Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal
Conhecer Guimarães em Bicicleta (Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura)

Mais de 1700 participantes na iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta” que integrou a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas e uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.

Superando as expectativas, mais de 1700 participantes marcaram presença no “Conhecer Guimarães em Bicicleta”, evento oficial de Guimarães 2012 do qual fizeram parte a quarta edição do passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas e uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.
No passeio que assinalou a Batalha de São Mamede de 1128 (que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa"), também estiveram presentes Alves Barbosa, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Mário Miranda, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues e vários Campeões do Minho, entre os quais Ilda Pereira, Nelson Sousa, Aurélio Reis, Mário Fernandes, Antero Oliveira e Miguel Sousa e muitos outros.
Durante a manhã, o Encontro de Bicicletas Antigas reuniu no Centro Histórico cerca de 150 participantes, vestidos a vigor, que desfilarem pelas principais artérias da cidade.
Durante a tarde foi a vez dos melhores atletas nacionais de Trial Bike, aos quais se juntaram alguns provenientes de Espanha e França, disputarem nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, disputarem uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.
Os circuitos de bicicletas para crianças - “RadicalPark by Specialized - fizeram as delicias dos mais novos durante todo o dia.
Os participantes no “Conhecer Guimarães em Bicicleta” - promovido por Guimarães 2012, Associação de Ciclismo do Minho e Tempo Livre - receberam uma t-shirt oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” oferecida pela Liberty Seguros.
Com partida e chegada junto ao estádio D. Afonso Henriques, os cerca de 1500 participantes no passeio Dia Um de Portugal percorreram as principais ruas de Guimarães, numa autêntica festa do ciclismo de lazer, depois da partida assinalada pela velha glória do ciclismo português Alves Barbosa
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias de Guimarães, o passeio Dia Um de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Arouca, Aveiro, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Ermesinde, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Grijó, Guarda, Lixa, Maia, Paços de Ferreira, Paredes, Peso da Régua, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Vizela.
O passeio de bicicleta "Dia Um de Portugal” pretendeu incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
O percurso foi elaborado para permitir que os participantes menos preparados efetuassem a primeira parte do trajeto no Centro Histórico de Guimarães e voltassem a incorporar a caravana já na parte final do traçado.
Num surpreendente “regresso ao passo”, cerca de 150 ciclistas vestiram-se e vigor e passearam pelo Centro Histórico de Guimarães em autênticas relíquias. Depois do desfile e da bênção das pasteleiras, o grupo rumou à montanha da Penha para um almoço seguido de atividades de animação.
Numa vertente mais arrojada do ciclismo, o francês Jordy Vedere venceu a prova de elite da terceira etapa da Taça de Portugal de Trial Bike - Liberty Seguros, depois de momentos de grande emoção e espetacularidade.
Nesta disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas, o francês foi o melhor a ultrapassar as dificuldades das zonas Câmara Municipal de Guimarães, Inoxtubo, Bike Zone, Reclamos Vitória e Associação de Ciclismo do Minho / Federação Portuguesa de Ciclismo.
Para satisfação de centenas de crianças, a praça central do estádio D. Afonso Henriques teve disponíveis durante todo o dia circuitos de bicicletas de utilização gratuita. Com animação, ritmo e adrenalina, o “RadicalPark by Specialized” - um projeto do piloto de Down Hill Fábio Oliveira, inserido no First Gear – ofereceu lembranças aos mais pequenos e contribuiu para a dinamização, sensibilização e motivação dos jovens para a prática desportiva e a adoção de uma vida saudável.
Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal contou com o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Specialized, RadicalPark, Sumol, Compal, Gelados Olá, Unicer, Cision, Inoxtubo, Hermotor - Ford, Reclamos Vitória, Arriva, FullSport, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Bike Zone - Guimarães, Vitória Sport Clube Bike Magazine e Ciclismo a Fundo.
O Encontro de Bicicletas Antigas conta também com a colaboração do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, AVE, Turipenha, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Animação Fernando Ribeiro, Histórico by Papaboa, Rolhas e Rótulos e Trinas.

