Rodrigo Jesus e a Academia Efapel de Ciclismo foram os vencedores do Prémio Cidade de Fafe, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que se realizou na tarde deste sábado.
Num excelente dia para a prática da modalidade, a prova, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, contou com cerca de quatro dezenas de ciclistas, que percorreram os 85,2 quilómetros - quatro voltas a um circuito de 21,86 quilómetros - à média de mais de 38km/h.
Tal como tinha acontecido na “Roubaix portuguesa”, a Academia Efapel de Ciclismo esteve na luta pela vitória desde o primeiro momento, metendo ciclistas nas várias tentativas de fuga.
À entrada para a última volta ao percurso seguiam dois ciclistas em fuga - Diogo Ramos (Paredes/Reconco) e Simão Silva (Efapel) -, seguidos de perto por um grupo de 10 elementos, entre eles três ciclistas da equipa de Tiago Machado.
Nos últimos 21 quilómetros Rodrigo Jesus e David Luta (Efapel) assumiram a liderança, com Afonso Monte a seguir a liderar o grupo dos perseguidores.
Rodrigo Jesus e David Luta chegaram à meta isolados e de mãos dadas. O ciclista de Pombal foi o vencedor, cortando a meta ao fim de 2:13:56 horas. David Luta, com o mesmo tempo, foi segundo. Afonso Monte completou o top3, terminando a corrida 23s depois dos primeiros.
Augusto Patrício (Escola de Ciclismo Bruno Neves) chegou à meta na quarta posição enquanto Afonso Vilas Boas (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi quinto e assegurou ainda a subida ao pódio.
A Academia Efapel de Ciclismo, com três ciclistas nos top3, foi a vencedora por equipas. O Paredes/Reconco foi segundo e a Escola de Ciclismo Bruno Neves subiu ao terceiro lugar do pódio.
Rodrigo Jesus vencedor em Fafe
Rodrigo Jesus estava "muito feliz" no final da corrida, salientando que "o balanço é muito positivo. Ganhamos por equipas, ganhamos individualmente e preenchemos os três primeiros lugares do pódio. Portanto, o balanço é muito positivo".
Sobre a prova de Fafe, o ciclista de Pombal referiu que "é uma prova dura, com bastantes subidas, mas ganhamos que é o que interessa".
"Não foi fácil, os adversários estão bastante fortes, dificultaram-nos o trabalho, mas no final conseguimos a vitória" realçou o vencedor.
Tiago Machado, diretor desportivo da Academia Efapel de Ciclismo
Tiago Machado, diretor desportivo da Academia Efapel de Ciclismo, sai de Fafe e da jornada dupla do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã "muito feliz".
"Dizem que a sorte dá muito trabalho e estes resultados são o fruto desse trabalho", disse Tiago Machado, que salientou que "eu não vou dizer que não temos tido sorte, mas também temos tido muitos azares, como quedas, lesões, avarias, furos, ciclistas que saíram no início da época… A sorte, nós trabalhamos".
Afirmando que "este fim de semana os miúdos mereceram isto por tudo o que fizerem no inverno", Tiago Machado salientou "estou muito satisfeito porque só a ver a alegria deles e dos pais, para mim chega".
Sobre a prova afirmou que "hoje foi uma corrida mais emotiva e houve situações que a tornaram ainda muito mais complicada para o nosso lado. Por isso é que hoje soube-nos mesmo bem ganhar. Foi das corridas que mais prazer me deu ganhar".
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho teve o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.
