Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Filipe Silva, João Baptista, Daniel Garcia e a Bike House DH Team/Guimarães vencem 7.º DHI Capital do Móvel
As contas ainda não estavam todas feitas e a expectativa do que podia acontecer no Monte do Pilar era elevada. Se juntarmos as incógnitas das prestações ao estado do tempo e da pista, obtemos um cocktail deveras explosivo mas que não defraudou o prazer de quem procurou assistir às descidas dos verdadeiros “ases pelos ares”. Classificações e fotos: aqui



Filipe Silva, João Baptista, Daniel Garcia e a Bike House DH Team/Guimarães foram os vencedores do 7º DHI Capital do Móvel, última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que se realizou este domingo no Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de BTT - Pandilhas a Monte de Carvalhosa, o 7.º DHI Capital do Móvel contou com cerca de sete dezenas de atletas oriundos do norte do país e da vizinha Espanha.

Num dia marcado pelas más condições climatéricas, os ciclistas tiveram pela frente uma pista renovada, com mais de dois mil metros que ligou Paços de Ferreira a Santo Tirso pelo Monte Pilar.

Com os títulos em jogo, os principais candidatos não se fizeram rogados e deram tudo na pista. Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães), ainda Campeão do Minho em título, venceu as duas mangas com o tempo de 4:06 minutos e garantiu a subida ao mais alto lugar do pódio em elites.

João Baptista (Beeceler) terminou em segundo, com o tempo de 4:10m, e festejou a conquista do título de Campeão do Minho em elites, ele que já tinha sido Campeão do Minho em juniores.

Na terceira posição ficou Sergio Peleteiro (Moto Bikes), que gastou mais 18s que Filipe Silva.

Nas femininas, Paula Seoane (Bici Verde CC) foi a mais rápida na descida final, enquanto Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte) foi segunda.

Tomás Martins (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em sub-19 ao realizar a manga de classificação em 4:16.28 minutos. O seu colega de equipa Filipe Freitas foi segundo e José Cardoso, que corre como individual, foi terceiro.

Afonso Soares (BikeZone Team) impôs-se em Sub-17, deixando nos lugares imediatos Adrian Dominguez (Endurrazo Club THC Bike) em segundo e Martim Ferreira (SC Travancinha) em terceiro.

Daniel Barcia (Endurrazo Club THC Bike) esteve em destaque na prova de Paços de Ferreira ao realizar os dois melhores tempos da renovada pista do Monte Pilar e foi, por isso mesmo, distinguido no final da prova. O ciclista do Endurrazo Club THC Bike fez a manga de qualificação em 3:59.15 minutos e a de classificação em 4:01.97m.

Daniel Barcia venceu ainda a categoria de sub-15, deixando a mais de 24s o segundo classificado, o seu colega de equipa Anton Rios. Hugo Cariño (Bici Verde CC) foi terceiro.

Em Sub-13, David Pena (BTT Esmelle) foi o vencedor, enquanto Miguel Novo e Xian Pousada (Endurrazo Club THC Bike) preencheram os restantes lugares do pódio.

João Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães) impôs-se em master 30, deixando na segunda posição Tiago Mendes (individual) e o seu colega de equipa Rui Fernandes foi terceiro.

Em master 40, João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) foi o mais rápido. O seu colega de equipa Rui Gonçalves foi segundo e Ricardo Soares (BikeZone Team) foi terceiro.

O BTT Pandilhas a Monte preencheu todos os lugares do pódio em master 50: José Queirós foi o vencedor, Manuel Pereira foi segundo e João Monteiro terceiro.

Jorge Gonçalves foi o vencedor na categoria open. Luís Costa e António Pereira preencheram os restantes lugares do pódio.

A Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora por equipas. Terminando o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION na primeira posição e revalidando o título de Campeão do Minho.

O BTT Pandilhas alcançou a segunda posição.

 

Filipe Silva (vencedor da prova)

 

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) sai da última prova do Campeonato do Minho satisfeito com o que fez na pista

"Eu gostei do que fiz, apesar das minhas limitações neste momento, de tempo de treino. Basicamente dei o meu melhor. Sei que conseguia mais… ganho hoje, mas acabo por perder o campeonato, quem sabe para o ano esteja aqui novamente com outra convicção".

Afirmando que "o desporto é mesmo assim", Filipe Silva adiantou que "acabo por me prejudicar na parte competitiva, mas tive uma grande evolução no downhill, mas apenas no que me diz respeito, mas para todos os atletas, pois acabei por participar na organização de duas provas importantes deste campeonato".

Sobre a pista referiu que "é muito mais comprida que a do ano passado, mas acaba por ser "igual", ou seja, a nível de tempo está muito melhor, mas tem muito, muito pedal. É uma pista extremamente física, que não tem muitas partes técnicas onde nos podemos destacar e o downhill é basicamente mais técnica e não à base de pedal", mas salientou que "é uma pista que ainda tem muito que evoluir e por onde evoluir. É de destacar o esforço da organização para conseguir melhorar as condições da pista. Estão um bocadinho limitados devido ao monte, mas acho que ainda conseguem evoluir mais".

 

 

Júlio Morais (CM Paços de Ferreira)

 

Júlio Morais, vereador da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, mostrou-se muito satisfeito com a forma como a prova correu e pela adesão que teve e salientou que "para mim, enquanto vereador do desporto, é um gosto muito grande ter este tipo de provas aqui. Ter uma associação da nossa terra que está ligada a esta dinâmica, cria estes eventos e consegue ter em competição muitos atletas no nosso concelho" e adiantou: "para eles deixar uma palavra de agradecimento por todo este trabalho num dia muito difícil, muito chuvoso e mesmo assim fazer uma grande uma festa".

O autarca de Paços de Ferreira destacou ainda a presença de muitos atletas oriundos de outras zonas do país e mesmo de Espanha... "Esteve aqui muita gente de fora, desportistas que aproveitam, não só para praticar desporto, para fazer uma prova que do ponto de vista de resultados é importante, mas também para conhecer a nossa terra, estar com as nossas gentes, com as nossas associações. Isso para nós também é importante".

 

 

O 7º BTT DHI Capital do Móvel foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e Associação BTT Pandilhas a Monte e tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Cision, IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Actualizado em 19 Outubro 2025