Gonzalo Inguanzo (Supermercados Froiz) e Lucia Gonzalez (Nesta-MMR Cx team) foram os protagonistas em Elites do IX Ciclocrosse de Melgaço, prova Internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal e de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho de Ciclocrosse - Discover Melgaço.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, o Ciclocrosse de Melgaço voltou a fazer história ao receber, pela primeira vez, atletas oriundos da Irlanda e da Grécia, contando com um total de duas centenas e meia de ciclistas nacionais e internacionais.
Gonzalo Inguanzo (Supermercados Froiz) dominou a corrida de elites. O ciclista espanhol assumiu a liderança logo na primeira das oito voltas ao percurso e terminou a prova ao fim de 59:35.784 minutos.
Gonzalo Inguanzo conseguiu ainda fazer a volta mais rápida neste nono Ciclocrosse de Melgaço.
Rafael Sousa, Campeão Nacional em título que representa o Guilhabreu MTB Team, foi segundo, gastando mais 29s que o vencedor. Mateo Jo (Cx Tpm) alcançou terceira posição.
Em sub-23, Rafael Sousa foi o vencedor, deixando a quase dois minutos Nathan Graca (E.C.Clermont Ferrand), que foi segundo. Unax Galan (Euskoime. Bh) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Lucia Gonzalez (Nesta-MMR Cx team) impôs-se na prova feminina. A ciclista da equipa espanhola percorreu as seis voltas ao percurso em 50:44.363 minutos, deixando Sara Cueto (Unicaja - Gijón) na segunda posição a mais de um minuto. Sofia Rodriguez (Nesta-MMR Cx team) foi terceira.
Tânia Lima (SAERTEX Portugal / CRIAZinvent) fechou o top10 e assegurou o título de Campeã do Minho de elites.
Ana Lopez (Huesca La Magia Féminas) dominou a prova feminina, terminando com uma vantagem de quase dois minutos sobre a segunda classificada, Enora Aveline (Ac Lanester 56). Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceira.
Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi sétima e segura o título de Campeão do Minho.
Martin Fernandez (Nesta - MMR Cx team) e Mirari Gotxi (Bertako Igogailuak-spiuk) venceram em sub-19.
Martin Fernandez completou as seis voltas ao percurso em 45:53.295 minutos e garantiu a vitória, deixando a menos de um minuto João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) na segunda posição. Samuel Castiello (Cortizo) foi terceiro.
Na prova feminina, Mirari Gotxi impôs-se a Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team). Jara Portelo (Huesca La Magia) alcançou a terceira posição, ficando já a mais de dois minutos da vencedora.
Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foram os vencedores em sub-17.
Rafael Inácio fez a prova em 32:33.07 minutos, gastando menos 27s que o barcelense José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), que se sagrou Campeão do Minho. Luís Ferreira (Alenquer - GDM - Anipura) foi terceiro.
Em femininos, Matilde Correia completou as três voltas em 30:35.046m e garantiu a vitória. Nos lugares imediatos ficaram Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB Team) e Carolina Aurélio (Triumtermica/Águias de Alpiarça).
Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi quarta classificada, a escassos segundo do pódio, e sagrou-se Campeã do Minho.
Samuel Gomes e Matilde Fernandes, ambos Landeiro/KTM/Matias&Araújo, foram os vencedores em sub-15 e conquistaram os titulos de Campeões do Minho de Ciclocrosse.
Samuel Gomes, que assumiu a liderança da corrida logo nos metros iniciais, completou as quatro voltas ao percurso em 20:31.403 minutos, deixando na segunda posição Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro), enquanto Breixo Rodriguez (Padrones - Cortizo) foi terceiro.
Em femininos, Matilde Fernandes impôs-se a Aurea Augusto (CE Gonçalves/Penacova/Azeitonse) e a Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker´s)
Em sub-13, Salvador Novais (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foi o mais rápido, completando as duas voltas ao percurso em 12:39.113 minutos. Carlos Martins (Penafiel Bike Clube) foi segundo e Gonçalo Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terceiro.
Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) terminou na sétima posição e conquistou o título de Campeão do Minho.
Em femininos, Elena Guerra (BTT Loulé/Elevis) foi a vencedora, com Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin) a conquistar o segundo lugar e o título de Campeã do Minho.
Miguel Llneza (Cayon Bikes) e Patrícia Rosa (individual) venceram em master 30.
Miguel Llaneza impôs-se a Roi Alvarez (Garaje Corse CC), que foi segundo, e Carlos Silva (FC Nespereira BTT) terceiro.