 


O passeio começará às 10h30 junto ao pavilhão do Inatel, onde os participantes regressarão depois de cumprido um percurso de cerca de 12,5 quilómetros, a efetuar em ritmo de passeio e de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O percurso foi elaborado para permitir, por exemplo, que os participantes menos preparados efetuem a primeira parte do trajeto no Centro Histórico de Guimarães e voltem a incorporar a caravana já na parte final do traçado.

O percurso será o seguinte: Pavilhão do Inatel, Rua de São Gonçalo, Rua Gil Vicente, Avenida General Humberto Delgado, Rua Agostinho Barbosa, Rua Serpa Pinto, Largo Condessa Mumadona, Rua Nuno Álvares, Largo Cónego José Maria Gomes, Rua Santa Maria, Praça de Santiago, Rua Gravador Molarinho, Rua Valdonas, Largo João Franco, Rua da Rainha, Largo da Oliveira, Largo República do Brasil, Avenida D. João IV, Nó do Castanheiro, Rodovia – rotunda do Salgueiral, Salgueiral, Rua de Angola, Rua da Guiné, Rua do Salgueiral, Alameda Cidade Lisboa – Multiusos de Guimarães, EN 206, Carreira, Silvares, Campelos, EN 101, Fermentões,  Rua Nossa Senhora da Conceição, Rua Teixeira de Pascoais, Universidade do Minho, Madre de Deus , Rua D. Teresa (Castelo de Guimarães - Paço dos Duques de Bragança), Largo Martins Sarmento, Rua Agostinho Barbosa, Rua Serpa Pinto, Largo Condessa Mumadona, Avenida Alberto Sampaio, Alameda de São Dâmaso , Largo do Toural, Rua de Santo António, Rua de Gil Vicente, Rua de São Gonçalo, pavilhão do Inatel.

A organização sugere a quem não pretenda efetuar o percurso na totalidade que, depois da fase inicial no Centro Histórico de Guimarães, reintegre a caravana mais tarde, por exemplo, na Rua Nossa Senhora da Conceição (junto à PSP), Rua D. Teresa (Castelo de Guimarães) ou na Alameda de São Dâmaso.

O Passeio Dia Um de Portugal – Conhecer Guimarães em Bicicleta, a realizar no dia 24 de junho no âmbito de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, contará com a presença dos campeões do Minho de BTT.
Rui Lavarinhas (Campeão Nacional de BTT Cross Country e de BTT Maratonas, vencedor da Taça de Portugal de BTT XCO e Campeão Regional do Minho de BTT XCO), Joana Barbosa (Campeão Nacional de BTT Cross Country), Ilda Pereira (BTT XCO - Femininos), Nelson Sousa (BTT Maratonas - Elites/Sub 23), Aurélio Reis (BTT XCO - Veteranos A), Mário Fernandes (BTT XCO - Veteranos B), Ricardo Soares (BTT DHI - Veteranos A), Antero Oliveira (BTT DHI - Veteranos B+C), e Miguel Sousa (BTT - Troféu de iniciação, Escolas) são as presenças confirmadas até ao momento.
Cândido Barbosa, Tiago Machado, Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, José Martins, Luís Teixeira, Mário Miranda, Delmino Pereira, Joaquim Andrade e Palatsi são outras das presenças confirmadas.
A iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta” integra a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e circuitos de bicicletas para crianças. Numa organização de Guimarães 2012, Associação de Ciclismo do Minho e Tempo Livre, as atividades serão centralizadas junto ao Estádio D. Afonso Henriques (ao lado do pavilhão do Inatel) e decorrerão entre as 9 e as 17h30.

