Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Nicolas Almada (Picusa Academy) vence em Terras de Santa Maria
Numa etapa dura com muito rompe pernas e duas "paredes" difíceis, Nicolas Almada impôs-se na linha de meta em Oliveira Santa Maria. A fuga em solitário permitiu liderar diversas classificações, saindo para a etapa raínha com o jersey mais cobiçado, a camisola amarela Auto Terror Premium Automotive, Classificações e fotos: aqui



 

Nicolas Almada e a Picusa Academy foram os protagonistas da segunda etapa do Grande Prémio do Minho, uma viagem de 96 quilómetros, que se iniciou no Parque da Devesa, no centro de Famalicão, e terminou em Oliveira Santa Maria, depois de ter passado por 21 freguesias do concelho.

A etapa dois, que prometia fazer diferenças dada a dureza do percurso, registou a primeira tentativa de fuga logo nos quilómetros iniciais, com Joaquim Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Henrique Simões (Escola de Ciclismo Bruno Neves) a escaparem ao pelotão.

O duo chegou a ter cerca de 20 segundos de vantagem, mas acabou alcançado pouco depois.

Na primeira passagem pela meta volante Hon Yip (SHKP Supernova) foi o primeiro, Gustavo Romão (Blackjack - Bairrada) foi segundo e Omar Andrade (Voltia - Lucus Augusti).

Sempre muito atacada, a corrida voltou a ter um fugitivo digno do nome ao km 29,5, quando César Rubio (Ecotisa Mntoor) escapou ao pelotão. O ciclista espanhol foi aumentando a vantagem e chegou a ter mais de 50s para Lucas Chamizo (Recambiso Callejo), que seguia numa posição intermédia, e 1.30m para o pelotão.

O ciclista espanhol foi, entretanto, alcançado por um grupo perseguidor e na segunda passagem pela meta volante, situada em Seide São Miguel, em frente à Casa de Camilo Castelo Branco, Martim Campos (Blackjack - Bairrada) foi o primeiro, seguido de Santiago Varanda (DunasVale/Pereira&Gago) e Cesar Rubio (Ecotisa Mntoor).

A partir daqui sucederam-se novas tentativas de fuga, mas foi Nicolas Almada (Picusa Academy) o único que se conseguiu impor. Venceu a meta volante particular “José Azevedo” e não mais parou de aumentar a distância para os perseguidores, chegando isolado à meta, situada na Avenida do Mosteiro, em Oliveira Santa Maria.

Nicolas Almada, ciclista argentino da Picusa Academy, concluiu a segunda etapa em 2:26:19 horas, assumindo assim a camisola amarela, de líder da geral, arrebatando ainda a camisola verde, de líder da geral por pontos, e a laranja, de melhor júnior de primeiro ano, para além de vencer a meta volante particular, recebendo das mãos de José Azevedo o respetivo troféu.

Na segunda posição ficou José Veja (Electromercantil Gr - 100) que foi o mais rápido no sprint final. Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) foi terceiro e Guilherme Santos (Blackjack - Bairrada) quarto.

Contas feitas após a segunda etapa, Nicolas Almada assume a liderança do GP Minho, com o tempo de 4:41:37. Guilherme Santos, José Veja e Rodrigo Jesus estão a oito segundos, enquanto Tomás Mateus (DunasVale/Pereira&Gago), é quinto a 21s, o mesmo tempo a que está Angel Marugan (Maguisa - Guijuelo).

A Picusa Academy, que venceu a etapa por equipas, assumiu a geral também, tendo uma vantagem de dois segundos para o Blackjack - Bairrada.  A Willebrord Wil Vooruit é terceira.

 

PRÉMIOS

 

Km 27,7 - Meta volante BP Av. Brasil - VN Famalicão & Mesão Frio - Guimarães: Hon Yip (SHKP Supernova);

Km 59,2 - Meta volante BP Av. Brasil - VN Famalicão & Mesão Frio - Guimarães: Martim Campos (Blackjack-Bairrada)

Km 47 - Meta de montanha - Pavimogege (2.ª categoria): Cesar Rubio (Ecotisa Mntoor)

km 76,8 - Meta particular José Azevedo - Nicolas Almada (Picusa Academy)

Km 93,6 - Meta de montanha - Pavimogege (2.ª categoria): Nicolas Almada (Picusa Academy)

 

CAMISOLAS

 

Camisola Amarela – Auto Terror Premium Automotive: Nicolas Almada (Picusa Academy)

Camisola Verde – ABP Mesão Frio - Guimarães&Av. Brasil - VN Famalicão: Nicolas Almada (Picusa Academy)

Camisola Azul – Pavimogege: Kevin Vargas (Team INCA)

Camisola Laranja – Arrecadações da Quintã: Nicolas Almada (Picusa Academy)

Camisola Branca – Força Minho: João Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo)

 

Nicolas Almada (vencedor)

 

Nicolas Almada (Picusa Academy) sai de Oliveira Santa Maria como o protagonista da segunda etapa do GP Minho, arrecadando três das cinco camisolas e o prémio da meta volante particular.

