Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Gala de Encerramento da Época Desportiva 2014

Videos acmTV (www.acmtv.pt)

 

Época desportiva 2014 - Video de abertura e de encerramento da Gala

 

 

 

Homenagem aos atletas minhotos Campeões Nacionais em 2014 e coom resultados internacionais de relevo

 


Títulos honoríficos da ACM / Homenagem da FPC

 


Ciclismo de estrada

 


BTT XCM

 


BTT DHI

 


BTT XCO

 


Intervenções

 


Atuação Backstage

 


Atuação Tuna Universitária do Minho

 


Atuação Marco Génio

 

 


Atuação Pé de Dança

 


Exibição Rope Skipping

 


Agradecimentos ACM

 

 

 

A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) encerrou a época desportiva de 2014 com uma Gala realizada na tarde do dia 15 de novembro no Auditório do Parque de Exposições de Braga à qual se associou o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro. Além da consagração dos Campeões do Minho, dos vencedores das diversas competições e dos atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais e que conquistaram resultados de relevo em 2014, a ACM atribuiu títulos honoríficos ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude e a Miguel Macedo, Altino Bessa, José Luís Galdamez e Rui Alves.
No espetáculo, que decorreu com grande entusiasmo e emoção, atuaram a Backstage - escola de dança e artes performativas, Tuna Universitária do Minho, Pé de Dança - Escola de dança, centro cultural de Santo Adrião, Marco Génio, Associação Portuguesa de Rope Skipping e a Academia Synergia.
Apresentada por Ana Silva e Joaquim Mendes a Gala iniciou-se com uma performance da “Backstage” (“uma ode à endurance mental e física dos ciclistas”, com coreografia de Rosália Passinhas), seguindo-se a projeção de imagens da época desportiva de 2014.
No Parque de Exposições de Braga, em tarde de casa cheia, estiveram representantes de várias entidades, como o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, a vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, o deputado da Assembleia da República e vereador na autarquia bracarense, Altino Bessa, entre outros autarcas dos vários concelhos da região minhota, os presidentes da Direção e da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira e Artur Lopes, os ciclistas profissionais Tiago Machado, Rui Sousa e José Mendes, patrocinadores, atletas, familiares e amigos.


No discurso de abertura da iniciativa, o presidente da Direção da ACM começou por afirmar que “promover a Gala de Encerramento da Época Desportiva em Braga, com o importante apoio da Câmara Municipal, é regressar às origens da Associação de Ciclismo do Minho, na certeza de que só conhecendo e respeitando o passado conseguiremos preparar o futuro. A cidade de Braga (além da importância, até 1972, no contexto da Volta a Portugal) assumiu um papel de destaque nas várias edições do Grande Prémio do Minho e no desenvolvimento da modalidade na região. O Sporting Clube de Braga, por exemplo, foi um dos clubes fundadores da Associação de Ciclismo do Minho e - no início da década de 90 - passou por aqui a génese do BTT e do Trial Bike nacional”. “Peixoto Alves, vencedor da Volta a Portugal de 1965”, recordou José Luís Ribeiro, é natural da freguesia de Palmeira onde há doze anos, em parceria com a Junta de Freguesia, a Associação de Ciclismo do Minho começou a organizar o Circuito de Palmeira em ciclismo de estrada. Braga tem acolhido importantes competições de BTT , temos trabalhado em projetos e novas áreas do ciclismo como a mobilidade, iniciativas no âmbito do policiamento de proximidade e em iniciativas de ciclismo de lazer oficializadas e apadrinhadas pela ACM, representante na região da Federação Portuguesa de ciclismo, a única entidade da modalidade reconhecida pelo Estado e detentora do estatuto de utilidade pública desportiva”.
José Luís Ribeiro salientou que “Braga ficará para a história da modalidade como tendo sido o local onde se realizou a primeira prova de ciclismo a nível nacional que beneficiou da comparticipação do Estado para com os custos de policiamento”. “Esta foi, uma batalha dura e difícil que a ACM conduziu e empreendeu em representação do ciclismo nacional. Depois de 22 anos de discriminação em que saboreamos o gosto amargo do desprezo, foi feita justiça e eliminada a discriminação do ciclismo, impondo-se destacar a sensibilidade e o contributo para a resolução do problema do Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, do senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, do anterior titular da pasta do desporto, Dr. Alexandre Mestre e dos deputados Altino Bessa e Agostinho Lopes, entre muitos outros que se associaram e deram o seu contributo. A resolução do problema do policiamento é um legado deste Governo mas também um legado da ACM. Esta foi uma vitória da ACM e uma vitória do ciclismo ! Esta foi mais uma demonstração de que vale a pena acreditar, lutar e persistir !”.
Referindo-se ao ano de 2014, o dirigente minhoto destacou que “em ano de dificuldades, crescemos 20 por cento e alcançamos números que nos orgulham mas não acomodam: 2589 atletas, 106 clubes, 185 agentes desportivos, 115 atividades, 1500 voluntários e 35.000 atletas em movimento”.

