Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5ª Maratona de Famalicão - Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas
Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória

Video Ciclismo +TV aqui

José Rodrigues, Ana Rocha Gonçalves, Fábio Inácio, Marina Leitão, Carlos Ramos, Rui Lavarinhas, Carlos Lima e a equipa Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas conquistaram em Famalicão os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. O Campeonato Regional do Minho de Maratonas - Reclamos Vitória foi disputado na 5ª Maratona BTT de Famalicão que se saldou num êxito.
Vila Nova de Famalicão consagrou os Campeões do Minho de BTT XCM na 5ª Maratona de Famalicão organizada em conjunto pelos Amigos do Pedal , Associação de Ciclismo do Minho, Artes de movimento, TomatuBikers, Joane BTT e As Vassourinhas Team BTT.
Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a iniciativa integrou uma Meia-Maratona (40 kms) e uma Maratona (70 kms), tendo o Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, além das habituais categorias de competição, sido aberto ao paraciclismo.
A Maratona BTT de Famalicão deste ano, com a participação de cerca de um milhar de betetistas, apresentou um percurso a rondar os 900 metros de acumulado na meia-maratona e os 1900 na maratona, decorrendo pela mancha rural e florestal do concelho de Famalicão, numa envolvente natural única em que exuberante paisagem minhota não deixou de surpreender.
A  5ª Maratona de Famalicão terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer.


Logo após a partida, formou-se na frente da corrida um grupo onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, enquanto os participantes na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentarem as dificuldades do percurso.
José Rodrigues (Haibike/Soniturismo/Bikeworld) assumiu a dianteira da corrida e na primeira zona de abastecimento já tinha uma vantagem superior a dois minutos em relação a um grupo perseguidor onde pontificavam os principais candidatos à vitória nas diversas categorias. A vantagem de José Rodrigues foi aumentando gradualmente e na segunda zona de abastecimento já era superior a cinco minutos.
No grupo perseguidor era acesa a luta pelas restantes posições do pódio em elites e pelos primeiros lugares nas restantes categorias.
Terceiro lugar no Campeonato disputado no ano passado no Gerês, José Rodrigues (Haibike/Soniturismo/Bikeworld), desta vez a correr em casa, chegou isolado à meta e conquistou o título regional em elites, tendo terminado na segunda posição Jacinto Fiúza (BaToTas/ADNBike Ponte de Lima) e na terceira Luís Silva (Rompe Trilhos).
Ana Rocha Gonçalves, Campeã Regional em 2012 e este ano a representar a Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas, revalidou o título regional, concluindo a prova com uma vantagem confortável para a Ana Rita Vale (BaToTas/ADNBike Ponte de Lima) e Joana Terleira (ASC Bike Zone), respetivamente, segundo e terceira classificadas.
Marina Leitão (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) também revalidou em Famalicão o título de Campeã do Minho de BTT Maratonas, deixando nas posições seguintes do pódio Ana Campos (Bragactive/Focus Team) e Deolinda Carracena (ASC / Bike Zone).


No domínio da equipa de Viana do Castelo, a Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas arrecadou também o título regional do Minho de paraciclismo com o Campeão Nacional Fábio Inácio a sagrar-se o primeiro campeão minhoto na classe D21 (deficiência auditiva).
Em veteranos A, o campeonato foi disputado até aos últimos metros por dois atletas da Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas e por um da Haibike/Soniturismo/Bikeworld. Carlos Ramos (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) sagrou-se Campeão Regional e Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bikeworld) Vice-Campeão, enquanto Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas), vencedor no ano passado, terminou em terceiro.
O grupo perseguidor era composto por elites e veteranos, quer A quer B.
Rui Lavarinhas (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) conquistou o título regional em veteranos B, enquanto Tierri Mendes (Haibike/Soniturismo/Bikeworld) terminou em segundo e António Silva (Centro Ciclista de Gondomar) em terceiro.
Em veteranos C, sagrou-se Campeão Regional do Minho Carlos Lima (Individual), seguindo-se nas posições do pódio Joaquim Sá (ASC / Bike Zone) e Manuel Carvalhosa (Castro Mozinho /Martos/Bfour/HRV).


