Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo
Troféu Revelações ACM 2013 - CISION
Cerca de três centenas de jovens atletas participaram no 38º Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzêlo, prova destinada às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.
Rui Oliveira e Ana Azenha venceram em juniores, Pedro Preto e Diana Ferreira em cadetes, Bruno Machado e Jéssica Costa em juvenis, César Costa e Mariana Almeida em infantis, João Martins e Beatriz Roxo em iniciados e Luís Correia e Ana Monteiro em benjamins.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, a clássica prova de ciclismo - por onde tem desfilado grandes nomes do passado e do presente da modalidade e jovens promessas do ciclismo - foi presenciada por muito público que aplaudiu e incentivou entusiasticamente os jovens atletas.
Pontuável para o Troféu Revelações ACM 2013 - Cision, a prova decorreu num ambiente de grande desportivismo, com momentos de grande espetacularidade e emoção, contando com a presença, entre outros, de Ana Azenha, Campeã Nacional de Pista em várias especialidades e vencedora da Taça de Portugal Femininas Ciclismo a Fundo 2013.
 
Na categoria de juniores, a vitória foi discutida ao sprint sendo mais forte no risco de meta Rui Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes), relegando para o segundo posto o irmão gémeo Ivo Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes), acabado de chegar dos mundiais de pista em Glasgow, onde conseguiu a medalha de bronze, na vertente de perseguição, e, no terceiro lugar classificou-se o galego Cristian Perez (Iturribero C.D.C.). Coletivamente a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel venceu na categoria de juniores, deixando na segunda posição a formação espanhola Cambre C.C. e na terceira a Liberty Seguros / Feira / KTM.
 
Em Cadetes, foi outro ciclista da equipa Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes a vencer o 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo. Pedro Preto bateu ao sprint toda a concorrência e relegou para a segunda posição o ciclista da casa Iúri Leitão (Tensai / Santa Marta), no terceiro posto classificou-se Filipe Rocha (Liberty Seguros / Feira / KTM). Por equipas o triunfo foi da Liberty Seguros / Feira / KTM, seguida da formação da Tensai / Santa Marta e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
Nos juvenis, tal como sucedido dias antes no Prémio de Ciclismo de Rendufe e 28.º Circuito de Barcelos, a vitória final foi de Bruno Machado (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) que deixou nas posições seguintes Pedro Teixeira (Vitória / A.S.C. / Real Objetiva) e João Costa (C.C. Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea).
 
César Costa (CRC / Afacycles / Vegas Cosmetics), em infantis, venceu ao sprint os 4,5 quilómetros do 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo, classificando-se em segundo o colega de equipa Pedro Sampaio e em terceiro João Martins (C.C. Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea).
Na prova de destreza de iniciados venceu João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia), ficando nas posições imediatas a dupla que veio da Galiza em representação do C.C. El Rosal, Yasir Silva e Luís Dias, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Ainda na prova de destreza mas da categoria de benjamins, o melhor foi Luís Correia (C.C. Marco / Escola Poeta José Monteiro), classificando-se em segundo e terceiro lugar outra dupla da formação Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Tomás Gaspar e José Silva.
 
A classificação coletiva dos escalões de escolas foi ganha pela Silva & Vinha / ADRAP / Sentir, seguida da Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia e da Tensai / Santa Marta.
 
O 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Cision, Auto Rodolima, Lda., AutOliveira, ViaByke, Eugénia Lopes & Filhos, Lda - Distribuidor oficial CocaCola, Reclamos Vitória, Cruz Vermelha Portuguesa e Ciclismo a Fundo (revista oficial).

A próxima prova para os escalões de escolas organizada pela Associação de Ciclismo do Minho será o Prémio "Fafe - Sala de Visitas do Minho" (14 de setembro), encerrando a época de ciclismo de estrada de 2013 no dia 21 de setembro com o 6º Troféu Carlos Carvalho (Vila Nova de Famalicão). 

O 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo disputa-se no dia 15 de agosto, numa iniciativa conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo. A tradicional prova destina-se aos escalões de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.
O 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo (Viana do Castelo) integrará atividades de destreza para as categorias de benjamins e iniciados e provas em linha para infantis, juvenis, cadetes e juniores.
Pelas 09h00 terá início a prova de destreza de benjamins e iniciados e a prova em linha de infantis, começando pelas 09h15 a corrida de juvenis, na extensão de 15 quilómetros. Às 10 horas será dada a partida para os atletas da categoria de cadetes que terão para cumprir um percurso de 30 quilómetros, começando uma hora mais tarde a corrida de juniores (45 kms). A cerimónia protocolar e de entrega de prémios ocorrerá pelas 12h30.
As provas de destreza serão realizadas na Avenida Com. Parente Ribeiro e a prova em linha de infantis no seguinte percurso: Av. Com. Parente Ribeiro, Rua Santa Martinha, Perre, Rua do Cemitério, Rua do Pisco, Estrada do Centro Paroquial, cruzamento da Igreja, Rua Santa Martinha, Avenida Com. Parente Ribeiro.
As provas em linha de juvenis e cadetes serão disputadas no seguinte percurso: Avenida Com. Parente Ribeiro, EN 202, Samonde, Perre, cruzamento da Igreja, Santa Marta (Rua Santa Martinha), Avenida Com. Parente Ribeiro (7,5 kms/volta).
O 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Cision, Auto Rodolima, Lda., AutOliveira, ViaByke, Eugénia Lopes & Filhos, Lda - Distribuidor oficial CocaCola, Reclamos Vitória, Cruz Vermelha Portuguesa e Ciclismo a Fundo (revista oficial).

No ano passado, cerca de 150 atletas participaram no 37º Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzêlo, prova destinada às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis e cadetes. Os vencedores foram Marcelo Vieira (Liberty Seguros/Feira/Specialized) em cadetes, Iúri Leitão (Tensai/ Santa Marta) em juvenis, Tiago Lopes (Tensai/ Santa Marta) em infantis, Tiago Moreira (Tensai/ Santa Marta) em iniciados João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) em benjamins.