Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Candidatura vencedora: Melgaço acolhe o Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico em 2025
Em 2025 o Campeonato da Europa de BTT Cross Country Olímpico (XCO) será disputado em Melgaço, na sequência da aprovação pela UEC - European Cycling da candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Melgaço.

Na análise das candidaturas de diversos países ao Europeu de 2025, a UEC considerou o histórico de Melgaço na organização de competições nacionais e internacionais de BTT, as valências do Centro de Estágios de Melgaço – onde está integrada a pista permanente de BTT XCO - e, entre outros fatores, a cultura multidesportiva melgacense.
Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, já foi palco de várias Campeonatos Nacionais de Ciclismo (Estrada, Ciclocrosse, XCO e XCM), provas da Taça de Portugal e dos Campeonatos do Minho, Clássica de Melgaço em ciclismo de estrada, Grande Prémio do Minho e, nos últimos anos, a competição anual de Cross Country Olímpico passou a integrar o calendário internacional da UCI.
A candidatura à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico de 2025 foi formalmente apresentada a 22 de novembro de 2021, aquando do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço.
Na cerimónia, o então Ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu “a boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço e garantiu o apoio do Governo à candidatura: “Contem com o Governo, estou convencido que temos todas as condições e que, com a nossa ajuda e influência, podemos trabalhar para que a candidatura seja bem-sucedida”.
No passado dia 12 de julho, Enrico Della Casa, Presidente da UEC, liderou a comitiva da entidade europeia que - acompanhada por representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport – realizou uma visita técnica ao Centro de Estágios de Melgaço.
XCO Melgaço
XCO Melgaço
XCO Melgaço
XCO Melgaço
XCO Melgaço
Visita técnica da UEC (12 de julho de 2022)
Visita técnica da UEC (12 de julho de 2022)
Actualizado em 11 Setembro 2022