O ciclista da Argentina mostrou-se muito "satisfeito e feliz" com o resultado, mas negou que tenha sido uma etapa fácil… "foi uma corrida muito dura e muito difícil, mas felizmente terminou da melhor maneira".

"Decidi atacar a 20 quilómetros da meta para ir buscar o prémio da meta volante, quando percebi que tinha 25s de vantagem decidi meter “prego a fundo” até à meta", disse Nicolas Almada.

 

Juan Campos, diretor desportivo da Picusa Academy

 

"Nós viemos com uma equipa muito nova, mas estamos no GP Minho para discutir a corrida e tentar ganhar. Se não conseguirmos ganhar temos de estar na discussão da classificação".

Sobre a terceira e última etapa do GP Minho, Juan Campos, referiu que "é uma etapa muito dura e há alguns corredores portugueses que estão em muito boa forma, mas não vamos entregar a vitória a ninguém. Vamos lutar e tentar ganhar o GP Minho e se não conseguirmos ganhar que a Picusa consiga fazer um bom trabalho e esteja na luta".

 

António Pereira ( Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria)

 

António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, era o espelho da satisfação… "Estou muito satisfeito, correu tudo muito bem. Estamos de parabéns, tanto a Junta de Freguesia, como a ACM".

"Estou mesmo contente porque correu tudo dentro da normalidade, os horários cumpriram-se, a média da corrida foi muito boa e os ciclistas estiveram muito bem", disse o autarca.

 

Pedro Oliveira (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

 

Pedro Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Famalicão, marcou presença na corrida e fez um balanço muito positivo do evento,

"O balanço é extremamente positivo. Foi mais uma excelente organização deste GP Minho para o escalão de juniores da Associação de Ciclismo do Minho com o envolvimento das nossas Juntas de Freguesias (21) e do Município".

Afirmando que "é desta forma que nós preconizamos o desporto em Famalicão", o autarca famalicense salientou que "damos a possibilidade de todos poderem colaborar, acrescentar para que de facto possamos ter um grande evento, que foi o que aconteceu, é isso que tem acontecido nos últimos anos… com isso beneficiaram os atletas, que é um dos objetivos".

 

José Azevedo (ex-ciclista homenageado)

 

José Azevedo, tal como tem sido habitual, marcou presença na corrida do GP Minho e confessou que "gostei muito" e salientou que "para além de me sentir satisfeito com a corrida e a entrega dos atletas, também é de registar que não houve quedas de maior. Tudo correu bem".

Afirmando que "estou muito feliz por, mais uma vez, trazerem a esta terra o desporto", José Azevedo referiu que "senti uma alegria imensa ao passar por alguns locais porque foi aqui, nestas subidas, que treinei tantas e tantas vezes e ao passar por elas lembrei-me ... são coisas que não esquecem".

 

TERCEIRA ETAPA

 

A terceira e última realiza-se em Guimarães, com partida simbólica do Campo de São Mamede, tendo como pano de fundo o Castelo de Guimarães, e termina em Azurém, depois de percorridos 98,9 quilómetros.

Aquela que é considera a etapa rainha conta com três contagens de montanha, destacando-se a subida à Montanha da Penha (2.ª categoria), e três metas volantes.

A partida simbólica é dada às 12h20 do Campo de São Mamede, em Guimarães, e a partida real às 12h30 no posto de BP de Mesão Frio. A caravana segue depois para Nespereira; Conde; Moreira de Cónegos; Guardizela; Serzedelo; Gondar; Selho São Jorge; Brito; Sande São Martinho; Balazar; Longos; Sande São Lourenço; Caldelas; Barco São Cláudio; Briteiros Santo Estevão; Donim; Souto Santa Maria; Gondomar; Garfe; Gonça; São Torcato; Azurém; Mesão Frio; Costa; Calvos; Serzedo; Vila Nova de Infantas; Mesão Frio; Atães; Aldão; Azurém; Rua 24 de Junho (meta)

 

Km 34.3 - Meta de Montanha Pavimogege (3.ª categoria)

km 38.7 - Meta Volante - Junta de Freguesia de Longos

km 49.6 - Meta Volante Centro de Ciclismo do Minho

km 59.1 - Meta de Montanha - Junta de Freguesia de Gonça (3.ª categoria)

km 72.1 - Meta Volante - Junta de Freguesia da Costa

km 78.0 - Meta de Montanha Pavimogege (2.ª categoria)

 

Actualizado em 12 Julho 2025