC / Focus Team - Vila do Conde e em terceiro a EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma.
Na vertente de lazer, os vencedores absolutos da maratona foram Hélder Santos e Maria de Fátima Melo (maratona) e da meia maratona Sérgio Fernandes e Marlene Seara (meia-maratona).
A próxima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã será a 2ª Maratona Limiana agendada para o dia 7 de junho (inscrições abertas em www.classificacoes.net) seguindo-se depois a Maratona BTT de Paredes de Coura (26 de julho) e a Maratona BTT - Berço do Alvarinho (Monção, 4 de outubro). 

No dia 12 de abril o Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã rumará até Barcelos para a 6º Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária. Aberto à participação de todos os interessados, o Raid do Facho incluirá percursos de Maratona e Meia-Maratona, passeio de BTT e uma caminhada saudável para os acompanhantes. As inscrições já estão abertas.
Evento de referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 6º Raid do Facho - Maratona de BTT Solidária será a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, depois da disputa em março da Maratona BTT de Viana (Taça de Portugal XCM  e Campeonato do Minho).
Evento multifacetado, o 6º Raid do Facho proporcionará aos seus participantes as seguintes opções: maratona de 70km (dificuldade física e técnica média/alta), meia-maratona de 40km (dificuldade física/técnica média), passeio de btt de20 kms (dificuldade técnica e física baixa) e caminhada saudável (dificuldade média) para os acompanhantes. As inscrições podem ser efetuadas em www.acrroriz.com.
2015 marcará a 6ª edição consecutiva do Raid do Facho -Maratona de BTT, evento que no transato contou com um milhar de participantes nas mais diversas atividades, e que este ano promete voltar com novos trilhos e muita aventura à mistura.
Percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes, o Raid do Facho decorrerá por freguesias do concelho de Barcelos e localidades limítrofes, englobando um traçado entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente.
O Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, será o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação da iniciativa.
Por cada inscrição reverterá um euro a favor dos Bombeiros Voluntários de Barcelos sendo que todos os participantes terão direito a um kit, reforço, lembrança, seguro de acidentes pessoais e bifana no final.
No ano passado, José Rodrigues venceu a Maratona BTT Raid do Facho, segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, na categoria de elites. Com mais de um milhar de participantes, a maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Maaris Meier (elites femininas), Carlos Rocha (master 30), Abel Machado (master 40), Carlos Lima (master 50), Marina Leitão (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas).