Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Gonçalo Martins e Maria de Jesus Barros brilharam no 12º Troféu Carlos Carvalho
Classificações e fotos: aqui

Gonçalo Martins (Efapel - Escola de Ovar) e Maria de Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) foram os grandes protagonistas do 12º Troféu Carlos Carvalho, última prova da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã de 2019.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de Ciclismo Pousada de Saramagos, a prova homenageou o vencedor da 22.ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959), o ciclista famalicense Carlos Carvalho. A iniciativa contou, já na entrega de prémios, com a presença André Carvalho, neto de Carlos Carvalho, e também ele ciclista que esteve ao serviço da seleção nacional de sub-23 no mundial que se realizou em Inglaterra.
Num excelente dia para a prática da modalidade foi muita a entrega por parte dos ciclistas, já que em disputa estavam ainda os títulos da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã de 2019. Ao empenho dos atletas responderam os adeptos que se descolaram em grande número a Pousada de Saramagos para assistir à prova.
Em Juniores a corrida foi muito disputada. Um grupo de nove atletas, onde estavam os principais candidatos à conquista da Taça do Minho, Fábio Fernandes e Diogo Narciso, cedo assumiu as despesas da corrida, deixando, a cada volta que faziam ao circuito, o pelotão mais afastado. 
O vencedor da tarde foi o jovem Gonçalo Martins (Efapel - Escola de Ovar) que atacou quando faltavam quatro voltas para o final e deixou o restante grupo a 54 segundos de diferença. A Efapel voltou a festejar quando Fábio Fernandes cortou a meta em segundo lugar e garantiu assim a conquista da Taça do Minho. De referir que o ciclista da Efapel arrecada o troféu dois anos consecutivos por duas categorias diferentes (o ano passado venceu a Taça do Minho em Cadetes).
No terceiro posto ficou Diogo Narciso (Bairrada), que assim termina a Taça do Minho em segundo lugar, enquanto nos lugares seguintes ficaram Daniel Dias (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) e Marco Marques (Tensai/Sambiental/Santa Marta), atletas que se despedem dos clubes e das provas do Minho.
Por equipas, a Efapel foi a grande vencedora da tarde, enquanto a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact subiu ao segundo lugar do pódio e a UC Trofa foi terceira.
Em Elites femininas, Maria de Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) voltou a impor um forte ritmo na sua prova, terminando com um excelente tempo. 
Em Cadetes a luta pelo título da Taça do Minho estava ao rubro, com quatro atletas ainda com hipóteses de arrecadar o troféu. Por isso, assistiu-se a uma corrida muito disputada e sempre muito controlada entre os candidatos. Aproveitaram para fugir do pelotão Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Lucas Lopes (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) que andaram isolados algumas voltas. No sprint final o atleta de Penafiel foi mais forte e triunfou, enquanto Lucas Lopes foi segundo e Pedro Vieira (Vito/Feirense/PNB) terceiro.
Dos candidatos, Sérgio Saleiro (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) foi o primeiro a chegar à meta, terminando na 14.ª posição e assegurando a conquista da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã em Cadetes.
Por equipas a Vito/Feirense/PNB foi a melhora, seguida da BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais e da Efapel - Escola de Ovar.
Em Cadetes femininos, Beatriz Roxo (Maiatos) e Beatriz Pereira (Bairrada) travaram um duelo interessante, com a campeão nacional a levar a melhor na hora de cortar a meta. Beatriz Roxo já tinha assegurado a conquista da Taça do Minho. Marisa Ferreira (EFAPEL – Escola de Ovar) foi terceira a escassos 3 segundos das primeiras.
 