 

Promoção do desporto merece mais apoios
O presidente da Associação de Ciclismo do Minho disse que a promoção do ciclismo regional e a formação de jovens atletas “é uma tarefa difícil, dura e por vezes ingrata que só se consegue com muito engenho, criatividade, dedicação e uma enorme paixão pelo ciclismo”, defendendo que “o reconhecimento e a ajuda para este trabalho deveria ser mais evidente e mais explícito, tanto por parte das entidades privadas mas, sobretudo, das públicas”.
“Os apoios ao desenvolvimento da prática desportiva e ao alto rendimento, a revisão dos estímulos do Estatuto do Mecenato e o incentivo e valorização dos dirigentes desportivos voluntários são matérias que se não forem devidamente acauteladas vão contribuir para o definhamento do desporto”, sustentou o dirigente.
Ao anunciar a atribuir de títulos honoríficos da ACM, José Luís Ribeiro explicou que “a gratidão e a valorização dos contributos para a modalidade é algo ao qual não renunciamos, pelo que a Assembleia Geral da Associação de Ciclismo do Minho deliberou atribuir, por unanimidade e aclamação, um conjunto de distinções a quem prestou relevantes serviços ao ciclismo e à ACM: Miguel Macedo ([na ocasião] Ministro da Administração Interna - Sócio honorário), Emidio Guerreiro (Secretário de Estado do Desporto e Juventude - Sócio honorário), Altino Bessa (Deputado na Assembleia da República e vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga - Sócio honorário), José Luiz Galdamez (ex-ciclista, fundador da ACM, empresário, sócio gerente da empresa Arrecadações da Quintã - Sócio honorário) e Rui Alves (empresário, sócio gerente da empresa Raiz Carisma - Sócio benemérito)”. “Além destas distinções, nesta festa de encerramento da época desportiva vamos daqui a pouco distinguir e homenagear os atletas e as equipas. Os heróis - a força - do ciclismo ! A força que são vocês. A força que somos nós ! A força Minho !”, concluiu José Luís Ribeiro.


Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, destacou o papel desempenhado pela Associação de Ciclismo do Minho e realçou que o “Braga é uma cidade de campeões, como foi demonstrado na Gala do Desporto da autarquia”. “A Associação de Ciclismo do Minho está de parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na modalidade. Também uma palavra às famílias dos atletas que são fundamentais para que consigam praticar a modalidade”, referiu a autarca.
Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou a importância do “excelente trabalho desenvolvido pela Associação de Ciclismo do Minho” e salientou que “o ciclismo é uma modalidade em crescimento. Pelo terceiro ano consecutivo foi considerada pelo IPDJ como a segunda modalidade com maior desenvolvimento desportivo. No final de cada época e de muito trabalho, estas galas fazem falta para homenagear os atletas, valorizando o trabalho de todos quantos procuram desenvolver o ciclismo em Portugal”.
Na última intervenção da Gala, Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, disse ser “uma grande honra que me dão ao transformar-me em sócio honorário da Associação de Ciclismo do Minho. Mas apenas fiz aquilo que me competia. Era um problema que se arrastava desde 1992. Sendo Secretário de Estado do Desporto, o meu dever é resolver problemas. Por isso, agradeço, mas lembro que só fiz o meu trabalho”, disse Emídio Guerreiro salientando que, “nestas e em outras matérias, é preciso trabalhar em rede e formalizar parcerias. Porque só assim se consegue resolver muitos problemas”.


