Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Afonso Monte (Efapel) vence em Fafe
As tentativas de fuga foram inúmeras ao longo dos 90 km do percurso da Prova de Abertura de juniores, sem que nenhuma tenha conseguido ir além de 1 minuto vantagem e consolidado o estatuto de fuga. Sempre muito ativa, a Academia Efapel de Ciclismo logrou a vitória numa derradeira tentativa de fuga que vingou já próximo de Fafe. O pelotão nacional deixou boas indicações para uma época que se antevê muito competitiva. Classificações e fotos: aqui



Afonso Monte e a Academia Efapel de Ciclismo foram os protagonistas do Prémio Cidade de Fafe, Prova de Abertura de juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Cidade de Fafe contou com a participação de uma centena de atletas sub-19 e sub-23 em representação de 18 equipas nacionais que levaram a festa do ciclismo aos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Guimarães.

Afonso Monte foi o mais forte no final dos 87,8 quilómetros, cortando a meta isolado ao fim de 2:10:49 horas. O ciclista de Vila do Conde impôs-se nos últimos quilómetros, deixando para trás o seu colega de equipa Rodrigo Jesus, que liderou a corrida durante bastante tempo e Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada), que foi terceiro.

Como é habitual, o Prémio Cidade de Fafe foi disputado e atacado desde os primeiros quilómetros. Francisco Nóbrega (Escola de Ciclismo Bruno Neves) foi o primeiro a escapar. Tomás Ângelo (DunasVale/Pereira&Gago) saiu em sua perseguição e ambos conseguiram alguma vantagem sobre o pelotão, mas o duo foi apanhado logo depois.

Já na viagem de regresso a Fafe, Rodrigo Jesus (Efapel) assumiu a fuga. O seu colega de equipa Gonçalo Costa saiu do pelotão e conseguiu alcançar o fugitivo. O duo chegou a ter mais de 45s de vantagem para o pelotão.

A cerca de 20 quilómetros para a meta o pelotão atacou e foi reduzindo a desvantagem, até alcançar Rodrigo Jesus, que já seguia sozinho, perto do km80.

Rodrigo Jesus ainda tentou escapar novamente, mas a pelotão reagiu e apanhou aquele que foi um dos protagonistas da corrida.

Nos últimos quilómetros foi a vez de Afonso Monte atacar e, depois de assumir a corrida, não mais perdeu a liderança, cortando a meta isolado e deixando o seu colega de equipa Rodrigo Jesus e Guilherme Santos a três segundos.

Santiago Varanda (DunasVale/Pereira&Gago) foi quarto classificado e Bento Dias (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) fechou o top5.

A Academia Efapel de Ciclismo, com três ciclistas no top15, venceu por equipas, deixando na segunda posição o Blackjack-Bairrada, enquanto o DunasVale/Pereira&Gago foi terceiro.

O Prémio Cidade de Fafe contou ainda com a participação de dois ciclistas sub-23, ambos da Escola de Ciclismo Bruno Neves. Nuno Almeida foi o mais rápido e garantiu a vitória, deixando Omar Lucamba na segunda posição.

De referir que antes da partida cumpriu-se um minuto de silêncio por Diogo Bicho, ciclista do Matos Cheirinhos que faleceu no início do ano num acidente de viação, e Miguel Macedo, ex-Ministro e sócio honorário da Associação de Ciclismo do Minho que faleceu durante a semana.

 

Afonso Monte (Academia Efapel de Ciclismo)

 

Afonso Monte escreveu o seu nome entre os vencedores da duríssima prova de Fafe, que marca o arranque do calendário competitivo de juniores.

O ciclista de Vila do Conde sai "satisfeito" de Fafe e refere que "esta vitória mostra que o trabalho está a ser bem feito. Agora é continuar a trabalhar e esperar para ver o que a época me reserva".

"Foi uma prova duríssima. As equipas meteram um ritmo bem alto e tornaram a corrida ainda mais dura", disse Afonso Monte, que sobre o trabalho da sua equipa referiu que "tivemos durante muito tempo homens na fuga e eu no pelotão tentei sempre controlar para que não houvesse mais fugas, mas não consegui. Depois aproveitei e ataquei na ponta final. Estou satisfeito".

 

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe

 

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, faz um balanço "extremamente positivo" do Prémio Cidade de Fafe.

"Foi uma prova extraordinária, com Fafe a marcar presença novamente no arranque das provas destinadas à formação, neste caso de juniores", disse Paula Ramos Nogueira, que salientou que "estamos a fazer aquele caminho, juntos com a ACM, de promover o ciclismo das camadas mais jovens para estimular cada vez mais jovens a praticar e a participar nas provas desta modalidade, que é tão apreciada pelos fafenses".

A autarca lembrou que "os fafenses entusiasmam-se tanto em torno da festa da Volta a Portugal", mas salientou que "para chegar à Volta é preciso trabalhar e fazer todo um percurso de aprendizagem, preparar novos ciclistas e nós estamos empenhadíssimos com a ACM para construir essa escola de futuro no ciclismo".

 

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

Actualizado em 15 Março 2025