Em Escolas a BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais destacou-se ao vencer o 12.º Troféu Carlos Carvalho e a Taça do Minho. Em Pousada de Saramagos, a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel terminou em segundo e a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact em terceiro.
Em termos individuais, João Martins (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) impôs-se em Juvenis, deixando nos lugares imediatos Fábio Carvalho e Rafael Sousa, ambos da BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais.
Em Juvenis Femininos, Beatriz Silva (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) subiu ao lugar mais alto lugar do pódio, enquanto Ana Monteiro (NRV - Academia de Ciclismo) foi segunda e Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa) terminou em terceiro.
Em Infantis, Rui Sabino (UC Trofa) foi o mais forte e assegurou o primeiro lugar, deixando Ivo Ribeiro (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) na segunda posição e Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) na terceira. Mara Ribeiro (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) foi a vencedora da prova feminina.
Em Iniciados, Afonso Silva (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi o protagonista do dia, vencendo isolado a prova em linha e destacando-se na prova de destreza. No segundo posto ficou Renato Sousa (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais, enquanto Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi terceiro.
Adelaide Palmeira (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) terminando Sara Fernandes (Tensai / Sambiental / Santa Marta) em segundo.
Em Pupilos/Benjamins Gabriel Santos (UC Trofa) e Daniela Fernandes (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) destacaram-se, subindo ao lugar mais alto do pódio.
Em masculinos de realçar ainda o desempenho de Santiago Moreira e Tomás Garcês, ambos do Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
Já na prova feminina Mariana Ribeiro (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) e Matilde Fernandes (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) também subiram ao pódio.
 
Fábio Fernandes (Efapel - Escola de Ovar), que está no seu primeiro ano de Júnior, assegurou em Pousada de Saramago a conquista da Taça do Minho de estrada – Arrecadações da Quintã de 2019.
“Foi um dia muito especial. Consegui conquistar a Taça do Minho e o meu colega venceu a corrida. Tínhamos previsto lutar pela vitória, mas não estávamos a contar que fosse o Gonçalo. Foi muito bom. Atrás controlamos a corrida para que a vitória na Taça do Minho ficasse na Efapel”, explicou o jovem ciclista referindo estar “muito satisfeito” até porque “é o segundo ano seguido que venço a Taça do Minho, o ano passado venci em Cadetes e agora em Juniores”. 
“Agora quero é dedicar-me aos estudos, quero terminar o 12.º ano. Tem sido complicado conciliar as duas coisas porque passo muitas horas fora de casa, mas este ano tenho que me dedicar aos estudos”, concluiu o atleta.
Sérgio Saleiro (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) também garantiu em Pousada de Saramagos o triunfo na Taça do Minho mas no escalão de Cadetes.
“Estou muito satisfeito. Foi um circuito muito disputado, muito difícil, mas controlamos sempre o andamento dos adversários”, começou por afirmar o atleta de Barcelos, que adiantou: “o mais difícil foram os ataques dos adversários, que tentaram de tudo para vencer a Taça”.
Sérgio Saleiro disse ainda estar “muito satisfeito por vencer a Taça do Minho, que era uma das metas da época. O grande objetivo era o Campeonato Nacional, não foi possível, mas conseguimos assegurar os dois primeiros lugares da classificação da Taça do Minho”.
Quanto ao futuro: “esta época está a terminar, depois é tempo de tirar umas férias da bicicleta...ou melhor vamos desfrutar da bicicleta e começar a preparar a época de pista, em que queremos fazer uma boa campanha”.
A equipa da BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais venceu coletivamente nos escalões de Escolas. Sérgio Baltarejo mostrou-se satisfeito com o resultado, que “vale mais pela alegria das crianças”. “Estamos muito satisfeitos. Viemos cá porque os miúdos queriam participar e na verdade foi muito positivo” começou por referir o responsável pela equipa da Póvoa de Varzim. Sérgio Baltarejo referiu ainda que “conquistar este tipo de resultados é sempre positivo para os miúdos, motiva-os, leva-os a trabalhar ainda com mais empenho, mas a nossa grande meta principal é a formação. Claro que os resultados são o fruto do trabalho que se faz diariamente. Estamos muito satisfeitos”.
 
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de Ciclismo Pousada de Saramagos, o Troféu Carlos Carvalho teve o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e contou com os seguintes apoios: Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignScore TechNavega Rías Baixas, entre outros.
 
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2019, agendada para o dia 23 de novembro (Auditório da Universidade do Minho - Campus de Azurém - Guimarães), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2019 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.
Actualizado em 29 Setembro 2019