Emídio Guerreio aproveitou a Gala da Associação de Ciclismo do Minho para anunciar que o desporto terá um aumento de 8% no Orçamento de Estado para 2015, estando previsto para os contratos programa com as federações um acréscimo de 5% e um reforço significativo para o programa “Desporto para todos”.
A Federação Portuguesa de Ciclismo associou-se às distinções entregues a Miguel Macedo, Emidio Guerreiro, Altino Bessa, José Luiz Galdamez e Rui Alves e homenageou a Associação de Ciclismo do Minho e o seu presidente, José Luís Ribeiro, pelos revelantes serviços prestados à modalidade. “Foi neste Governo que se resolveu o problema do policiamento. Foi a salvação do ciclismo de formação, em especial do ciclismo de estrada, pois sem esta solução não tínhamos possibilidade de continuar a desenvolvê-lo. Daí que a Federação Portuguesa de Ciclismo tenha aqui destacado e homenageado os senhores Ministro da Administração Interna, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, o José Luís Ribeiro e a Associação de Ciclismo do Minho com a filigrana de uma pedaleira, o motor do ciclismo”, explicou Delmino Pereira.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Viana Ciclo Clube presentearam igualmente a ACM pelo trabalho desenvolvido no âmbito da promoção do ciclismo e do apoio aos clubes e atletas.

No decurso da Gala passaram pelo palco do Parque de Exposições de Braga os 18 atletas e uma equipa minhota que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e conquistaram resultados de relevo a nível internacional, assim como os primeiros classificados do Campeonato do Minho de BTT XCO, Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar.
Do agrado de todos foram também os momentos de animação, nomeadamente, as atuações de Backstage - escola de dança e artes performativas, Tuna Universitária do Minho, Pé de Dança - Escola de dança, centro cultural de Santo Adrião, Marco Génio, Associação Portuguesa de Rope Skipping e a Academia Synergia.
Depois de Guimarães, Fafe, Viana do Castelo, Pevidém e Vila Nova de Famalicão foi agora a vez de Braga acolher a Gala de Encerramento da época desportiva da Associação de Ciclismo do Minho, instituição de Utilidade Pública fundada em 1977, representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).
A Gala de Encerramento da época desportiva da ACM contou com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Braga, Federação Portuguesa de Ciclismo, Rider Show, Raiz Carisma, POPP Design, Cision, Fullwear, Arrecadações da Quintã, Herdmar e João de Sá – Audiovisuais.

 

ATLETAS HOMENAGEADOS PELA ACM
Atletas Campeões Nacionais e que alcançaram resultados de relevo a nível internacional

 

