Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
“O ciclismo vai à escola” anima escolas de Melgaço
O projeto “O ciclismo vai à escola” é, por estes dias, o centro das atenções nos dois centros escolares de Melgaço. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Melgaço, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, está inserida no programa da Semana Europeia do Desporto.

José Adriano Lima, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, lembra que “temos dinamizado ao longo do tempo atividades ligadas ao ciclismo”, por isso, esta iniciativa é positiva e pode ser a semente para que apareçam mais praticantes da modalidade”.
“No âmbito do protocolo que temos com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, já tínhamos assumido promover outras ações para além das que temos desenvolvido e que se prendem com a realização das provas desportivas”, explicou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço e presidente do Conselho de Administração da Melsport.
No contexto da Semana Europeia do Desporto, referiu o autarca, “tomamos a iniciativa de levar o ciclismo à escola. Achamos que era agora o momento de avançar com esta iniciativa. Já tive a oportunidade de ir às escolas e ver os miúdos a andar de bicicleta e perceber que está a ter um impacto muito positivo. A semente para termos mais praticantes da modalidade está plantada, agora é dar tempo para que ela se desenvolva”, referiu José Adriano Lima, que adiantou que “gostávamos que daqui saíssem mais praticantes de ciclismo, mas também estamos atentos às questões ecológicas e temos que olhar para a bicicleta como um meio de transporte”.
A iniciativa “O ciclismo vai à escola” decorre até sexta-feira nos dois centros escolares de Melgaço, estando aberta a todos os alunos e a verdade é que a adesão tem sido muito positiva.
O Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, José Luís Ribeiro, explicou que “a alegria das crianças, o entusiasmo que as mesmas evidenciam pela bicicleta e a oportunidade de promover a sua utilização para fins recreativos, competitivos e de mobilidade” são razões suficientes para a Associação de Ciclismo do Minho estar de corpo e alma com este projeto”.
O dirigente destacou ainda “a estratégia, sustentada e criteriosa, de promoção e de desenvolvimento que o Município de Melgaço e a Melsport têm empreendido, assim como o contributo para o desenvolvimento do ciclismo e para a promoção da prática desportiva”. 
“Os miúdos estão a adorar a experiência. Muitos experimentam, querem repetir os circuitos e fazem-no em mais que um dia. Eu estou muito satisfeito com esta iniciativa e com a forma como ela tem sido recebida. É verdade que alguns miúdos ainda não se sentem à vontade a andar de bicicleta, temos que desenvolver mais este tipo de ações para que todos se possam adaptar”, disse o Vereador do Desporto de Melgaço.
José Adriano Lima realçou que “gostava de ter mais ações deste tipo porque são iniciativas pertinentes e uma mais-valia para os jovens e para o concelho. Para surtir efeitos é importante organizar mais ações deste género”.
A par do programa “O ciclismo vai à escola” e do contexto da Semana Europeia do Desporto, a Câmara Municipal de Melgaço está a realizar também as Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais distritais. “Tem havido uma adesão muito interessante e foi uma forma de desafiarmos os mais velhos para terem um dia-a-dia mais ativo. A ação está a decorrer no Centro de Estágios de Melgaço. Aliás nós temos umas condições excelentes para este tipo de eventos e parece-me que estão todos satisfeitos”.
Actualizado em 25 Setembro 2019