Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Hector Quintero cilindra a concorrência em Insalde
A armada galega esteve massivamente representada na prova de abertura do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision disputada na pista de Insalde, Paredes de Coura. A recompensa para os galegos foram vários primeiros lugares, nomeadamente o melhor tempo geral, primeiro em sub-23, feminina, master 30, master 45 e domínio total em escolas. Coletivamente impôs-se a formação vimaranense da Bike House DH Team / Guimarães. Classificações e fotos: aqui



Hector Quintero (Team Bici Verde), Rafael Sousa (individual) e Bike House DH Team/Guimarães foram os protagonistas da quarta edição do BTT DHI Insalde, prova de abertura do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, que se realizou este domingo na pista de downhill de Paredes de Coura.

 Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, o 4º TT DHI Insalde contou com cerca de uma centena de atletas nacionais e da vizinha Galiza, que levaram ao rubro os muitos aficionados que se deslocaram à pista de Insalde.

 Hector Quintero (Team Bici Verde) abrilhantou a tarde ao fazer a descida final em 2:08.51 minutos, sendo o melhor tempo à geral da quarta edição do DHI Insalde.

Hector Quintero venceu ainda a sua categoria (sub-23) com uma vantagem de 23s para o segundo classificado, o seu colega de equipa Yoel Alonso. Diogo Cunha (Rio Natura - Escola de Ciclismo Santo Tirso) foi o terceiro.

Rafael Sousa, que esteve parado algum tempo devido a lesão, regressou ao Campeonato do Minho para vencer entre em elites. O ciclista de Valongo fez a descida final em 2:09.26, deixando na segunda posição Victor Mariño Ferreira (Individual). Gabriel Alonso (CC Tribu del Ñu) foi terceiro.

Em femiminos Paula Seoane (Team Bici Verde) garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio.

José Pedroso (Bike House DH team/Guimarães) impôs-se entre os sub19 ao fazer a descida final em 2:22.83m. Num pódio todo ele da Bike House, Duarte Ribas foi segundo e Filipe Freitas terceiro.

Afonso Soares (Bike Zone Team) venceu em sub-17 com o quinto melhor tempo da tarde - 2:19.74. Benjamim Vasconcelos (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e Martim Ferreira (Sporting Clube Travancinha - Seia) terceiro.

As escolas foram dominadas pelos atletas da Endurrazo Club THC Bike. Miguel Novo venceu em sub13, enquanto Mauro Cerqueiro foi segundo.

Em sub-15 Daniel Barcia subiu ao primeiro lugar do pódio, seguido por Anton Rios e Kike Cerqueiro.

Carlos Nuñez (Kamikazes CD) venceu em master 30, deixando nos lugares imediatos Vítor Soto Maior (individual) e João Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães).

Pedro Bessa (individual) ganhou em master35. Rui Fernandes (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e Jacobo Alfonso (PC Motobike) terceiro.

Jorge Afonseca (individual) foi o mais rápido entre os master 40, com Oscar Gonzalez (TM Sport) a fazer segundo lugar e Bruno Alves (individual) terceiro.

Em master 45 venceu Celestino Fernandez (Kamikazes CD), com Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) a ser segundo e Damian Castellano (KamiKazes CD) terceiro.

João Monteiro (BTT Pandilhas a Monte) venceu em master 50.

Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora. O Kamikazes CD subiu ao segundo lugar do pódio e o BTT Pandilhas a Monte foi terceiro.

 

Rafael Sousa, vencedor em elites

 

Rafael Sousa, que este ano corre como individual, saiu de Insalde "muito satisfeito" com o resultado e as sensações que teve.

"Vim ao Campeonato do Minho, como venho sempre, com o intuito de competir. Estive lesionado e a ideia era de ganhar um bocado de confiança em ritmo de competição" começou por afirmar o ciclista de Valongo, que salientou que "a pista também é muito do meu agrado e acabo a prova com um final feliz".

Rafael Sousa referiu ainda que "gostei muito da pista, a bicicleta portou-se bem e eu também e acabo por sair daqui com um bom resultado".

 

Maria José Lopes, Vereadora Desporto da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

"É com muita satisfação que vemos que esta prova regista cada vez mais adesão, traz muitos atletas a Paredes de Coura e é também a validação que o nosso concelho precisa em termos de realização de provas desportivas", disse Maria José Lopes, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Paredes de Coura, que marcou presença na pista de Insalde.

A autarca salientou que "Paredes de Coura está cada vez mais profissional na organização, temos uma equipa fabulosa também na Câmara Municipal que dá apoio à organização da prova, temos a parceria com a Associação de Ciclismo do Minho e vemos que Paredes de Coura tem condições quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista humano para a realização de provas maravilhosas".

De resto a organização destas provas "contribuem para que Paredes de Coura seja mais conhecida e mais requisitada".

 

 

O 4º BTT DHI de Insalde é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da  Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, União de Freguesias de Insalde e Porreiras, Junta de Freguesia de Padronelo, IPDJ, ViamarisCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, SEG3 - Mediação de Seguros, Vertente Magenta, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Actualizado em 11 Maio 2025