Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho/Cachorrão
Mais informações: aqui

Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho/Cachorrão, uma tirada de 86 quilómetros com partida e chegada a Azurém, Guimarães.

Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho, uma tirada de 86 quilómetros com partida e chegada a Azurém.

O campeão nacional de estrada de juniores em título cortou a meta ao fim de 2h22m38s de prova e levou ao rubro muitos dos adeptos que se encontraram na meta, que fizeram questão de aplaudir a vitória do homem da terra.

Se a etapa já era dura pelas duas contagens de montanha de primeira categoria, Gonça e Penha, a forte canícula que se fez sentir em Guimarães endureceu ainda mais o percorrido pelo concelho vimaranense, provocando alterações na classificação geral individual.

António Morgado (Bairrada), ao cortar a meta em segundo, guinda-se ao primeiro lugar da Geral Individual e veste a Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

A corrida começou animada e logo nos primeiros quilómetros outro ciclista da terra, Diogo Mendes (Póvoa Cycling Acadmey/CDC Navais) encetou a primeira fuga do dia, tendo sido acompanhado por Nuno Oliveira (Santa Maria Feira/Segmento D’Época/Reol) e por Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

O grupo andou algum tempo na frente e chegou a ter de um minuto de vantagem para o pelotão. No entanto, o Bairrada atacou por volta do km 38 através de Rúben Rodrigues, António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares e não só alcançou o trio da frente como rapidamente assumiu o controlo da corrida, sendo seguido de perto por Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e o ciclista espanhol Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

A abordagem à primeira contagem de montanha do dia alongou o pelotão, que se iria fracionar em diversos grupetos.

O descanso proporcionado pela descida até São Torcato e Aldão foi enganador. O pelotão abordou logo a segunda contagem de montanha do dia, a Montanha da Penha, onde o quarteto do Bairrada passou com uma vantagem muito dilatada sobre o pelotão. A passagem em primeiro lugar permitiu a Gonçalo Bandeira consolidar a liderança da Camisola Azul “Auto Terror Premium Automotive”.

No alto da Montanha da Penha, Ruben Rodrigues tinha descolado dos colegas. Aproveitou bem a descida e a descompressão dos restantes elementos da fuga, para entrar no grupo e ganhar um novo alento para a parte final da etapa, cortando a linha de meta “escoltado” pelos colegas de equipa.

Rúben Rodrigues vence a etapa, António Morgado assume a liderança da Classificação Geral Individual e a Geral de Pontos e Gonçalo Tavares vence a Geral da Montanha, sagrando-se já o virtual vencedor da Camisola Azul.

Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola), que ocupa o quinto na geral, é o melhor júnior de primeiro ano.

Já o ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, Noah Campos, que ocupa o sexto lugar da geral, é o melhor atleta das equipas do Minho e continua assim a envergar a Camisola Branca.

Ruben Rodrigues (Bairrada) vencedor da etapa

Rúben Rodrigues (Bairrada) era um ciclista feliz no final da etapa. O vimaranense venceu a segunda tirada, aquela que passou exatamente pelas estradas onde costuma treinar diariamente… “Foi uma vitória muito que saborosa”, disse, adiantando que “foi uma etapa muito dura mesmo e com este calor saiu ainda endurecida e soube muito bem ganhar pela dureza e por ser em casa”.

“Tínhamos duas contagens de montanha, que eu estou familiarizado com elas, treino bastante vezes lá, mas a dureza da etapa nem foi tanto nas contagens, mas sim no sobe desce constante antes e depois da montanha e isso tornou a etapa bastante dura”

O campeão nacional fez questão de “agradecer a todos os que vieram à rua neste dia complicado de calor apoiar os ciclistas e a apoiar-me mim. É um orgulho enorme estar na posição em que estou e poder vencer em Guimarães, nas ruas que estou habituado a passar. É um sentimento indescritível”.

António Morgado (Bairrada) novo Camisola Amarela Arrecadações da Quintã”.

“Estamos felizes” foi assim que António Morgado, ciclista do Bairrada, começou por abordar a conquista da Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

Afirmando que “foi uma etapa dura pelo calor e pelas subidas longas”, António Morgado referiu que “não contava com esta vitória. Vim ao Grande Prémio do Minho para desfrutar e tirar um pouco de pressão das corridas que tenho tido e que têm sido muito tensas e as que se avizinham também vão ser. Por isso, vim aqui sem pressão e para desfrutar com os meus amigos. Não era o objetivo vestir a Amarela, a ideia era o Lima manter a camisola, mas amanhã já se retifica”.

Sobre a última etapa o ciclista do Bairrada afirmou que “vamos tentar não cair, o objetivo é esse e desfrutar”.

José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Guimarães

José Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, mostrou-se bastante satisfeita com a forma como decorreu a segunda etapa do GP Minho…

“Antes de mais quero dar os parabéns à Associação de Ciclismo do Minho, fez um excelente trabalho e agradecer o convite que fez à Junta de Freguesia de Azurém no sentido de apoiar a segunda etapa deste GP Minho”.

O autarca vimaranense mostrou-se ainda “maravilhado” pois “nunca tinha participado numa etapa dentro de um carro e foi qualquer coisa espetacular” e adiantou: “o bichinho ficou cá dentro e já disse que podem contar com a Junta de Azurém nos próximos anos”.

