Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Filipe Silva venceu o 5º BTT DHU de Paredes de Coura
Classificações e fotos: aqui

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor do 5º BTT DHU de Paredes de Coura, disputado no Parque Urbano das Portas do Corno do Bico.

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor do 5º BTT DHU de Paredes de Coura, que se disputou este domingo no Parque Urbano das Portas do Corno do Bico.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Paredes de Coura, a quinta edição do BTT DHU de Paredes contou com mais de meia centena de atletas oriundos sobretudo do Minho e da Galiza, que fizeram a delícia dos muitos adeptos que assistiram às manobras mais elaboradas dos pilotos, bem no centro da vila.

O vimaranense Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) sai de Paredes de Coura como o vencedor desta quinta edição do downhill urbano, ao averbar o melhor tempo à geral, quer na manga de qualificação, quer posteriormente na manga de classificação, ao estabelecer o melhor crono em 1:57.14.

Na segunda posição de elites, e também dentro do 1m57, ficou o espanhol Esteban Paz (VK Bikes C.), que foi segundo à geral. Ao gastar mais dois segundos para realizar a descida final, José Torres (Kamikazes C.D.) foi relegado para a terceira posição.

Em femininos, numa competição toda ela galega, a vencedora foi Gemma  Chapela (Vk Bikes), com o tempo de 2:23.71m, enquanto Paula Seoane (Moto Bike ) foi segunda e Alejandra Chapela Caiño (Kamikaze C.D.) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em juniores Leandro Alves, a correr como individual, venceu, deixando nos lugares imediatos do pódio Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos) e Gael Martinez (Kamikazes C.D.).

Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) impôs-se em cadetes, ao fazer o tempo de 2:04.77, deixando na segunda posição, a mais de 13s, Francisco Ribeiro (Bike House DH Team/Guimarães) e Ruben Freitas (BTT Pandilhas a Monte) alcançou a terceira posição.

Diogo Rodrigues (Bike House DH Team/Guimarães) venceu na categoria de escolas – juvenis.

Vítor Soto Maior ((Bike House DH Team/Guimarães)) foi o vencedor em master 30, deixando Tiago Mendes (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH T) em segundo lugar e Rui Freitas (Bike House DH Team/Guimarães) em terceiro.

Em master 40 venceu Óscar Gonzalez (Moto Bike). Jorge Afonseca (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) foi segundo e João Paulo Monteiro (BTT Pandilhas a Monte) terceiro.

António de Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o vencedor em master 50.

Tiago Castro venceu na classe open, deixando Tiago Silva na segunda posição e João Balinha Santos terceiro.

Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora. A VK Bikes fez segundo lugar e a Kamikazes C.D. terceiro.

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) vencedor em Elites

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) sai de Paredes de Coura consagrado como o piloto mais rápido e o vencedor em elites.

 “Sabe sempre bem e é sempre bom ganhar”, começou por afirmar o ciclista de Guimarães, que salientou que “hoje correu bem, apesar de um pequeno contratempo que tive na minha descida… mesmo assim deu para ganhar. É muito gratificante ganhar, então quando temos aqui família e amigos é muito bom”.

Filipe Silva garante que “saio satisfeito daqui. A minha manga de qualificação foi tranquila. Na segunda queria apertar mais um bocadinho, mas tive um percalço na minha descida, mas consegui levar a melhor e fiquei contente”.

Tiago Cunha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

Tiago Cunha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostrou-se satisfeito com a forma como correu a prova e salientou a presença recorde de participantes e do muito público que fez questão de assistir à prova no centro da vila.

Tiago Cunha começou por afirmar que “foi um dia fantástico. A prova correu muito bem, felizmente não houve qualquer tipo de incidentes, o que é ótimo, ainda mais quando a modalidade envolve sempre algum risco. Mais importante é perceber que as pessoas saem daqui com vontade de voltar. Para nós é muito gratificante vê-las cá e ficamos ansiosos pela prova do próximo ano”.

O autarca de Paredes de Coura salientou o número de participantes, anotando que 2022 permitiu “bater o recorde de participantes e isso mostra que as pessoas estavam sedentas de voltar a competir e participar neste tipo de provas e ficamos ainda mais satisfeitos por vê-los felizes”.

 

Tiago Cunha referiu que o Município tem uma ideia própria do ciclismo e do uso da bicicleta… “a nossa ideia é sempre tirar partido do uso da bicicleta como um veículo de mobilidade, de recreio e lazer, mas acima de tudo incentivar uma atitude mais saudável perante a vida que a bicicleta promove. Portanto, todas as formas de utilizar a bicicleta e, sobretudo, quando implica mais adrenalina são apaixonantes”.

O 5º BTT DHU Paredes de Coura organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, contou com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Freguesias de Paredes de Coura e Resende, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, CisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTTSportchip.

Actualizado em 1 Julho 2022