Na classificação por equipas o domínio foi da formação Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas que conquistou o título de Campeã Regional do Minho, sendo vice-campeã a Haibike/Soniturismo/Bikeworld e ocupando o terceiro posto a ASC / Bike Zone.
A 5ª Maratona BTT de Famalicão conheceu ainda os seguintes vencedores: Aurélio Reis (Haibike/Soniturismo/Bikeworld) na meia-maratona, Tiago Vieira (Era - VianaCycles) na Maratona / Lazer, Francisco Rocha (Seva / Bikeworld) em Maratona / Single Speed e Sérgio Macedo (Meia-Maratona / Single Speed).
A próxima prova de BTT XCM a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será a 2ª Maratona BTT de Guimarães a realizar no dia 4 de agosto no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” e pontuável para a Taça Regional do Minho de BTT XCM - Reclamos Vitória. Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa contemplará uma Meia-Maratona e uma Maratona, decorrendo em trilhos do concelho de Guimarães e tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike de Guimarães.
As inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt. O programa da Maratona de Guimarães inclui a chegada do “Lisboa - Guimarães de bicicleta em autonomia”, uma iniciativa que decorrerá de 1 a 4 de agosto e que fará a ligação de bicicleta entre a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal.
 

O Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas será disputado na 5ª Maratona BTT de Famalicão agendada para o próximo dia 19 de maio. A atividade desportiva é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados.
Depois de Guimarães e do Gerês terem assistido à prova de atribuição dos títulos de campeões regionais minhotos, o Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória será disputado no dia 19 de maio na 5ª Maratona de Famalicão, uma organização conjunta dos Amigos do Pedal e da Associação de Ciclismo do Minho que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A 5ª Maratona de Famalicão integrará uma Meia-Maratona (40 kms) e uma Maratona (70 kms), sendo aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, entre os quais praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer.
Além das habituais categorias de competição, o Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória será aberto ao paraciclismo, pelo que Vila Nova de Famalicão também assistirá à atribuição dos primeiros títulos regionais do Minho de BTT XCM de atletas com deficiência.
Com cerca de 900 metros de acumulado para a meia-maratona e 1900 para a maratona, este é um desafio para encaixar em todo o universo de betetistas, desde os mais competitivos tecnicamente aos de maior resistência, desde os mais preparados fisicamente aos mais contemplativos.
O percurso será mais um a vez todo ele novo e desenvolver-se-á pela mancha rural e florestal do concelho, onde impera o verde tão característico da região. Com o esplendor primaveril no seu auge e numa envolvente natural única, a exuberante paisagem minhota não deixará de surpreender.
O epicentro da 5ª Maratona de Famalicão será o antigo Campo da Feira da cidade famalicense, um espaço central e com dimensão suficiente para acolher condignamente as muitas centenas de participantes que normalmente disputam a competição.
A participação individual tem um custo de 10 €, revertendo parte deste valor para as duas Associações Humanitárias de Bombeiros sediadas na cidade famalicense. As inscrições devem ser efetuadas em www.maratonafamalicao.com.
No ano passado, David Vaz, Ana Gonçalves, Carlos Rocha, Rodolfo Lopes, Joaquim Sá, Marina Leitão e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram no Gerês os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM de 2012. David Rosa e Tânia Lima venceram a Meia-Maratona e Hugo Costa e Patrícia Almeida a vertente de promoção da Maratona.

Sábado (18 de Maio de 2013)

18h00: Abertura do secretariado (Antigo campo da feira de V. N. de Famalicão)
22h00: Encerramento do secretariado


Domingo (19 de Maio de 2013)

07h30: Abertura do secretariado (Antigo Campo da Feira de V. N. de Famalicão)
08h30: Abertura da zona de meta (CP0); (Organização por Gates)
09h45: Reunião de Diretores (Campeonato Regional)
09h00: Encerramento do secretariado;
09h20: Encerramento da zona de meta (CP0)
09h20: Briefing no local de partida
09h30: Partida da prova Campeonato Regional Minho XCM
09h35: Partida da Prova 5ª Maratona de Famalicão - Maratona
09h40: Partida da Prova 5ª Maratona de Famalicão - Meia-Maratona
11h30: Previsão de chegada do 1º atleta da Meia-Maratona
12h30: Previsão de chegada do 1º atleta da Maratona
14h30: Cerimónia protocolar