Os participantes no “Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta”, a realizar no dia 24 de junho, vão receber uma t-shirt oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” oferecida pela Liberty Seguros.
A participação no passeio é gratuita e inscrições são limitadas, podendo ser efetuadas em www.acm.pt.
“Conhecer Guimarães em Bicicleta” é um evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012, integrando a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e circuitos de bicicletas para crianças. As atividades serão centralizadas na alameda Alfredo Pimenta onde estarão disponíveis, entre as 9 e as 17h30, circuitos de bicicletas para crianças e outros divertimentos.
No Passeio Dia Um de Portugal participarão Cândido Barbosa (embaixador Liberty Seguros), Tiago Machado, Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, José Martins, Luís Teixeira, Mário Miranda, Delmino Pereira, Joaquim Andrade, Rui Lavarinhas e Palatsi, além do mais de meio milhar de pessoas que já se inscreveram para o passeio - de dificuldade baixa - que começará e terminará na alameda Alfredo Pimenta.
O percurso do passeio terá a extensão de 12,5 quilómetros, de dificuldade baixa e a efetuar em ritmo de passeio, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. O início está marcado para as 10h30 e o final previsto para as 12 horas.
Os participantes terão direito a uma t-shirt oficial de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura oferecida pela Liberty Seguros, a placa/número de identificação e ao seguro desportivo, habilitando-se ainda ao sorteio de diversos prémios.
O Passeio Dia Um de Portugal, na sua quarta edição, pretende incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Presente em Portugal desde 2003, a Liberty Seguros tem apoiado diversas atividades da Associação de Ciclismo do Minho, entre as quais, o Passeio Dia Um de Portugal e o Campeonato Regional do Minho de BTT DHI.
A empresa foi distinguida em 2011 com o prémio Entidade do Ano, no âmbito da 16.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal. O galardão foi atribuído por proposta da Federação Portuguesa de Ciclismo e teve por base o investimento que a Companhia faz, anualmente, em prol do desenvolvimento do ciclismo em Portugal: a empresa é o principal patrocinador das seleções nacionais de ciclismo, apoia clubes e atletas de diferentes vertentes da modalidade.
A Liberty Seguros aponta valores como a solidariedade, o espírito de equipa, a dedicação, o empenho no trabalho e a responsabilidade para com a comunidade como dos mais importantes, regendo e estando em sintonia com a sua missão: Pela proteção dos valores da vida.
A Liberty Seguros em Portugal recebeu, pelo 2º ano consecutivo, o Prémio Excelência no Trabalho 2011/2012, cotando-se assim como a melhor grande empresa para trabalhar no nosso país. A atribuição deste Prémio teve por base um Estudo realizado pela Heidrick&Struggles, em parceria com o Diário Económico e a ISCTE Business School. Para além de ter sido a primeira classificada no Top 5 das grandes empresas com um resultado de 86,08%, a companhia venceu também no importante setor da Banca, Seguros e Serviços Financeiros.
Em 2011, a Companhia foi distinguida pelos Prémios “Banca & Seguros” da Revista Exame como a “Melhor Seguradora” no segmento das grandes seguradoras do ramo “não vida”. A atribuição deste Prémio teve por base um Estudo realizado pela Informa, D&B e Deloitte que elegeu as melhores instituições e empresas no segmento da Banca e Seguros, com base na sua performance económica e financeira de 2010.
Ainda neste ano, a campanha “Eu Respeito a Estrada” da Liberty Seguros foi distinguida com o Prémio Sapo 2011 Ouro, como a melhor campanha online no setor financeiro. O projeto, nascido em Março de 2011, baseou-se na criação e orientação de um movimento no Facebook que cresce organicamente e que conta já com a participação e interação de mais de 22.000 pessoas.

Rita Maria Lopes, vimaranense e Campeã Nacional de Triatlo, é mais uma das presenças confirmadas para o Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta a realizar no próximo domingo no âmbito de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Campeã Nacional de Triatlo e Duatlo de cadetes em 2010, 6ª classificada no Campeonato do Mundo de Duatlo Júnior em 2011 e Campeã Nacional de Triatlo Júnior 2012, a jovem atleta, natural das Caldas das Taipas (Guimarães), será acompanhada pelo seu pai e treinador Joaquim Carlos Lopes.

