Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) vencem em Melgaço
Classificações e fotos: aqui

Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foram os vencedores em elites do 9º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 UCI pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foram os vencedores em elites do 9º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 UCI pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

 
Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) dominou a corrida feminina. A atleta de Vila do Conde fez as cinco voltas ao percurso em 1:26:25 m, deixando a 52s Constance Valentin (Team VCA ANJOS – KTM). Na terceira posição ficou Ana Santos (X-Sauce Factory Racing Team) terceira, ela que foi a melhor atleta na categoria de Sub-23.
 
A prova masculina foi liderada por Mário Costa desde a segunda volta, cotando-se como o mais rápido no total das seis voltas ao percurso de 4,4 kms de Melgaço com o tempo de 1:27:38h. Clement Izquierdo (Team Bagnol Jo.we Omega) fez o segundo lugar, gastando mais 17s que o vencedor, enquanto Christopher Dawson (Dawson Racing) fechou o pódio.
 
Em sub-23, Ana Santos venceu a prova feminina, secundada por Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) enquanto que Sara Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) foi terceira.
 
Em masculinos, Clement Izquierdo (Team Bagnol Jo.we Omega) foi o vencedor. Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) completaram os restantes lugares do pódio.
 
Beatriz Guerra e Rafael Sousa, ambos do Guilhabreu MTB, foram os vencedores na categoria de juniores.
 
Beatriz Guerra impôs-se na prova feminina, fazendo as três voltas ao percurso em 55:40m, deixando Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras de Arade) a mais de três segundos.  Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), foi terceira.
 
Em masculinos, Rafael Sousa completou as quatro voltas ao percurso em 59:51m, deixando nos lugares imediatos Tomás Pombo (CC Cortrizo) e Alejandro Garcia (Academia Postal – A Banca – Maceda).
 
O escalão de cadetes consagrou Daniel Franco (BTTTeam SU Colarense/CSTreino/GinasiosSpa) e Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) como vencedores na primeira corrida do dia.
 
Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) percorreu as três voltas ao percurso em 51:30m, gastando menos dois minutos que Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Iris Fernandez (Academia Posta – A Banca – Maceda) foi terceira.
 
Em masculinos, Daniel Franco (BTTTeam SU Colarense/CSTreino/GinasiosSpa) travou uma luta interessante com Ricardo Piedade (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos), conseguindo impor-se na reta da meta.
 
O ciclista do Oeiras terminou em segundo e Hugo Ramalho em terceiro.
 
Lurdes Gonçalves (CC Castelo Branco) e Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) venceram em master 30.
 
Lurdes Gonçalves (CC Castelo Branco) foi a mais rápida na prova feminina, enquanto Andreia Lopes (AEBTT Rio/Mr. Print) foi segunda e Ana Barata (individual) terceira.
 
Filipe Ramos, por sua vez, impôs-se na prova masculina, deixando na segunda posição, a cerca de dois minutos, o Campeão Nacional Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova). Manuel Parada (CM Xesteiras) fechou o pódio.
 
Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) venceu em master 40. Raquel Cunha (União Ciclista VN Famalicão) foi segunda.
 
Em masculinos venceu Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar). Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova) foi segundo e o famalicense Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.
 
António Passos (Rompe Trilhos/AJpcar) venceu em master 50, Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) em master 60.
 
Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçãoBike) foi o vencedor em Paraciclismo, categoria que contou ainda com a presença de Nuno Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).
 
Na classificação por equipas, o Guilhabreu MTB saiu de Melgaço com o primeiro lugar, enquanto a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde alcançou a segunda posição e a Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho foi terceiro.
 
Manoel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço
 
Manoel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, faz um balanço muito positivo da realização do 9.º BTT XCO de Melgaço.
 
“Enquanto presidente de Câmara e presidente da Conselho de Administração da Melsport, saio satisfeitíssimo com o resultado desta prova. Ainda mais com o feedback dos ciclistas, que gostaram muito da prova, com a pista, alguns a elogiarem bastante a nossa pista e muito felizes por terem participado nesta prova”.
 
“Saímos daqui também com força redobrada para o desafio que temos pela frente: o Europeu de 2025. É um enorme desafio aquele que o Município e a Melsport têm pela frente em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo. Não tenho dúvidas que é um desafio para vencer e reafirmar, uma vez mais, o Município de Melgaço como um Município amigo do desporto e um Município a ter com consideração a nível do Ciclismo”.
 
Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team)
 
Raquel Queirós, Campeã Nacional de XCO, sai de Melgaço com a vitória na primeira prova da Taça de Portugal e mais alguns pontos UCI neste ano de apuramento olímpico.
 
A atleta de Vila do Conde mostrou-se “muito feliz” com o resultado, salientando que “é sempre bom vencer, ainda mais em Portugal e aqui em Melgaço, que tem um circuito que gosto tanto. Correr em Portugal é estar a correr em casa e isso é reconfortante”.
 
Raquel Queirós referiu que “esta foi uma boa prova de lançamento para a época. Queria vir aqui buscar pontos para o apuramento olímpico e saio satisfeita com o primeiro lugar e 60 pontos”.
 
Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
 
Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) dominou a corrida de Elites masculinos e somou a vitória na primeira prova da Taça de Portugal- “Estou muito feliz com a vitória e com o que senti durante toda a corrida. É a primeira corrida internacional da época e logo com uma vitória. Começou muito bem e agora é continuar a trabalhar para conseguir mais”.
 
O 9.º BTT XCO de Melgaço foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, UNA - Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
Actualizado em 5 Março 2023