A Campeã Nacional Patrícia Rosa foi a mais rápida na prova feminina. Ana Moreira termina em segundo lugar.
Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Club Cabanas) foi o mais rápido em master 35, deixando nos lugares imediatos Hugo Pereira (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Luís Cruz (BTT Seia).
Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) completou as cinco voltas ao percurso em 41:00.315 e segurou o primeiro lugar do pódio em master 40.
Rúben Nunes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin) terceiro.
Em femininos a vitória sorriu a Ana Barata (Pódio em Movimento), enquanto Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent).
Em master 45 venceu Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar), deixando nos lugares imediatos Hugo Moreira (Pódio em Movimento) e Joaquim Silva (individual).
Julien Almansa (Uvmazamet) impôs-se em master 50 com o tempo de 42:53.451m. Na segunda posição ficou Carlos Vidal (CC Master da Louriña) e Manuel Monteiro (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.
António Passos (Rompe Trilhos / Ajpcar) foi o mais rápido em master 55 e garantiu a subida ao mais alto lugar do pódio. Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Mário Pereira (individual) terceiro.
Em master 60 a vitória sorriu a Dario Freire (Farto CC) que completou as quatro voltas ao percurso em 35:46.765. Fernando Gonçalves (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) gastou mais 12s e garantiu o segundo lugar. Vítor Santos, que corre como individual, foi terceiro.
Jose Gonzalez (Academia Postal - A Banca - Maceda) venceu em master 65 e Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) foi segundo.
Na categoria Open subiram ao pódio: Tiago Castro (Team Dias Alumínio), Nuno Mota (BTTenros - Ferro Velho) e António Teixeira (Penafiel Bike Clube).
Gonzalo Inguanzo (vencedor em elites e detentor da volta mais rápida)
Gonzalo Inguanzo (Supermercados Froiz) foi, pode dizer-se, o grande vencedor do dia. O ciclista espanhol dominou a corrida de elites da primeira à última volta e ainda realizou a volta mais rápida ao percurso.
No final da prova, Gonzalo Inguanzo fez um balanço "muito positivo" da prova e salientou que "o percurso é muito bom e muito bonito. Fico muito contente por ganhar aqui".
"Não foi uma corrida fácil, se algo posso dizer no final é que fácil não foi", disse Gonzalo Inguanzo, que adiantou que "consegui manter um ritmo constante volta a volta e manter-me na frente da corrida. Estou muito contente".
Manoel Baptista (CM Melgaço)
Manoel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, faz um balanço "muito positivo" da nona edição do Ciclocrosse de Melgaço, que contou com cerca de 250 ciclistas, nacionais e internacionais.
O autarca referiu que "hoje recebemos a visita de 250 atletas e muitos internacionais. Não tantos espanhóis, porque a Federação Galega resolveu fazer uma prova que dista 150 quilómetros de Melgaço, um outro evento de Ciclocrosse, mas, mesmo assim, tivemos uma quantidade de atletas estrangeiros muito grande, cerca de 90 atletas belgas, irlandeses, franceses, entre outras nacionalidades".
Manoel Baptista considera que "esses atletas estiveram cá porque reconhecem já Melgaço como uma referência do ciclismo e do ciclismo de Montanha. Felizmente estamos a conseguir, com aquilo que temos feito no passado, consagrar o território e chamar atletas para não só voltarem ao nosso território como divulgar ainda mais um território que tem muito para dar a esta modalidade e a este tipo de desporto de Montanha".
Afirmando que "estou muito satisfeito com o resultado da prova", Manoel Baptista considera que esta foi uma aposta ganha "saio com o sentimento do dever absolutamente cumprido".
José Albano Domingues (CM Melgaço)
José Albano Domingues, eleito presidente da Câmara Municipal de Melgaço nas últimas eleições, marcou presença no IX Ciclocrosse de Melgaço e mostrou-se entusiasmado com a moldura humana presente na prova e com a festa do ciclocrosse.
José Albano Domingues começou por lembrar que "eu também cresci com uma bicicleta nas mãos e a pedalar" e adiantou que "recebi o convite do presidente Manoel Baptista para estar presente e aceitei com todo o gosto. Gostei de estar aqui a assistir a uma prova que nos orgulha a nós melgacenses. Nós queremos projetar o território e também a projetamos através destas atividades de grande nível".
Afirmando que "foi um prazer estar aqui", José Albano Domingues referiu que "fico satisfeito com esta organização e que tudo tenha corrido pelo melhor".
O 9º Ciclocrosse de Melgaço foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.