Cândido Barbosa e Tiago Machado no Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta

Cândido Barbosa e Tiago Machado vão participar no “Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta”, a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”.
O "Foguete de Rebordosa" e o carismático ciclista da RadioShack juntam-se assim a Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, José Martins, Luís Teixeira, Mário Miranda, Delmino Pereira, Joaquim Andrade, Rui Lavarinhas, Palatsi e ao meio milhar de pessoas que já se inscreveram para o passeio - de dificuldade baixa e de participação gratuita - que começará e terminará na alameda Alfredo Pimenta.
“Para mim é um enorme prazer poder estar junto de todos os que fizeram, fazem e farão parte da família do ciclismo, pois é nestes dias que eu consigo devolver pessoalmente, todo o apoio e carinho que essas mesmas pessoas tiveram para comigo ao longo de toda a minha carreira”, afirmou Cândido Barbosa, embaixador da Liberty Seguros, a propósito da sua participação no passeio da Capital Europeia da Cultura promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012.
Para Tiago Machado - que depois de um brilhante 9º lugar na Volta à Califórnia vai disputar dentro de dias o Critério de Dauphiné - "é com muito gosto que voltarei a participar. Estas iniciativas são de louvar e merecem todo o meu apoio".

 

“Conhecer Guimarães em Bicicleta” é um evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012, integrando a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e circuitos de bicicletas para crianças. As atividades serão centralizadas na alameda Alfredo Pimenta onde estarão disponíveis, entre as 9 e as 17h30, circuitos de bicicletas para crianças e outros divertimentos.

 

Passeio Dia Um de Portugal
Pretendendo incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa", o Passeio Dia Um de Portugal tem início marcado para as 10h30.
Começando e terminando na alameda Alfredo Pimenta, o percurso do passeio terá a extensão de 12,5 quilómetros, de dificuldade baixa e a efetuar em ritmo de passeio, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A organização oferecerá aos participantes uma t-shirt oficial da Capital Europeia da Cultura e o seguro desportivo, promovendo ainda o sorteio de diversos prémios.
As inscrições para o Passeio "Dia Um de Portugal" (gratuitas e limitadas) devem ser formalizadas em www.acm.pt.

 

Encontro de Bicicletas Antigas
Com início às 9h30 no Parque das Hortas, os participantes no Encontro de Bicicletas Antigas deslocar-se-ão em direção à alameda Alfredo Pimenta para a partida conjunta (10h30) com o passeio Dia Um de Portugal. Depois de um percurso inicial comum, o Encontro de Bicicletas Antigas prosseguirá com um desfile pelo centro histórico de Guimarães (fotografias, abastecimento, entrega de lembranças e bênção das pasteleiras), almoço na Penha (13h30, no restaurante D. José) e atividades de animação e entrega de prémios (15 horas).
As inscrições para o Encontro de Bicicletas Antigas têm o custo de 5 euros (sem almoço), 15 euros (com almoço), 7,5 euros (menores até aos 10 anos) e de 15 euros (almoço para os acompanhantes), devendo ser efetuadas, até ao dia 18 de junho, em www.acm.pt.

 

Taça de Portugal deTrial Bike
Os melhores atletas nacionais de Trial Bike estarão em Guimarães na tarde do dia 24 de junho para, na alameda Alfredo Pimenta, disputarem uma prova da Taça de Portugal.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objetivo desta competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido. 

 

Circuitos de bicicletas para crianças
Entre as 9 às 17h30, a alameda Alfredo Pimenta terá à disposição dos mais novos circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized” de utilização gratuita. Com uma pista infantil, minicircuito de BTT e bicicletas Specialized para crianças jovens, o “RadicalPark by Specialized” promete aos mais novos “animação, ritmo e adrenalina”. O “RadicalPark by Specialized” e um projeto do piloto de Down Hill Fábio Oliveira, inserido no First Gear, que pretende dinamizar, sensibilizar e motivar os jovens para a prática desportiva e a adoção de uma vida saudável.



Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal, organizado pela Tempo Livre, Associação de Ciclismo do Minho e Guimarães 2012 tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Specialized, RadicalPark, Sumol, Compal, Gelados Olá, Unicer, Cision, Hermotor - Ford, Reclamos Vitória, Arriva, FullSport, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Bike Zone - Guimarães, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo.
O Encontro de Bicicletas Antigas conta também com a colaboração do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, AVE, Turipenha, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Animação Fernando Ribeiro, Histórico by Papaboa, Rolhas e Rótulos e Trinas.


 

INSCRIÇÕES:

Passeio Dia Um de Portugal: aqui

Encontro de Bicicletas Antigas: aqui

O jornal I associou-se à iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta” oferecendo prémios a sortear pelos participantes no Passeio Dia Um de Portugal.
Uma coleção de Guias de Viagem “Wallpaper” da Phaidon, no valor de 110€, e livros de Fernando Pessoa e Eça de Queirós são os prémios do jornal I.
Refira-se que o Jornal I venceu o prémio “melhor design do mundo” atribuído pela Society for News Design (SND), tendo o site da publicação (www.ionline.pt) sido o preferido dos internautas, no mês de Fevereiro, segundo dados da Marktest.
O jornal I foi também galardoado com os prémios Design and Art Direction (D&AD), em 2010, na 31ª edição do concurso mundial de desenho jornalístico, também da SND, com duas medalhas de prata e, por dois anos consecutivos (2009 e 2010), os prémios ÑH6 e ÑH7, respetivamente, prémios para o melhor design editorial de Espanha e Portugal.

Venceslau Fernandes, Luís Teixeira e Rui Lavarinhas têm participação confirmada na iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal”, a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, juntando-se a Alves Barbosa, Delmino Pereira, Joaquim Andrade, Palatsi e às dezenas de participantes que já se inscreveram no passeio. A participação é gratuita, aberta a todos os interessados e as inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.

Venceslau Fernandes - O "Velho Lau", nome pelo qual é carinhosamente chamado – foi o vencedor da Volta a Portugal de 1984 e representou equipas como o  Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clubes do Porto, Ambar, Ajacto, Sangalhos-Sis-Sachs, Leixões e Académico do Porto, granjeando enorme simpatia e popularidade junto dos adeptos nacionais.
O ponto alto da sua longa carreira, foi atingido aos 39 anos de idade, com a espetacular vitória na Volta a Portugal de 1984, abandonando a modalidade aos 46 anos de idade, ao cabo de 25 anos de carreira, onde se destacaram, entre outros, os seguintes êxitos: Circuito Malveira/1974 e 1979 (1º), Porto-Lisboa/1976 (1º), GP JN/1980 (1º), Troféu Joaquim Agostinho/1981 (1º), GP Agrindustria/1986 (1º), Circuito Alenquer/1987 (1º), Prémio da Montanha da Volta a Portugal/1979 e 1983 (1º), Prémio Combinado da Volta a Portugal/1981 e 1984 (1º) e Volta a Portugal/1984 (1º).
 

Luís Teixeira é o recordista absoluto de vitórias no Grande Prémio do Minho, tendo sido o seu primeiro vencedor no ano de 1977, ao serviço da equipa Coelima.
Rei da Montanha da Volta a Portugal em Bicicleta (1976) e do Grande Prémio de Torres Vedras / Joaquim Agostinho (1979 e 1980), o ex-ciclista e envergou a camisola amarela na Volta a Portugal em Bicicleta (1977), participou nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada (1977), em quatro edições da Corrida da Paz em representação da Seleção Nacional (1979, 1980, 1981 e 1983), em duas edições da Volta a França do Futuro - Tour de L'Avenir (1979 e 1980) e Volta à Colômbia (1981). O ex-corredor da equipa vimaranense Coelima participou em diversos projetos de equipas e escolas de ciclismo e desempenhou diversos cargos nos órgãos sociais da Associação de Ciclismo do Minho.
 

