Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Vitória em toda a linha da formação galega do Padrones-Cortizo e de Samuel Flórez em Palmeira
Samuel Flórez e o Padrones – Cortizo foram os protagonistas do 21.º Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, prova que se realizou este sábado e pontuou para a Taça Nacional de Esperanças, competição que junta as categorias de sub-23 e juniores, e para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. Classificações e fotos: aqui



Samuel Flórez e o Padrones – Cortizo foram os protagonistas do 21.º Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, prova que se realizou este sábado e pontuou para a Taça Nacional de Esperanças, competição que junta as categorias de sub-23 e juniores, e para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

O colombiano Samuel Flórez foi o primeiro a chegar à meta, percorrendo os 110,5 quilómetros da corrida em 2:56.06 horas, deixando os seus colegas de equipa, Sebastian Calderon, na segunda posição (a três segundos) e Manuel Rodriguez foi terceiro classificado já com uma diferença de 2m29s. O Padrones-Cortizo sai de Palmeira com o primeiro lugar por equipas.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira, o tradicional circuito bracarense, que homenageia uma velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, natural da freguesia, recebeu este sábado um pelotão com cerca de 120 atletas em representação de 20 equipas, cinco delas oriundas de Espanha.

A corrida foi muito atacada desde os primeiros quilómetros. Miguel Castro (Portos Windmob) foi o primeiro a conseguir escapar ao pelotão, tendo conseguidos, durante alguns quilómetros, alguns segundos de vantagem só que ao km15 já o pelotão seguia, novamente, compacto.

Antes da primeira meta volante um grupo de ciclistas, cerca de 20, conseguiu escapar ao pelotão, tendo Diogo Pereira (Porminho Team Sub-23) imposto a lei do mais rápido sobre os restantes companheiros de fuga e vencendo a primeira meta volante do dia, deixando nos lugares imediatos Óscar Garcia e Sebastian Calderon (Padrones-Cortizo).

A partir daqui e com o pelotão a entrar na segunda metade do percurso, com a subida de Adaúfe para Gualtar e logo depois ao Sameiro, assistiu-se à tomada de comando das operações por parte de Sebastian Calderon. O ciclista porto riquenho da formação galega fez parte da subida a solo e venceu a primeira classificação de Montanha, no alto do Sameiro.

Samuel Flórez, que fazia parte de um grupo intermediário composto ainda por Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team), Duarte Rufino (Maia/Earth Consulters) Manuel Rodriguez (Padrones), Cláudio Leal (Porminho Team Sub-23) e Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), escapou e foi a solo apanhar o seu colega de equipa na frente. A partir daí os dois seguiram num ritmo diabólico no intuito claro de consolidar a fuga.

O colombiano Samuel Flórez venceu a segunda meta volante bem como o segundo prémio de montanha, chegando à meta em primeiro, após arrancar a meio da subida da Rua de Mira Cávado para vencer isolado. O duo terminou com uma vantagem de 2:29 minutos para o terceiro classificado.

Terminada a prova, João Silva (Óbidos Cycling Team), que fez sexto lugar em Palmeira, manteve a liderança da Taça de Portugal de sub-23 com 185 pontos, enquanto o seu colega de equipa Mark Kryuchkov é segundo e Luís Lopes (Padrones – Cortizo) terceiro.

O melhor júnior no Circuito de Palmeira foi André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves), Davi Alves (Stª.Maria Feira / Segmento d`Época / Reol) foi segundo e Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.

Na classificação coletiva o Padrones – Cortizo, que colocou três ciclistas nos três primeiros lugares – venceu, deixando o Óbidos Cycling Team em segundo e o Porminho Team Sub23 na terceira posição.

O Santa Maria Feira / Segmento d`Época / Reol / Bolf venceu a classificação de juniores e a Academia Efapel de Ciclismo foi segunda.

 

Samuel Flórez (Padrones – Cortizo)

 

Samuel Flórez (Padrones – Cortizo) foi o protagonista da corrida que homenageia uma das glórias do ciclismo nacional e minhoto, Peixoto Alves. No final considerou que “a corrida correu muito bem. Saímos muito tranquilos, foi uma corrida conjunta entre juniores e sub-23 e deixamos que os mais jovens se mostrassem na primeira parte da corrida. Quando entramos no circuito maior, parte mais seletiva, então tomamos mais atenção e começamos a atacar”.

