Dimas Mota e a Picusa Academy foram os protagonistas da 67ª edição do Circuito de Santo António de Amares, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã em sub-19 e inserida no programa das Festas D´Amares - Santo António 2025.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Amares, o tradicional Circuito de Amares, um dos mais antigos circuitos de ciclismo de estrada do país, contou com a presença de cerca de seis dezenas de ciclistas do norte de Portugal e da vizinha Galiza, que levaram a “festa do povo” a uma grande parte das freguesias do concelho de Amares. Como é habitual o povo de Amares saiu à rua para aplaudir e incentivar os jovens ciclistas ao longo dos 77.8 quilómetros de percurso.
Dimas Mota foi o vencedor desta 67ª edição, ao cortar a meta ao fim de 2:06:48 horas de corrida. O júnior de primeiro ano da Picusa, que se estreou na Europa com as cores da ACR Roriz, integrou a fuga, que se formou na passagem pela primeira contagem de Montanha no alto do Santuário da Nossa Senhora da Abadia, tendo como companheiros de viagem Santiago Aguero (Voltia-Lucus Augusti), e o seu colega de equipa Carter Barnes.
O trio rolou junto deste o km19 até à meta final, com Dimas Mota a ser o mais forte no sprint final e a garantir a vitória. Santiago Aguero foi segundo e Carter Barnes terceiro.
Rodrigo Garcia (Picusa) e Aldo Garcia (Voltia) fecharam o top5, ficando já a mais de um minuto do trio da frente.
De salientar que Dimas Mota venceu o Prémio das Metas Volantes (venceu as duas Metas Volantes “Câmara Municipal de Amares”) enquanto Santiago Aguero conquistou o troféu da Classificação da Montanha, depois de ter vencido o Prémio de Montanha de 2ª categoria situada em Seramil e feito segundo no alto da Nossa Senhora da Abadia, Prémio de Montanha de 3ª categoria.
A Picusa Academy venceu a classificação por equipas, ao colocar três atletas nos primeiros quatro lugares. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi segunda e o Paredes/Reconco terceiro.
Dimas Mota (vencedor do 67º Circuito de Santo António)
Dimas Mota, a envergar as cores da Picusa Academy, saiu de Amares "muito feliz e satisfeito", pois conquistou a sua primeira vitória como júnior de primeiro ano e estreou-se da melhor forma "num circuito muito bom, muito duro. As subidas são muito duras, principalmente, a segunda, é muito divertido, com muitas descidas rápidas e bastante técnicas e uma chegada muito boa em paralelo".
"Logo na primeira passagem pelo prémio de Montanha consegui escapar com o meu companheiro e mais outro ciclista. Depois conseguimos fazer o nosso jogo de equipa e no final deu tudo certo para ganhar no sprint".
A certa altura o Santiago Aguero conseguiu escapar… chegaste a temer perder a corrida? "Não, eu sabia que estava num bom ritmo, sabia que ainda faltavam muitos quilómetros por isso não me assustei nem preocupei quando o Santiago Aguero conseguiu isolar-se. Fui controlando a distância, o andamento e depois com a ajuda do meu companheiro conseguimos apanhar o adversário".
Vítor Ribeiro (Câmara Municipal de Amares)
Vítor Ribeiro , vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares, acompanhou de perto a edição 67 do Circuito de Santo António e confessou que gostou muito da prova...
"Como nas edições anteriores, este ano assistimos a uma grande corrida. Podemos dizer que foi mais uma edição de sucesso, que trouxe a Amares dezenas de atletas, que não se coibiram de lutar pelos melhores lugares".
O autarca salientou que "desde que tomamos posse tentamos sempre acarinhar esta prova por ser uma das mais antigas do país, por atrair e revelar ciclistas que se revelam grandes referências para o ciclismo. Por tudo isso, quisemos sempre dar a dignidade que esta prova merece e espero que assim continue no futuro".
"Este ano, como já aconteceu em outras edições, contamos com a presença de várias equipas oriundas de Espanha, que vieram dar outra dinâmica à corrida. Aliás este circuito é, cada vez mais, uma referência do ciclismo de juniores a nível nacional e também da vizinha Espanha, como se comprova com a presença das equipas que estiveram nesta edição".
O 67º Circuito de Santo António de Amares é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Município de Amares, Festas de Amares, Federação Portuguesa de Ciclismo, Federacion Galega de Ciclismo, IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bombeiros Voluntários de Amares, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.
