Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
João Rocha e Jessica Costa venceram o 6º BTT XCO Vila de Melgaço
Classificações e fotos: aqui

João Rocha e Jessica Costa venceram o 6º BTT XCO Vila de Melgaço, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design que se realizou no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço. No destino de natureza mais radical de Portugal, em Melgaço, Pedro Miguel Lopes (AAUM) e Daniela Campelo (AEUFP) foram consagrados como Campeões Nacionais Universitários de BTT XCO.

Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço - www.melgacosportscenter.com), com o apoio do Município de Melgaço, a primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design contou com um número elevado de participantes que não se assustaram com a previsão de mau tempo e fizeram questão de comparecer no município mais a Norte de Portugal.
Na corrida de elites, João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o mais forte e venceu o circuito de Melgaço deixando o seu mais direto perseguidor, Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech), na segunda posição e Carlos Rego (Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike) na terceira. Em femininos, triunfou Jessica Costa (Guilhabreu BTT) terminando Tânia Cardoso (Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike) em segundo.
Em Sub-23 a vitória foi de José Simões (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo) que se superiorizou a Tiago Sousa (JV Perfis – Gondomar Cultural), segundo classificado, e a Nuno Mesquita (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo) que completou o pódio. Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo) venceu em femininos.
Carlos Viana (Casa Myzé Team) e Inês Lapa (Clube BTT Matosinhos) foram os vencedores em Juniores. O ciclista do clube de Guimarães deixou na segunda posição Rúben Queirós (do Guilhabreu BTT) e na terceira Marcelo Gabriel (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact). Na corrida feminina de juniores, Inês Lapa (Clube BTT Matosinhos) foi a vencedora, terminando nas posições seguintes do pódio Joana Santos e Rute Silva, ambas da formação famalicense Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo.
Ivan Fernandez (Bici Verde CC) e Beatriz Silva (Proteu Cycling Team-Casa do Povo Retorta) foram os melhores em cadetes, Manuel Parada (RS Bike Boiro CC) em masters 30, António Viana (Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike) em masters 40, António Sousa em masters 50 e José Castro na vertente de promoção.
Por equipas venceu a equipa de Viana do Castelo Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, terminando em segundo a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact e em terceiro o Clube BTT Matosinhos
.
Campeonato Universitário


No Campeonato Nacional Universitário, Pedro Miguel Lopes, a representar a Associação Académica da Universidade do Minho, foi o grande vencedor, terminando a prova à frente de José Simões e Tiago Sousa, ambos da Universidade do Porto. Em femininos o triunfo foi de Daniela Campelo (Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa), enquanto Ana Moreira (Associação Académica da Universidade Lusíada do Norte) foi segunda classificada.

Nos escalões de escolas, a Seissa/KTM-Bikesen/Matias&Araújo/Frulact venceu a classificação coletiva terminando em segundo a formação Sabor do Norte/ Escola Ciclismo BilaBiker’s e em terceiro a União de Ciclismo da Trofa.
Em termos individuais destacaram-se Carlos Palmeira (Clube BTT Matosinhos) e Margarida Vasconcelos (Clube BTT Matosinhos) em juvenis, Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e Leonor Lopes (Clube BTT Matosinhos) em infantis, José Gomes (Seissa/ KTM - Bikesen/ Matias&Araújo/ Frulact) e Matilde Correia (Sabor do Norte/Escola Ciclismo BilaBiker’s) em iniciados e Samuel Gomes (Seissa/KTM - Bikesen/ Matias&Araújo/Frulact) e Matilde Fernandes (Seissa/ KTM - Bikesen/ Matias&Araújo/Frulact) em pupilos/benjamins.

José Adriano Lima (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço)

 

José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Camara Municipal de Melgaço, manifestou-bastante satisfeito com a realização de mais uma prova de ciclismo em Melgaço e com a expressiva adesão de atletas.
“Este ano marcamos o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO, prova que atribuiu também os títulos nacionais Universitários, o que acabou por trazer a Melgaço mais participantes e muitas mais pessoas para assistir”, referiu José Adriano Lima salientando que “temos aqui um grande evento desportivo, que trouxe a Melgaço muitos participantes. Esta é uma prova que eu gosto particularmente porque tem a participação de todos os escalões, desde as Escolas até aos Masters. Este ano conseguimos despertar nos locais o bichinho do ciclismo e contamos com três atletas a participar”.
Um dos objetivos do Município de Melgaço passa mesmo por “despertem o entusiasmo nos melgacenses para que usufruam das excelentes condições que possuímos e, ao mesmo tempo, aproveitem os muitos eventos que vamos realizando para se lançar na modalidade”.
“Nesta prova contamos com a presença de mais de 260 atletas - o que, por si só, já é muito bom - mas não vêm sozinhos, trazem sempre gente a acompanhar, os diretores dos clubes, os treinadores, os familiares, os amigos. Hoje tivemos aqui uma moldura humana muito boa e isso é bom para Melgaço. São eventos que geram um impacto muito grande para a economia local. E hoje estas pessoas vêm cá para assistir à prova, amanhã podem vir para visitar o concelho e usufruir do que temos de bom para oferecer”, explicou José Adriano Lima.
De resto, salientou o autarca, só este fim-de-semana o Centro de Estágios de Melgaço recebeu três eventos: o Campeonato do Minho de BTT XCO, o Campeonato Regional de Boccia e tem ainda uma equipa de futebol da Suíça a estagiar. “Tudo isto não acontece por acaso, é fruto de muito trabalho, de muita gente, de toda uma equipa. Sabemos que isto dá trabalho, mas é bom para Melgaço, para a economia do concelho, faz movimentar a economia local”, concluiu José Adriano Lima.
O 6º BTT XCO Vila de Melgaço teve o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP Design , Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Ukubo, Polisport e do comércio e industria local.

 

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), onde foi promovida a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
O complexo, 
centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.
Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.
A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.
Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

Actualizado em 2 Março 2020