André Carvalho (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada (Juniores)
Carlos Lima (Viana do Castelo): Campeão Nacional de BTT maratonas (Masters 50)
Carlos Martins (Guimarães): Campeão Nacional de Enduro (Cadetes)
Cláudio Loureiro (Felgueiras): Campeão Nacional de Enduro (Elites)
Daniel Sousa (Vila Verde): Campeão Nacional de Trial Bike (Elites)
David Vaz (Viana do Castelo): Campeão Nacional de BTT Maratonas (Elites)
Diogo Pinto (Fafe): Campeão Nacional de Down Hill (Cadetes).
Emanuel Sousa (Viana do Castelo): Campeão Nacional de Down Hill (Juniores)
Joana Barbosa (Vila Verde): Campeã Nacional de BTT Cross Country (Elites)
Joana Monteiro (Vila Nova de Famalicão): Campeã Nacional de BTT Cross Country (sub-23)
João Matias (Barcelos): Campeão Nacional de Pista - Scratch, Eliminação Individual e Pontos (Elites)
João Pereira (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Ciclocrosse (Juniores)
Joaquim Dias (Braga): Campeão Nacional de Enduro (Masters 40).
José Carneiro (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Down Hill (Masters 40)
Luís Machado (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada  e Campeão Nacional de Pista – Pontos (Masters 40)
Marta Branco (Guimarães): Campeã Nacional de Cross Country (cadetes)
Nelson Ferreira (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Enduro (Juniores)
Tiago Machado (Vila Nova de Famalicão): Vencedor Volta à Eslovénia 2014, competição do mesmo nível da Volta ao Algarve e da Volta a Portugal
Viana Ciclo Clube - Saertex Portugal / Edaetech: Campeã Nacional de BTT Maratonas (Equipas)

 

 

CAMPEÕES DO MINHO DE CICLISMO DE ESTRADA 2014 – Raiz Carisma
Cadetes
: Iúri Leitão (Tensai / Santa Marta)
Juniores: João Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho)

 


CAMPEONATO DO MINHO DE BTT XCO - (2014)
Elites

1º Rúben Nunes (ASC / Focus Team) - Campeão do Minho
2º Jacinto Fiúza (BaToTas /  Ponte de Lima)
3º João Santos (ND Travanca / Bicicletas Andrade)
4º Paulo Cepa (BaToTas /  Ponte de Lima)
5º José Dias  (Patocycles/Coluer/Casa do Povo de Retorta)

Femininos
1º Ana Rita Vale (BaToTas / Ponte de Lima) - Campeã do Minho
2º Daniela Pereira (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3º Liliana Lopes (ASC / Focus Team)
4º Leandra Gomes (BaToTas / Ponte de Lima)
5º Eduarda Oliveira (BTT Braguinhas  / Padim da Graça)

Juniores
1º Fábio Abreu (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) - Campeão do Minho
2º José Casais (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3º João Cachada (BaToTas / Ponte de Lima)
4º Márcio Taledo (Saertex Portugal / Edaetech)
5º Diogo Vigo (ASC / Focus Team)

Master 30
1º Aurélio Reis (Seissa /A. C. R. Roriz / Matias & Araújo / Frulact) - Campeão do Minho
2º Manuel Lopes (ASC / Focus Team)
3º Hélder Santos (JUM Marinhas / Sanitop / KTM)
4º Eduardo Fontes (Rodabike / ACRG / Gondomar)
5º Hélder Braga (Seissa /A. C. R. Roriz / Matias & Araújo / Frulact)

Master 40
1º Mário Fernandes (Rodabike /ACRG / Gondomar) - Campeão do Minho
2º Abel Machado (ASC / Focus Team)
3º Rodolfo Lopes (ASC / Focus Team)
4º Carlos Araújo (BTT Matosinhos)
5º Francisco Branco (Joane BTT - Trilhos Bike)

Master 50
1º João Araújo (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) - Campeão do Minho
2º Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar)
3º José Vigo (ASC/Focus Team)
4º Joaquim Sá (ASC/Focus Team)
5º Américo Liberal (BTT Matosinhos)

Paraciclismo
1º Ricardo Gomes (UCVNF / Soniturismo / BikeWorld) - Campeão do Minho

Cadetes (Masc.)
1º João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) - Campeão do Minho
2º António Azevedo (Escola Tomatubikers Famalicão)
3º Nuno Costa (ASC / Focus Team)
4º Rafael Torres (ASC / Focus Team)
5º João Gonçalves (Joane BTT - Trilhos Bike)