“A adrenalina que uma prova como esta causa é fora do comum, incomensurável”, referiu José Castro Antunes, “mais a mais quando estamos a trabalhar com os escalões de formação, a trabalhar com futuras referências do ciclismo e que é muito importante. É destas provas que precisamos para incentivar os jovens a praticar desporto, neste caso o ciclismo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Azurém mostrou-se ainda “comovido e orgulhoso por ver um vimaranense a ganhar esta etapa. Eu entreguei-lhe a camisola e senti um orgulho muito grande por ter vencido na sua terra, que é a nossa, Guimarães”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi um espetador atento desta segunda etapa do Grande Prémio do Minho.

O autarca acompanhou todo o percurso da prova, percorrendo as estradas de Guimarães por onde passou o pelotão de uniores, e sentido a emoção e o esforço dos atletas.

Domingos Bragança considerou que “é muito importante para Guimarães receber uma etapa deste Grande Prémio do Minho. Eu tive a possibilidade de fazer todo o percurso ao lado do diretor da ACM e para além de ser uma beleza, percorrer as nossas freguesias e ver o todo este concelho que é bastante bonito, percebi também todo o esforço dos atletas e da sua paixão pelo ciclismo”.

O autarca lembrou que “o ciclismo é um desporto cada vez mais importante tanto na sua componente desportiva e competitiva, como de lazer e turismo. É uma modalidade que projeta as nossas regiões, as nossas cidades e territórios, não só pelas pessoas que nos visitam para acompanhar os jovens, mas também e cada vez mais a novas tecnologias levam a todo o mundo a imagem destas regiões”.

Domingos Bragança referiu que “a Associação de Ciclismo do Minho tem feito um trabalho excecional e é importante que além dos nossos ciclistas de Guimarães, nós pudéssemos alavancar ainda mais esta modalidade através dos clubes, porque é uma modalidade que tem muito futuro”.

 

Teve um sabor especial o facto de a etapa ser ganha por um vimaranense? “Tem um sabor muito especial. O Rúben é um ciclista especial, é um campeão e é muito bom ter um campeão de Guimarães pelo valor que ele tem e pelo entusiasmo que projeta. É um orgulho para nós ter um campeão e vê-lo ganhar aqui esta etapa”.

 

 

Colorido diferente com o Circuito de Santo António de Amares

Amares, no dia 12 de junho, consagrará os vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em pleno contexto das Festas d´Amares. Incluída no tradicional Circuito de Santo António de Amares, a terceira e última etapa será a mais longa (123,6 quilómetros) e integra dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria (ambas na passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia) e três metas volantes (duas em Rendufe e uma em Amares, na passagem pela meta).

“Abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente a este Grande Prémio do Minho / Cachorrão”, afirmou Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, realçando “os laços que ligam o Circuito de Santo António, uma das provas de ciclismo mais antigas do país, a uma prova tão importante e com tanta tradição na nossa área geográfica como é o Grande Prémio do Minho”.

 

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

 

32.º GRANDE PRÉMIO DO MINHO / CACHORRÃO

RESUMO DAS PRÓXIMAS ETAPAS

 

3ª etapa - Domingo, 12 de junho de 2022

Circuito de Santo António de Amares - 123,6 kms

Partida: 11h58 - Escola EB 2,3 de Amares (Cerdeirinhas - Ferreiros, Amares)

Chegada: 15h15 - Praça do Comércio (Amares)

Percurso: Amares - Rua da Escola Preparatória (Partida simbólica 11h58), Rua João Paulo II, EN 205, Rua de Santa Catarina, Praça do Comércio (Partida real na passagem pela meta), Rua Marques do Rego, Rua 25 de Abril, Rua José Alves Leite, Rua Dr. Adolfo Vilela, Rua 20 de Janeiro/N 308, Figueiredo, Dornelas, Goães (12h09), N 308, Bouro Santa Maria, Esquerda no Mosteiro de Bouro Santa Maria - início da subida, M 1248, Paradela Santuário Nossa Senhora da Abadia (PM 12h27), M1248, Início de descida sinuosa (12h30), CM 1243, Vilar-a-Monte, Drt. na igreja de Valdosende, N 308, Dornas, Mosteiro Bouro Santa Maria (à esq.), Corredoura, Goães, Drt. para Vilela (12h58), M 1736, Portela do Vale, Vilela, M 535-4, Igreja Seramil, Rua da Corujeira, M 1241, Santa Cruz, M 535-5, Paranhos, Drt. para N 308, Grande Hotel da Bela Vista, Rotunda esq. para N 205-3 (13h20), Caldelas, Torre, Fiscal, Drt. na estátua, EM 567-1, Bico, Esq. para EM 567 (empedrado), Rendufe, Mosteiro Santo André de Rendufe, M 1247 (13h31), M 1247-1, Rot. Esq. para Av. das Pontezinhas/N 205, MV Rendufe (13h36), N 205, Rendufe Meta (13h43), segue-se a repetição do circuito.

Metas Prémio da Montanha
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 16,7 (melhor horário: 12h26) - MM Auto Terror
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 78,5 (melhor horário: 14h03) - MM Auto Terror
Metas Volantes
• Rendufe - Km 57,8 (melhor horário: 13h31) - MV Junta de Freguesia de Rendufe
• Amares (passagem pela meta) - Km 61,8 (melhor horário: 13h37) - MV Município de Amares
• Rendufe - Km 119,6 (melhor horário: 15h08) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

 

 

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

Actualizado em 11 Junho 2022