Foram mais de três centenas e meia de participantes que esta manhã iniciaram a sua aventura de ciclismo de lazer junto ao Pavilhão Almor Vaz, integrados no Passeio do Dia Um de Portugal.
Liderados por um quarteto onde pontificavam Nelsón Felgueiras, vereador do Desporto da C.M. de Guimarães, Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, João Matias, ciclista profissional da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e Tiago Machado, “o ciclista do Povo” que agora é treinador e diretor desportivo na Academia Efapel de Ciclismo, marcando ainda presença alguns elementos da BikeHouse DH Team Guimarães, formação Campeã do Minho de DownHill.
Os utilizadores informais percorreram o mini passeio todos juntos, passando pelo Centro Histórico de Guimarães, bem pelo meio da Feira Afonsina, a exemplo de anos anteriores, ocorrendo a separação entre estrada e BTT já na Rua Oneca Mendes, onde os participantes para o Trilho de BTT marcado e preparado pela ERDAL, parceira da ACM para esta parte do evento, enveredaram pelos trilhos de monte, enquanto os restantes praticantes seguiam rumo á Pisca, Multiusos regressando à cidade para continuar o percurso que veio a terminar já perto das 12 horas junto ao Pavilhão Almor Vaz.
Posteriormente decorreu o sorteio de alguns brindes oferecidos pela Bike House Guimarães e PadelNuestro Portugal, não sem que antes tivessem sido repostas as energias com o tradicional porco no espeto.
Em retrospetiva considera-se um balanço positivo para o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” e a festa do ciclismo de lazer, procurando aliar o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.
Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e em 2022 integrou as comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Viamaris, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".