Cadetes (Fem.)
1º Marta Branco (Joane BTT / Trilhos Bike) - Campeã do Minho
2º Ana Moreira (Escola Tomatubikers Famalicão)
3º Joana Castro (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão)

Equipas
1º ASC / Focus Team - Campeã do Minho
2º Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact
3º BaToTas / Ponte de Lima
4º Rodabike / ACRG / Gondomar
5º JUM Marinhas / Sanitop / KTM

 

 

TROFÉU REVELAÇÕES BTT XCO 2014

Pupilos (Masc.)
1º Hugo Ramalho (Escola BTT Matosinhos) - Vencedor do Troféu Revelações BTT XCO
2º José Pedroso (Escola Tomatubikers Famalicão)
3º Gonçalo Costa (Escola Tomatubikers Famalicão)
4º Francisco Brito (Escola BTT Matosinhos)
5º Diogo Maia (ASC / Focus Team)

Pupilos (Fem.)
1º Luna Carneiro (Escola Tomatubikers Famalicão) - Vencedora do Troféu Revelações BTT XCO

Benjamins (Masc.)
1º David Ferreira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics) - Vencedor do Troféu Revelações BTT XCO
2º Dinis Saleiro (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3º Vasco Reis (Escola BTT Matosinhos)
4º Eduardo Reis (Escola BTT Matosinhos)
5º Paulo Fernandes (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)

Benjamins (Fem.)
1º Mariana Magalhães (ASC / Focus Team) - Vencedora do Troféu Revelações BTT XCO
2º Ana Costa (CRC Garbo / Vegas Cosmetics)

Iniciados (Masc.)
1º Paulo Fernandes (Esc. Tomatubikers Famalicão) - Vencedor T. Revelações BTT XCO
2º Gabriel Batista (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3º Nuno Oliveira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics)
4º Guilherme Rodrigues (Saertex Portugal / Edaetech)
5º Rodrigo Araújo (Escola BTT Matosinhos)

Iniciados (Fem.)
1º Sara Ferreira (Escola BTT Matosinhos) - Vencedora do Troféu Revelações BTT XCO
2º Carolina Costa (Escola BTT Matosinhos)
3º Bruna Vieira (Escola BTT Matosinhos)
4º Carolina Ferreira (Individual)
5º Eva Gomes (Escola BTT / CC Monção)

Infantis (Masc.)
1º Gonçalo Magalhães (ASC / Focus Team) - Vencedor do Troféu Revelações BTT XCO
2º Gonçalo Magalhães (Patocycles / Coluer / Casa do Povo de Retorta)
3º Lucas Braga (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4º Miguel Pedroso (Escola Tomatubikers Famalicão)
5º Rúben Queirós (ASC / Focus Team)

Infantis (Fem.)
1º Rafaela Ramalho (Escola BTT Matosinhos) - Vencedora do Troféu Revelações BTT XCO
2º Beatriz Pereira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics)
3º Rute Silva (CRC Garbo / Vegas Cosmetics)
4º Inês Lapa (Escola BTT Matosinhos)
5º Ana Guimarães (BTT Braguinhas/Padim da Graça)

Juvenis (Masc.)
1º Vinício Rodrigues (Saertex Portugal / Edaetech) - Vencedor do Troféu Revelações BTT XCO
2º Miguel Sousa (CRC Garbo / Vegas Cosmetics)
3º Hélder Gonçalves (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4º Nuno Antunes (FAC / Famalicense Atlético Clube)
5º Diogo Teixeira (Escola BTT Matosinhos)

Juvenis (Fem.)
1º Raquel Queirós (ASC/ Focus Team) - Vencedora do Troféu Revelações BTT XCO
2º Beatriz Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM)
3º Jéssica Costa (ASC / Focus Team)
4º Beatriz Faria (JUM Marinhas/Sanitop/KTM)
5º Celina Faria (JUM Marinhas/Sanitop/KTM)  