Rui Lavarinhas, também ele uma referência do pelotão nacional de ciclismo, foi Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada em 2002 e venceu a classificação da Montanha da Volta a Portugal em bicicleta de 2003, a qual terminou em terceiro lugar, entre outros resultados importantes. Natural de Viana do Castelo, o ex-ciclista profissional participa atualmente em provas de BTT, representando a equipa Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas. O “carteiro de Viana”, como também é conhecido, é Campeão Nacional de BTT Cross Country de BTT Maratonas.
 

Com a designação genérica “Conhecer Guimarães em Bicicleta” e tendo a alameda Alfredo Pimenta como centro das atividades, a iniciativa integrará a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e um circuito de bicicletas para crianças.
Evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, a iniciativa pretende incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
 

O Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal é de participação gratuita e aberto a todos os interessados, começando e terminando na alameda Alfredo Pimenta, depois de cumprido um percurso de cerca de 12,5 quilómetros, a efetuar em ritmo de passeio e de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A organização promoverá atividades de animação, sorteios de diversos prémios e oferecerá lembranças, assim como o seguro desportivo aos participantes que não o possuam.

 

Cândido Barbosa vai participar no “Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta”, a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”.
O "Foguete de Rebordosa" (ou o "Ciclista do Povo" como também é conhecido) junta-se assim a Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, José Martins, Luís Teixeira, Mário Miranda, Delmino Pereira, Joaquim Andrade, Rui Lavarinhas, Palatsi e às mais de quatro centenas de pessoas que já se inscreveram para o passeio - de dificuldade baixa e de participação gratuita - que começará e terminará na alameda Alfredo Pimenta.
“Para mim é um enorme prazer poder estar junto de todos os que fizeram, fazem e farão parte da família do Ciclismo, pois é nestes dias que eu consigo devolver pessoalmente, todo o apoio e carinho que essas mesmas pessoas tiveram para comigo ao longo de toda a minha carreira”, afirmou Cândido Barbosa a propósito da sua participação no passeio da Capital Europeia da Cultura promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012.
Cândido Barbosa iniciou a sua carreira de ciclista profissional em 1996, tendo envergado as camisolas do W52 Paredes Móvel, Maia-Jumbo, Banesto, LA-Pecol, LA-Liberty, LA Alumínios-Liberty Seguros, Liberty Seguros, Sport Lisboa Benfica e Palmeiras Resort / Prio.Com mais de 120 vitórias no seu palmarés, Cândido Barbosa sagrou-se Campeão Europeu de Esperanças (1996), Campeão Nacional de ciclismo de estrada (2007) e de contrarrelógio (2005), tendo ainda ganho importantes competições nacionais e internacionais, incluindo vitórias em várias etapas e classificações da Volta a Portugal.
“Conhecer Guimarães em Bicicleta” é um evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” que integra a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e circuitos de bicicletas para crianças.

Alves Barbosa, Delmino Pereira e Palatsi têm participação confirmada na iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”. A participação no passeio é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.


A par das dezenas de participantes que já garantiram a sua inscrição, está confirmada a presença no “Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal ” dos ex-ciclistas Alves Barbosa e Delmino Pereira, assim como do ex-guarda-redes Palatsi.


Alves Barbosa, primeiro português a correr o “Tour de France” (1958) conquistando um impensável 10º. lugar e vencendo o prémio revelação desse ano, é uma figura incontornável do ciclismo português. Obteve o título de Campeão Nacional por nove vezes, venceu três vezes a Volta a Portugal (ganhou 34 etapas, recorde que ainda não foi ultrapassado) e muitas das provas clássicas portuguesas., tendo ainda participado nas mais famosas provas internacionais, nomeadamente, na Volta a França, na Volta a Espanha, na Volta a Marrocos, no Paris-Nice, no Paris-Roubaix, nos Seis Dias de Nova Iorque e nos Quatro Dias de Dunkerque, entre outros.  Alves Barbosa foi ainda treinador, formador, selecionador e técnico federativo.


