Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Grande Prémio do Minho: Colombiano Jhonatan Chaves conquista em Guimarães
Classificações, fotos e mais informações: aqui

O colombiano Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) ganhou hoje a primeira etapa em linha do 31º Grande Prémio do Minho Júnior, impondo-se em solitário em Santo Antonino, Mesão Frio, ao cabo dos 69,6 quilómetros, iniciados no centro da cidade de Guimarães.

A etapa de hoje não teve tempo para monotonia. Logo ao quilómetro 4 atacou um trio de corredores estrangeiros, formado pelos colombianos Alonso Echevarria (Banco Santander) e Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) e pelo belga Joran Wyseure (ACROG/Pauwels Sauzen/Balen BC).
A fuga foi progredindo, até a diferença para o pelotão aproximar-se dos dois minutos e meio, obrigando a equipa Bairrada a iniciar a perseguição. Já foi tarde para impedir o sucesso do trio que arrancou do pelotão logo no início.
Os fugitivos entraram na frente na subida de segunda categoria para a meta e bateram-se pela etapa. Jhonatan Chaves triunfou com superioridade, deixando Joran Wyseure a 23 segundos e Alonso Echevarria a 34 segundos. O melhor corredor saído do pelotão foi João Macedo (Bairrada), quarto classificado, a 58 segundos. Na ausência de bonificações, a geral individual tem a mesma configuração.
Jhair Sepulveda, diretor desportivo da Team Ingenieria de Vías/Monsalud (TEA) mostrou-se bastante agradado com o comportamento dos seus ciclistas e confessa que a equipa veio ao Grande Prémio do Minho para ganhar. “Foi uma etapa muito rápida, muito dura, com prémios de montanha exigentes. Os três corredores que conseguiram escapar logo à saída de Guimarães estiveram muito bem e chegaram à subida final com muita força. Foram-se ajudando durante o percurso e o Jhonatan chegou melhor à subida final e venceu. Quero salientar o grande trabalho que a equipa do Bairrada fez, mas o trio estava muito forte”, afirmou.
“O nosso objetivo é ganhar o Grande Prémio do Minho. É uma prova de grande nível, com etapas duras, exigentes, de nível elevado e nós viemos para ganhar, trouxemos os melhores trepadores, os melhores roladores e velocistas para vencer a prova e oferecer a vitória aos patrocinadores”, referiu ainda o diretor desportivo da Team Ingenieria de Vías/Monsalud.
O novo camisola amarela, Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud ) estava feliz com a vitória na etapa: “o percurso foi muito duro, mas saí do pelotão, com mais dois colegas, logo no início. Trabalhamos os três pela etapa. As metas volantes não foram exigentes, mas os Prémios de Montanha foram duros. O último quilómetro foi muito duro, mas senti-me com forças e ataquei e vitória final”, disse o ciclista garantindo que "o objetivo neste Grande Prémio do Minho é ganhar. É uma grande prova, bem organizada e com uma segurança de excelência, o que é muito importante”.
Jhonatan Chaves é o dono de três camisolas: amarela (geral individual – Discover Melgaço), verde (classificação por pontos – Score Tech), e azul (montanha – Arrecadações da Quintã). O melhor júnior de primeiro ano é o colombiano Steven Bayona (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) e enverga a camisola laranja (Cision) e Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) é o melhor minhoto (camisola branca – Universidade do Minho). A Team Ingenieria de Vías/Monsalud comanda por equipas.
A segunda etapa em linha está marcada para este sábado, tendo partida (13h00) e chegada (15h30) em Vieira do Minho. Teoricamente, é uma jornada difícil mas também de transição, antes da etapa-rainha de domingo (Melgaço – Castro Laboreiro) mas o pelotão júnior é sempre imprevisível.
Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 31º Grande Prémio do Minho conta com um pelotão de cerca centena e meia de ciclistas em representação de 24 equipas, 17 portuguesas, uma belga, uma colombiana e cinco espanholas.
No decurso da etapa, que começará e terminará na Avenida Barjona de Freitas, o pelotão terá que enfrentar uma contagem de montanha em Serradela (14h08) e duas metas volantes à passagem pela meta (13h30 e 14h58).O 31º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Discover Melgaço (Camisola Amarela), Score Tech (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Junta de Freguesia de Mesão Frio - Guimarães, Fermir, Confeitaria Alvorada, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías BaixasAFAcycles, Guimarpeixe, Café Bogani, Auto Terror, Centro de Estágios de Melgaço, Workview, Jopedois, RS Bikes, Roda na Frente e Correio do Minho (jornal oficial).

 
31º GRANDE PRÉMIO DO MINHO - 25 a 28 de julho de 2019
 
RESUMO DAS ETAPAS
 
2ª etapa - Sábado, 27 de julho de 2019
Vieira do Minho > Vieira do Minho - 97 kms
Vieira do Minho - Terra de Encantos
Partida: 13h00 - Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)
Chegada: 15h33 - Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)
 
Metas Prémio da Montanha
• Serradela (1ª catª) - Km 43,4 (melhor horário: 14h08) - MM Arrecadações da Quintã
 
Metas Volantes
• Vieira do Minho (passagem pela meta) - Km 19,3 (melhor horário: 13h30) - MV SCORE Tech
• Vieira do Minho (passagem pela meta) - Km 75,1 (melhor horário: 14h58) - MV SCORE Tech
3ª etapa - Domingo, 28 de julho de 2019
Melgaço > Castro Laboreiro  (Melgaço) - 105,6 kms
Melgaço - O destino de natureza mais radical de Portugal
Partida: 12h10 - Avenida da Inês Negra (junto à Câmara Municipal de Melgaço)
Chegada: 15h01 - Castro Laboreiro (Melgaço)
 
Metas Prémio da Montanha
• Variante Melgaço (3ª catª) - Km 9,1 (melhor horário: 12h29) - MM Arrecadações da Quintã
• Variante Melgaço (3ª catª) - Km 40,9 (melhor horário: 13h19) - MM Arrecadações da Quintã
• Fiães (1ª categoria) - Km 72,8 (melhor horário: 14h09) - MM Arrecadações da Quintã
• Castro Laboreiro (1ª catª) - Km 105,6 (melhor horário: 15h01) - MM Arrecadações da Quintã
 
Metas Volantes
• Alvaredo - Km 19,1 (melhor horário: 12h45) - SCORE Tech
• Melgaço - Km 31,3 (melhor horário: 13h04) - SCORE Tech
• Alvaredo - Km 50,9 (melhor horário: 13h35) - SCORE Tech
 
 

Actualizado em 26 Julho 2019