Equipas - Escolas
1º Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact - Vencedora do Troféu Revelações BTT XCO
2º CRC Garbo / Vegas Cosmetics
3º Escola BTT Matosinhos
4º ASC / Focus Team
5º Escola Tomatubikers Famalicão

 

 

CAMPEONATO DO MINHO DE BTT DHI - CISION (2014)
Elites / Sub23   
1º Fernando Silva (RG - Centro Óptico de Fafe) - Campeão do Minho
2º Rui Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe)
3º José Vasconcelos (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone)
4º Gil Marques (FAC - Famalicense Atlético Clube)
5º César Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras)
Femininos
1ª Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) - Campeã do Minho
2ª Leonor Bandeira (LCM Team Bandeira)
Juniores
1º Emanuel Sousa (RG - Centro Óptico de Fafe) - Campeão do Minho
2º Luís Costa (RG - Centro Óptico de Fafe)
3º Francisco Salgado (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone)
4º Mário Matins (BTT Torcatense / Casa Myzé / Qüer)
5º Raúl Rodrigues (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone)
Master 30   
1º Ricardo Soares (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone) - Campeão do Minho
2º Jorge Afonseca (RG - Centro Óptico de Fafe)
3º Josué Alves (Individual)
4º João J. Carvalho (FAC - Famalicense Atlético Clube)
5º Maurício Conceição (Clube Galp Energia Norte)
Master 40  
1º José Carneiro (FAC - Famalicense Atlético Clube) - Campeão do Minho
2º José Rodrigues (RG - Centro Óptico de Fafe)
3º Paulo Abreu (M.C. Felgueiras / Nobrand)
4º João Monteiro (Moto Galos)
5º José Alvarez (Tribu del Ñu CC)
Master 50   
1º Augusto Pedrosa (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone) - Campeão do Minho
2º Mário Pestana (Individual)
3º Rui Almeida (Individual)
Cadetes   
1º Diogo Pinto (RG - Centro Óptico de Fafe) - Campeão do Minho
2º Carlos Martins (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone)
3º Bruno Almeida (Individual)
4º João Pereira (A.D. Jorge Antunes / Bike Zone)
5º Rui Ribeiro (BTT Torcatense / Casa Myzé / Qüer)
Equipas
1º Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe - Campeã do Minho
2º A.D. Jorge Antunes / Bike Zone
3º FAC - Famalicense Atlético Clube
4º BTT Torcatense / Casa Myzé / Qüer
5º Bicicleta Clube de Felgueiras

 


CAMPEONATO DO MINHO DE BTT XCM - ARRECADAÇÕES DA QUINTÃ (2014)
Elites (Masc.) 
1º José Rodrigues (UCVNF / Soniturismo / BikeWorld) - Campeão do Minho
2º Jacinto Fiúza (BaToTas /  Ponte de Lima)
3º David Vaz (SaertexPortugal / Edaetech)
4º João Benta (JUM Marinhas / Sanitop / KTM)
5º João Silva (Garagem Paciência Bike Team)
Elites (Fem.)
1ª Mónica Santos (SaertexPortugal / Edaetech) - Campeã do Minho
2ª Ana Rita Vale (BaToTas / Ponte de Lima)
3ª Daniela Pereira (Seissa / A. C. R. Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4ª Patricia Almeida (Individual)
5ª Leandra Gomes (BaToTas / Ponte de Lima)
Master 30   
1º Carlos Rocha (SaertexPortugal / Edaetech) - Campeão do Minho
2º José Soro (EDV-VEB / Vianacycles)
3º José Brito (Tomatubikers / P. Desejos / VRC Warehouse Tec.)
4º Pedro Dias (EDV-VEB / Vianacycles)
5º Nuno Arieira (EDV-VEB / Vianacycles)
Master 40   
1º Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest) - Campeão do Minho
2º Vítor Teixeira (NAST / Motocar / Servigás)
3º Francisco Branco (Joane BTT - Trilhos Bike)
4º José Fernandes (CDC Navais / Póvoa de Varzim)
5º Carlos Oliveira (Garagem Paciência Bike Team)
Master 50   
1º Carlos Lima (EDV-VEB / Vianacycles) - Campeão do Minho
2º Agostinho Rodrigues (ASC/Focus Team)
3º Joaquim Sá (ASC/Focus Team)
4º Manuel Pinto (NAST / Motocar / Servigás)
5º Domingos Rufo (SaertexPortugal / Edaetech)
Master (Fem.) 
1ª Ana Rocha (SaertexPortugal /Edaetech) - Campeã do Minho
2ª Raquel Marques (ASC / Focus Team)
3ª Marina Leitão (SaertexPortugal /Edaetech)
4ª Ana Campos (ASC / Focus Team)
5ª Adelaide Lopes (ACD Azagães - Mindol)
Paraciclismo
1º Ricardo Gomes (UCVNF / Soniturismo / BikeWorld) - Campeão do Minho
Equipas
1º SaertexPortugal / Edaetech - Campeã do Minho
2º EDV-VEB / Vianacycles
3º ASC / Focus Team
4º NAST / Motocar / Servigás
5º BaToTas / Ponte de Lima