Delmino Pereira, vencedor do 14º Grande Prémio do Minho em ciclismo (1990), é atualmente Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo também ele uma referência incontornável do ciclismo nacional, tendo alcançado ao longo da carreira resultados de destaque e conquistado a simpatia generalizada dos adeptos.
 

O ex-guarda-redes Palatsi representou, entre outros, o Vitória Sport Clube granjeando enorme simpatia e admiração no meio dos adeptos, em especial em Guimarães.

Joaquim Andrade, recordista de participações na Volta a Portugal em Bicicleta, é a mais recente confirmação para a iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio “Dia Um de Portugal”, a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, juntando-se a Alves Barbosa, Delmino Pereira, Palatsi e às dezenas de participantes que já se inscreveram no passeio.

Joaquim Andrade é atualmente o presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e Diretor Desportivo da equipa de ciclismo Maia-Bicicletas Andrade.
Um dos mais completos e resistentes ciclistas nacionais, filho do vencedor da Volta a Portugal de 1969, também de seu nome Joaquim Andrade, o ciclista terminou as 21 edições da Volta a Portugal em que participou, beneficiando de enorme simpatia junto dos adeptos, não só pela sua longevidade, mas essencialmente pela sua humildade, correção e forma de estar.
Campeão Nacional de ciclismo de estrada, de contrarrelógio e de Pista (perseguição), a longevidade de Joaquim Andrade (1989-2009), levou-o à representação da Sicasal-Acral, Feirense-Imporbor, Recer-Boavista, Maia-Jumbo-Cin, Barbot-Torrie-Gondomar, Cantanhede-Marquês de Marialva, Porta da Ravessa-Bom Petisco, Wurth-Bom Petisco, Riberalves-Alcobaça, Tavira, Fercase-Paredes e LA Alumínios-Rota dos Móveis.

Do palmarés desportivo destacam-se, entre outros, os seguintes resultados: Porto-Lisboa/1990 (1º), Volta ao Algarve/1991 (1º), GP Abimota 1998 (1º), Volta a Santa Maria da Feira/1992 e 1993 (1º), Volta ao Alentejo/2002 (1º), P Lacticoop/1994 (1º), Tour Poitou-Charentes et de la Vienne/1997 (1º), Clássica da Primavera/1999(1º), Volta dos Sete-Marinha Grande/1996 (1º), GP Gondomar/2005 (1º) e Campeonato Nacional Pista Perseguição/1990 e 1992 (1º), Campeão Nacional Crono/2002 e 2003 (1º) e Campeonato Nacional Estrada-Elites/2005 (1º).

Estão abertas as inscrições para a iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”.
A participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e as inscrições são limitadas.

Com a designação genérica “Conhecer Guimarães em Bicicleta” e tendo a alameda Alfredo Pimenta como centro das atividades, a iniciativa integrará a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike, um encontro de Bicicletas Antigas e um circuito de bicicletas para crianças.

Evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, a iniciativa pretende incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" começará e terminará na alameda Alfredo Pimenta, depois de cumprido um percurso de cerca de 12,5 quilómetros, a efetuar em ritmo de passeio e de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A organização promoverá atividades de animação, sorteios de diversos prémios e oferecerá lembranças, assim como o seguro desportivo aos participantes que não o possuam.
O passeio “Dia Um de Portugal” será realizado na manhã do dia 24 de junho, coincidindo a partida com o início de um encontro de Bicicletas Antigas que culminará na Penha. Durante a tarde decorrerá a prova da Taça de Portugal de Trial Bike, uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objetivo desta competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido. Os circuitos de bicicletas para crianças estarão disponíveis entre as 9 às 17h30.
As inscrições para o passeio “Dia Um de Portugal” devem ser efetuadas online (aqui)
.
Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012 tem
o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Specialized, RadicalPark, Sumol,  Compal, Gelados Olá, Unicer, Cision, Hermotor - Ford, Reclamos Vitória, Arriva, FullSport, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Bike Zone - Guimarães, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo.