Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Lançamento de época 2023
A aposta na continuidade do trabalho de formação, na internacionalização de provas de referência e o assumir de novos patamares por parte de parceiros locais, aparece refletido no resumo da época de 2023 da Associação de Ciclismo do Minho. Pode consultar os calendários aqui



A organização da Taça de Portugal de XCO Internacional C1, a realizar nos dias 4 e 5 de março em Melgaço, dos Campeonatos Nacionais de XCC/XCE/XCO em Paredes de Coura entre os dias 14 e 16 de julho e a realização do 33.º Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, de 21 a 23 de julho, são os principais destaques do calendário de provas da Associação de Ciclismo do Minho para 2023.

 

BTT XCO / XCM / DHI e Enduro

A época desportiva de 2023 da ACM arranca com o 9.º BTT XCO de Melgaço – Internacional C1, prova pontuável ainda para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency, que promete, mais uma vez, uma elevada participação e com a presença dos melhores ciclistas da modalidade nacionais e estrangeiros.

Se o concelho mais a norte de Portugal volta a receber uma prova de BTT XCO com distinção Internacional (classe C1) e que abre as hostilidades da Taça de Portugal; as atenções dos adeptos da vertente viram-se em julho para Paredes de Coura, com o Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões, a receber nos dias 14, 15 e 16 os Campeonatos Nacionais de XCC, XCE e XCO.

Quanto ao Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency conta este ano com sete provas arrancando nos dias 4 e 5 de março com o 9.º BTT XCO de Melgaço.

Guimarães é o palco da segunda prova do Campeonato do Minho, com a realização do 10.º BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães, que está marcado para 16 de abril. Segue-se o 3.º BTT XCO de Esposende (14 de maio), o 10.º BTT XCO Paredes de Coura (18 de junho).

Julho é o mês dos Campeonatos Nacionais em Paredes de Coura (14, 15 e 16), e do BTT XCO Tesouros do Ave, que decorre na Pista de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, no dia 30 de julgo.

Segue-se o 24.º BTT XCO – ACRAP (6 de agosto) e o 3.º BTT Trilhos Cónegos (17 de setembro).

A 7.º Maratona BTT Paredes de Coura, marcada para o dia 10 de setembro, decide os títulos do Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço.

Na vertente de Downhill, o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision conta este ano com quatro provas. O 2.º BTT DHI Insalde assinala o arranque do campeonato a 2 de abril, seguindo-se p 13.º DHI da Penha, a 30 de abril. O BTT DHI Capital do Móvel realiza-se a 25 de junho e o campeonato termina a 24 de setembro com o 23.º DHI ACRAP. Para o dia dois de julho está previsto o 6.º BTT DHU Paredes de Coura.

A exemplo do que aconteceu o ano passado, a ACM volta a contar com uma prova para o Campeonato do Minho de Enduro – Carisma. O Facho Enduro Series está marcado para os dias 27 e 28 de maio.

 

Estrada

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arranca este ano a 18 de março, em Fafe. O Prémio Cidade de Fafe volta a ser o ‘tiro de partida’ para a época de Estrada no Campeonato do Minho – Arrecadações da Quintã, sendo ainda a Prova de Abertura da zona A de Juniores.

A 22 de abril o pelotão de cadetes rumará até Fafe para disputar o Prémio Freguesia de Golães – Troféu José Martins, prova pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Segue-se o 19.º Prémio ACR Roriz – Troféu Professor Matias (23 de abril), prova destinada às categorias de escolas, cadetes e juniores.

29 de abril marca o regresso do ciclismo de estrada a Pevidém, referência maior no que ao ciclismo diz respeito em Guimarães, que será palco de uma prova destinada a escolas, cadetes e juniores.

O 5.º Prémio de Ciclismo HM Motor realiza-se a 7 de maio e é pontuável para a Taça de Portugal de Esperanças (juniores e sub-23).

Maio conta ainda com o 20.º Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves, integrado na Taça de Portugal de juniores e no campeonato minhoto (dia 13) e com o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, Encontro Inter-Regional Escolas de Ciclismo (27).

O tradicional Circuito de Santo António de Amares para a categoria de juniores realiza-se a 11 de junho, enquanto o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe (juniores) está marcado para 8 de julho.

Julho conta ainda com o tradicional Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, umas das provas mais prestigiantes para o escalão de Juniores. O evento vai já para a sua 33.ª edição e realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de julho, prometendo muitas e boas novidades.

Agosto reserva duas provas, ambas destinadas aos escalões de escolas, cadetes e juniores estando a primeira agendada para o dia 12 com a realização do Prémio de Ciclismo de Rendufe (Amares) e o 45º Circuito de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), como habitualmente no dia 15.

Para setembro estão marcadas as duas últimas provas de ciclismo de estrada destinas às Escolas. Assim, o já tradicional Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” disputa-se no dia 2 e o Prémio Cidade de Barcelos no dia 3.

No âmbito do “Ciclismo para Todos” a Associação de Ciclismo do Minho tem prevista a realização do 13.º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – que será realizada como habitualmente em Guimarães no dia 24 de junho. Destaque ainda para o XII Bike Tour Tiago Machado e para o Passeio “Pedalar Pela Igualdade” a promover em datas a indicar.

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2023 será realizada em novembro, em local e data a indicar.

Actualizado em 19 Fevereiro 2023