 

 

TROFÉU REVELAÇÕES DE CICLISMO DE ESTRADA - HERDMAR (2014)
Juniores

1º Álvaro Ferreira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) - Vencedor do Troféu Revelações
2º João Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho)
3º Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
4º Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
5º Miguel Amorim (Bairrada)
Cadetes
1º Fábio Silva (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) - Vencedor do Troféu Revelações
2º Iúri Leitão (Tensai / Santa Marta)
3º Diogo Ferreira (Tensai / Santa Marta)
4º Rui Miguel (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
5º João Rocha (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
Juvenis
1º Miguel Sousa (CRC Garbo / Vegas Cosmetics) - Vencedor do Troféu Revelações
2º Diogo Vieira (Tensai / Santa Marta)
3º Bruno Brito (Tensai / Santa Marta)
4º António Ferreira (Liberty Seguros / Feira / KTM)
5º João Lopes (C.C.Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea)
Infantis
1º Tiago Moreira (Tensai / Santa Marta) - Vencedor do Troféu Revelações
2º Rafael Miguel (Silva & Vinha /ADRAP / Sentir Penafiel)
3º Roberto Cardoso (Tensai / Santa Marta)
4º Lucas Braga (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact)
5º Beatriz Pereira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics)
Iniciados
1º João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé / Gaia) - Vencedor do Troféu Revelações
2º Tomás Gaspar (Silva & Vinha /ADRAP / Sentir Penafiel)
3º Rúben Rodrigues (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
4º Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
5º João Martins (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact)
Benjamins
1º Milza Gonçalves (Escola de Ciclismo Arca de Noé / Gaia) - Vencedora do Tr. Revelações
2º Dinis Saleiro (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact)
3º João Ferreira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
4º Alexandre Loução (Escola de Ciclismo Arca de Noé / Gaia)
5º Joaquim Morera (Silva & Vinha /ADRAP / Sentir Penafiel)
Equipas
1ª Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact - Vencedora do Troféu Revelações
2ª Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel
3ª Escola Ciclismo Arca de Noé / Gaia
4ª C.C.Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.
5ª Tensai / Santa Marta

 

 

VIDEO DA ÉPOCA DESPORTIVA 2014

 

Video acmTV (www.acmtv.pt)

 

 

 

 

 

A cidade de Braga vai acolher a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 15 de novembro, a partir das 16 horas, no auditório do Parque de Exposições de Braga.
Depois de Guimarães, Fafe, Viana de Castelo, Pevidém e Vila Nova de Famalicão, será agora a vez de Braga receber a Gala da Associação de Ciclismo do Minho,  durante a qual serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de BTT XCO, Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).