“Um companheiro encetou uma fuga e eu segui um grupo de quatro atletas e fomos ganhando alguma vantagem para o pelotão. Depois ataquei sozinho, ‘apanhei’ o meu companheiro e desde daí seguimos sozinhos até à meta” referiu, ainda, o vencedor.

Sobre o circuito afirmou que “gostei muito, tinha paisagens muito bonitas”.

 

João Silva (Óbidos Cycling Team) líder da Taça de Sub-23

 

João Silva (Óbidos Cycling Team) manteve a camisola de líder da Taça de sub-23 e sai de Palmeira satisfeito com o desempenho.

“Foi uma corrida diferente. Se calhar a subida não é tão complicada, porque está dividida por várias partes, mas é mais ‘rompe-pernas’. Foi um percurso diferente, com um tipo de subida diferente, que não me favorece, mas foi boa a inovação”, começou por afirmar o ciclista do Óbidos.

João Silva parte para a última prova da Taça de Portugal com a camisola e garante que “o principal objetivo é manter a camisola na equipa. Hoje conseguimos. Esperamos que amanhã corra como hoje”.

 

João Ferreira (Presidente da Junta de Freguesia de Palmeira)

 

João Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, faz um “balanço muito positivo” da 21.ª edição do Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, que considera foi dos maiores de sempre.

“Este prémio foi dos maiores de sempre em termos de pelotão, teve cerca de 120 atletas e 20 equipas a participar. Foi também dos maiores em termos de investimento da Junta de Freguesia e parece-me que foi também dos maiores em termos de espetadores… Agora temos de avaliar tudo, o que correu bem, o que correu menos bem. No geral correu francamente bem e espero que tenha sido o melhor de sempre, mas se não for para o ano iremos melhorar. Aliás espero que para o ano seja ainda melhor do que este ano”.

Na antevisão falou de pequenas alterações no percurso, até porque este Circuito de Palmeira, inseriu-se na Taça de Esperanças, mas as alterações foram significativas… “Tivemos de ter em atenção as ruas que estão a ser intervencionadas pela Câmara Municipal de Braga, e quisemos que os ciclistas usufruíssem das belas paisagens que temos nesta zona. Aumentou-se o nível de dificuldade, mas percebeu-se que quem chegou aqui à meta veio satisfeito. Palmeira é uma terra aficionada pelo ciclismo e os ciclistas gostam de fazer esta prova, hoje dificultada pelo calor”.

 

Sameiro Araújo (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga)

 

Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, responsável pelo pelouro do Desporto, marcou presença em Palmeira e mostrou-se satisfeita com o que assistiu do 21º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves

“O que queremos para o concelho é ter cada vez mais eventos desportivos para fomentar mais a prática desportiva, seja ela de que modalidade for. Sendo o ciclismo uma modalidade tão apaixonante do público, esta prova, que já tem alguns anos e bem enraizada, e em que os atletas e os próprios clubes têm interesse em participar e participam com empenho, mesmo com este percurso extremamente difícil e muito seletivo”.

Sameiro Araújo salientou que “agora é esperar que tudo isto dê frutos, que da nova geração aqui de Palmeira surjam novos ciclistas. Não é só apoiar e bater palmas à passagem dos ciclistas, é preciso que eles venham para a estrada andar de bicicleta” e adiantou que “primeiro que entrem a fazer passeios de bicicleta com os amigos e a família, se adaptassem e depois entrassem na competição e seguissem a modalidade”.

De resto “usando o nome do Prémio Peixoto Alves, vamos esperar que apareçam alguns ciclistas no pelotão nacional e quem sabe se no futuro não temos um novo Peixoto Alves em Palmeira”.

 

O 21º Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves organizado pela Associação de Ciclismo do Minho teve o apoio da Junta de Freguesia de Palmeira, Câmara Municipal de Braga, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Moto Clube de Prado, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Actualizado em 21 Abril 2024