Rui Ferreira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) e Batotas/Ponte de Lima foram os vencedores do 5.º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.
Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, a quinta edição do BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva marcou a retoma do BTT XCO depois da paragem, normal, dos meses de verão.
Rui Ferreira, Campeão do Minho em título, venceu a corrida de elites, terminando as oito voltas ao percurso em 1:15:28h.
Depois de nas primeiras voltas ter andado lado a lado com Casimiro Oliveira (TOCAndar - Fortunna), o ciclista da AXPO tomou conta da corrida e terminou isolado, deixando o seu mais direto perseguidor a três minutos.
Tiago Alves, também da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, garantiu a subida ao terceiro lugar do pódio.
Em sub-23, Rodrigo Costa (TOCAndar - Fortunna) dominou a prova, cortando a meta ao fim de 1:17:06h. Bernardo Pereira (AXPO) foi segundo e Afonso Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.
Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima) foi o mais rápido em sub-19, terminando a corrida em 1:20:23h. O ciclista, que em finais de julho se estreou no GP Minho com as cores da Tensai/Sambiental/Santa Marta, foi mais forte que os adversários e conquistou a primeira vitória da época no Campeonato do Minho.
Tiago Fernandes (TOCAndar - Fortunna) e Tomás Anjos (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) ocuparam os restantes lugares do pódio.
Na prova feminina, Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) completou a prova em 55:07m e assegurou a subida ao lugar mais alto do pódio.
Daniel Marques (TOCAndar – Fortunna) e Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) foram os vencedores em sub-17.
Leonor Lopes fez a prova em 49:35 minutos e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio.
Tiago Fernandes impôs um ritmo forte na sua corrida e completou o percurso em 41:51m. Na segunda posição, a mais de quatro minutos, ficou Edgar Matos (Batotas/Ponte de Lima) enquanto Martim Branco (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Pedro Sá (CD Aves Ciclismo 1930) foi o mais rápido em master 30. O seu colega de equipa Luís Torre foi segundo e Rúben Carrilho (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi terceiro.
Manuel Pereira (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) e Raquel Cunha (UCVN Famalicão - Centro Ciclista Avidos) venceram em master 40.
O ciclista do Averomar deixou na segunda posição Sérgio Silva (UCVN Famalicão - Centro Ciclista Avidos).
Francisco Branco e Mário Costa, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, subiram ao pódio em master 50, enquanto João Araújo (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) venceu em master 60. Francisco Eiras (CC Cambre - Caeiro) foi segundo.
Por equipas o Batotas/Ponde de Lima foi o vencedor.
Rui Ferreira (vencedor)
Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) mostrou-se feliz por sair vitorioso na retoma da competição, ainda por cima numa pista que, diz, gostar imenso.
"Regressar com uma vitória é sempre bom. Não sabemos como estamos depois das férias. Eu estou a treinar há duas semanas e senti que foi uma prova difícil, mas consegui ganhar", disse Rui Ferreira.
O ciclista de Paços de Ferreira, que já tinha vencido em Moreira de Cónegos em 2024, referiu que "este é uma prova que me agrada porque estou perto de casa, porque tem um circuito bom para um Regional, é durinho quanto baste e está sempre limpo, o que é essencial. Por tudo isto é bom correr aqui".
Esta foi a terceira vitória no Campeonato do Minho de Rui Ferreira, que assim lidera a classificação de elites.
Simão Silva (vencedor de sub-19)
Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima) estreou-se a ganhar esta época no Campeonato do Minho, depois de já ter feito segundo lugar no BTT do Centro de Ciclismo do Minho.
O ciclista de Ponte de Lima faz um balanço "muito positivo" da prova, referindo que "estava a sentir-me bem na primeira volta e depois foi atacar para deixar os adversários para trás e ganhar".
"Este ano foi um percurso curto, o que tornou a corrida mais fácil. As subidas eram mais inclinadas e gostei".
Escolas
A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a vencedora da competição de escolas, que animou a manhã no 5º BTT XCO Trilhos Cónegos - Troféu Joaquim Pereira da Silva.
A formação de Roriz terminou a competição com seis pontos, tendo subido ao pódio em todas as provas.
O TOCAndar - Fortunna, que participou em apenas três escalões, fez segundo lugar e o Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro foi terceiro.
Individualmente, o destaque vai para as vitórias de Tiago Carvalho e Mariana Peixoto, ambos do Landeiro/KTM/Matias&Araújo, em sub-15.
Tiago Carvalho terminou a sua prova em 18:20m, deixando na segunda posição o seu colega de equipa Samuel Gomes. Miguel Oliveira (Marrazes/Gui/Caiado/Gosimat/Bikezone-LRA) foi terceiro.
Em femininos Mariana Peixoto, Campeã Nacional da Juventude, dominou a corrida e completou as seis voltas ao percurso em 20:01m.
Matilde Fernandes e Matilde Vale, ambas do Landeiro/KTM/Matias&Araújo, completaram o pódio.
Em sub-13, Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) não permitiu veleidades aos seus adversários e terminou a corrida ao fim de 15:20m. Gonçalo Gomes (TOCAndar - Fortunna) foi segundo, gastando mais dois minutos que o vencedor. Miguel Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Leonor Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) venceu a prova feminina, deixando na segunda posição Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).
Francisco Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi o vencedor em sub-11. O seu colega de equipa Rodrigo Macedo foi segundo e Martim Oliveira (TOCAndar-Fortunna) terminou na terceira posição.
Em sub-9 Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) subiu ao mais alto lugar do pódio, deixando nos lugares imediatos Lorenzo Oliveira (TOCAndar - Fortunna) e Santiago Ferreira (FC Famalicão BTT).
Em femininos Francisca Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) subiu ao primeiro lugar do pódio e Gabriela Gomes (TOCAndar - Fortunna) foi segunda.
O 5º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Pereira da Silva organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, contou com o apoio da Farmácia Pereira da Silva, Município de Guimarães, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, Vizelpas, Hélder Duarte Terraplanagens, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
