Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
João Ferreira e Maria de Jesus Barros venceram o Prémio Cidade de Fafe
Classificações e fotos: aqui

João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho/CRY/UDO) e Maria de Jesus Barros (Concelho do Porriño/Abanca) foram os grandes vencedores do Prémio Cidade de Fafe, prova de Abertura de Juniores - Zona A, pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

Num dia agradável para a prática do ciclismo, o Prémio Cidade de Fafe chamou a si as atenções do calendário velocipédico e Fafe engalanou-se para receber os muitos ciclistas que fizeram questão de mostrar os seus dotes e percorrer os 78,2 quilómetros da prova a uma média de 40 km/h.
No percurso, que incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, desde cedo os ciclistas tentaram a sua sorte na frente da corrida. Depois de algumas tentativas, Francisco Baia (Bairrada) e José Barbosa (UC Trofa), à passagem pelo quilómetro quatro, conseguiram uma vantagem de 15 seguros em relação ao grupo principal de ciclistas.
O pelotão reagiu e Ricardo Machada (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) e Diogo Souzinha (Academia Joaquim Agostinho/CRY/UDO) isolaram-se conseguiram alcançar o duo da frente.
Até à Póvoa de Lanhoso o quarteto manteve uma vantagem na frente da corrida que chegou a ser de 55 segundos. No entanto, o pelotão não descansou na perseguição e, também por força dos muitos ataques, foi reduzindo a desvantagem. Depois de Victor Paula (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact), João Leite (Bairrada) e Henrique Silva (UC Trofa) terem alcançado o grupo de fugitivos, a fuga acabou por ser anulada.
As movimentações no pelotão não abrandaram e João Leite (Bairrada), Gonçalo Martins (Efapel - Escola Ovar) e Victor Paula (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) passaram isolados em Fornelos, mas, ainda assim, o pelotão não permitiu grandes veleidades.
Na aproximação à meta, João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho/CRY/UDO) superiorizou-se e chegou destacado à Praça 25 de Abril , concluindo a prova com o tempo de 1:55.01, deixando Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais) na segunda posição e João Silva (Bairrada) em terceiro lugar.
Na corrida de Elites Femininas, Maria de Jesus Barros (Concelho do Porriño/Abanca) venceu de forma folga deixando Mariana Almeida e Jenyffer Barragan, ambas da Efapel – Escola Ovar, respetivamente, na segunda e terceira posições.
Por equipas, venceu a equipa Bairrada, terminando em segundo a Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO e em terceiro a Efapel– Escola de Ovar. 
 
Sérgio Sousa (FPC): “Foi uma excelente prova”
 
Sérgio Sousa, dirigente da Federação Portuguesa de Ciclismo, manifestou-se bastante agradado com a forma como decorreu o Prémio Cidade de Fafe.
“A Associação de Ciclismo do Minho tem uma larga experiência organizativa e esta prova de abertura de juniores em Fafe tem-se afirmado no panorama velocipédico, não apenas por via da aposta do município de Fafe mas também pela forma empenhada e pelo bom nível com que os clubes se apresentam”, referiu o dirigente federativo. “Além do êxito organizativo, agrada-nos também a evolução dos clubes que surgem com mais jovens e novos diretores”, afirmou Sérgio Sousa.
 
José Martins: “Boa campanha de promoção do ciclismo”
 
O ex-ciclista fafense José Martins é um nome incontornável do ciclismo nacional e, como habitualmente, marcou presença e colaborou com a organização do Prémio Cidade de Fafe. “Foi uma boa prova e correu muito bem. Esta é uma corrida que dá sempre grande destaque a Fafe e a cidade também sabe receber os ciclistas. Esteve aqui um bom número de pessoas a assistir” destacou José Martins.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da Quintã, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.
Além do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (Prova de Abertura de Juniores - Zona A / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã), o concelho de Fafe acolherá este ano a Taça de Portugal - Cadetes (Prémio de Freguesia de Golães / Troféu José Martins no dia 25 de abril), o Prémio Festas do Concelho de Fafe - Juniores (11 de julho), o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (12 de setembro) e ainda o 19º BTT DHI Freguesia de Armil (5 de abril) atividades apoiadas, como habitualmente, pela Câmara Municipal de Fafe.
Actualizado em 8 Março 2020