Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
6º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal

Mais de seis centenas de participantes marcaram presença no 6º Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães.
Tiago Machado, José Mendes, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Palatsi, Mário Miranda, Carlos Alpoim e Abel Marques foram algumas das presenças na iniciativa que assinalou a Batalha de São Mamede de 1128 e que este ano integrou as comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.
Com um balanço extremamente positivo e apesar das condições atmosféricas adversas (a ameaça de chuva acabou por se concretizar), o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” mais de 600 participantes, número que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto e a cultura, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" pretende incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Promovido desde 2009 e sendo praticamente a única atividade (para além da sessão solene oficial promovida pela autarquia de Guimarães) que assinala o 24 de junho de 1128, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal tem a particularidade de proporcionar momentos de interação e de convivência com figuras públicas e ícones do desporto, para além de possibilitar a participação de toda a família.
Os ciclistas minhotos Tiago Machado (vencedor da Volta à Eslovénia) e José Mendes, ambos da equipa NetApp-Endura, Delmino Pereira (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa (ex-ciclista e Embaixador da Liberty Seguros para o desporto), Palatsi (guarda-redes de futebol), Mário Miranda (treinador de ciclismo), Carlos Alpoim (médico e Presidente do Conselho Vitoriano), José Luís Galdamez (ex-ciclista) e Abel Marques (empresário e Campeão Nacional de Rampa - Clássicos), entre outros, foram algumas das presenças.
Referência ainda para a presença de um grupo de participantes com bicicletas antigas, vestidos à época, assim de atletas do Vitória SC / AMC Invest / Interfios e de representante de grupos como os Amigos do Caneco, AQQT - Antes Quebrar Que Torcer , B. V. G. - Bike Team, BTT Berço, BTT Calendário, BTT Caminhos Fracos, BTT Pedal Berço, BTT RedLine, BTT Serzedo, BTTaipas, Ciclo Mário Miranda, Clube de Cicloturismo de Calvos, Erdal , Guimatrilhos , Índios do Pedal, Molengas , Monta Kabras, Olhares Curiosos, Omnis BTT, Papa Léguas – Famalicão, Patos Bravos, Pedaladas São Torcato, Quadrilheiros do Pedal, Quebraritmo, Quedabike, Rolling Tones, RorizAventura, Só Trilhos BTT, Taibike, SilvaresComVida, Tomatubikers , Trilhos de Reconhecimento, Vimaranes BTT e Xaimites BTT.
A iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial oferecida pela Liberty Seguros. Como habitualmente, foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia Um de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio).
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Aguiar da Beira, Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paço de Arcos, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santarém, Santo Tirso, Valongo, Valpaços, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia , Vila Praia de Âncora, Vila Verde e Vizela.
Além de assinalar a Batalha de São Mamede de 1128, este ano o passeio integrou o programa oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, atendendo à proximidade da data de realização do evento (24 de junho) com o dia 27 de junho de 2014 em que se assinalam os 8 séculos do conhecimento dos documentos mais antigos em língua portuguesa, cuja referência, nestas comemorações, é o Testamento de D. Afonso II, assinado a 27 de junho de 1214.
Nos anos anteriores a iniciativa integrou a programação de "Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura" e de "Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto", tendo sido o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal, em 2013, para assinalar o Dia Olímpico.
O Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal contou com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Liberty SegurosCisionArrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Herdmar, Foto Fundador - Imagens Aéreas, Guimarpeixe, Coloradd, CP - Comboios de Portugal, Hermotor - Ford, Tempo Livre, Vitrus AmbienteEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Farmácia de Gondar, SoPedal.com, Casa Mizé, TrilhosBike, Ima Extreme, MotoFundador, Like Bike, Baisnabike, acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Ciclismo a Fundo (revista oficial).


Video acmTV (www.acmtv.pt)

 

 Video acmTV (www.acmtv.pt)

  

  

 

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado que funcionará, a partir das 9 horas do dia 24 de junho, junto ao local de partida.



 

Tiago Machado, José Mendes e Palatsi são as mais recentes confirmações para o passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia 24 de Junho, em Guimarães.
Pré-convocados para a Volta a França deste ano, os ciclistas minhotos Tiago Machado e José Mendes, ambos da equipa NetApp / Endura, assim como o ex-guarda-redes Palatsi associam-se à iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho que também tem a presença confirmada de Cândido Barbosa e de Delmino Pereira.
O Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal integra este ano a programação oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa e a participação é gratuita, tendo os participantes direito a uma t-shirt oficial.
As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.

 

 

Delmino Pereira e Cândido Barbosa vão participar no Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães. A iniciativa integra este ano a programação oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa. A participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.
A 6ª edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal voltará a ter dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
Os participantes no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia Um de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família, estando já confirmada a participação na edição deste ano de Delmino Pereira e de Cândido Barbosa.
Delmino Pereira, vencedor do 14º Grande Prémio do Minho em ciclismo (1990), é atualmente Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo uma referência incontornável do ciclismo nacional, tendo alcançado ao longo da carreira resultados de destaque e granjeado a simpatia generalizada dos adeptos.
Cândido Barbosa, o "Foguete de Rebordosa" (ou o "Ciclista do Povo" como também é conhecido) iniciou a sua carreira de ciclista profissional em 1996, tendo envergado as camisolas do W52 Paredes Móvel, Maia-Jumbo, Banesto, LA-Pecol, LA-Liberty, LA Alumínios-Liberty Seguros, Liberty Seguros, Sport Lisboa Benfica e Palmeiras Resort / Prio. Embaixador da Liberty Seguros para o desporto e com mais de 120 vitórias no seu palmarés, Cândido Barbosa sagrou-se Campeão Europeu de Esperanças (1996), Campeão Nacional de ciclismo de estrada (2007) e de contrarrelógio (2005), tendo ainda ganho importantes competições nacionais e internacionais, incluindo vitórias em várias etapas e classificações da Volta a Portugal.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Este ano o passeio também integrará o programa oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, atendendo à proximidade da data de realização do evento (24 de junho) com o dia 27 de junho de 2014 em que se assinalam os 8 séculos do conhecimento dos documentos mais antigos em língua portuguesa, cuja referência, nestas comemorações, é o Testamento de D. Afonso II, assinado a 27 de junho de 1214.
Nos anos anteriores a iniciativa integrou a programação de "Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura" e de "Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto", tendo sido o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal, em 2013, para assinalar o Dia Olímpico.

Estão abertas as inscrições para o Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães. A iniciativa integra este ano a programação oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.

A participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.

A 6ª edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal voltará a ter dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
Os participantes no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia Um de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Este ano o passeio também integrará o programa oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, atendendo à proximidade da data de realização do evento (24 de junho) com o dia 27 de junho de 2014 em que se assinalam os 8 séculos do conhecimento dos documentos mais antigos em língua portuguesa, cuja referência, nestas comemorações, é o Testamento de D. Afonso II, assinado a 27 de junho de 1214.
Nos anos anteriores a iniciativa integrou a programação de "Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura" e de "Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto", tendo sido o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal, em 2013, para assinalar o Dia Olímpico.


A partida está marcada para as 10 horas no arruamento entre o Estádio D. Afonso Henriques e o pavilhão Almor Vaz (Inatel). O percurso inicial do Passeio Dia Um de Portugal será efetuado no Centro Histórico de Guimarães pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio, prosseguindo o passeio por um trajeto de mais cerca de 15 quilómetros. Enquanto decorrer o passeio serão promovidas no local de partida atividades desportivas e de animação abertas a todos os interessados.
A CP - Comboios de Portugal oferece aos participantes um desconto nos comboios Urbanos do Porto, linhas de Guimarães, Braga, Aveiro e Marco de Canavezes, bilhete especial a 2€, na viagem de Ida e volta em comboio urbano, mediante apresentação da inscrição na prova.
O transporte de bicicletas é gratuito mas limitado à capacidade do espaço multiusos dos comboios. 



O Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal conta com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Liberty SegurosCision
Arrecadações da Quintã, Herdmar, POPP Design, Foto Fundador - Imagens Aéreas, Guimarpeixe, Coloradd, CP - Comboios de Portugal, Hermotor - Ford, Tempo Livre, Vitrus AmbienteEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Farmácia de Gondar, SoPedal.com, Casa Mizé, TrilhosBike, Ima Extreme, MotoFundador, Like Bike, Baisnabike, acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Ciclismo a Fundo (revista oficial).
No ano passado, mais de mil participantes marcaram presença no Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no âmbito de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. A iniciativa em que o Comité Olímpico de Portugal assinalou o Dia Olímpico saldou-se num êxito.
Aliando o desporto e a cultura, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" pretendeu incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
José Manuel Constantino, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Lavarinhas, José Mendes, Palatsi, Adriano Paço, Ricardo Ribas, o jornalista da RTP Manuel Fernandes Silva, Dimitre Nikolov, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Luís Galdamez, Mário Miranda, Francisco Oliveira e José Fernandes, entre outros, foram algumas das presenças.

As inscrições para o passeio “Dia Um de Portugal” devem ser efetuadas online (aqui)
.