Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão
Campeonato Regional do Minho de Elites Amadoras e Veteranos

José Rodrigues, Valter Figueira, José Ferreira e Shaun Nick Bester sagraram-se Campeões Regionais do Minho de ciclismo de estrada, nas categorias de elites amadoras e veteranos, ao vencerem a 4º Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. Ilda Pereira ganhou em femininos. No dia da prova a Associação Moinho de Vermoim promoveu o 3º Bike Tour Rota dos Monumentos e homenageou Tiago Machado, Joaquim Sampaio, Luís Teixeira e Joaquim Gomes.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Moinho de Vermoim (AMVE), a 4º Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de elites amadoras e veteranos, foi disputada num percurso de 72 quilómetros, com início e final junto ao Salão Paroquial de Vermoim (Vila Nova de Famalicão). No mesmo dia foi promovido pela AMVE o 3º Bike Tour Rota dos Monumentos, um passeio de cicloturismo que, com assinalável êxito, reuniu mais de 300 pessoas numa extraordinária manifestação desportiva de promoção do desporto, do ciclismo e do concelho de Vila Nova de Famalicão.
A 4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, disputada na tarde do dia 30 de junho, levou o ciclismo a diversas localidades do concelho famalicense, proporcionando um excelente espetáculo desportivo ao muito público que presenciou a competição. O pelotão, com cerca de uma centena de atletas portugueses e espanhóis, reservou para os últimos metros da corrida as decisões finais, mantendo até ao final competitividade e emoção.
Shaun Nick Bester (CC Spol Nova Caixa Galicia) foi o vencedor absoluto da 4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão cortando a linha de meta com a escassa vantagem de três segundos para o segundo e terceiro classificados, respetivamente, José Rodrigues (Vitória SC / Bikeworld) e Oscar Gonzalez (CC Spol Nova Caixa Galicia). Liderado por Luís Lameira (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho), o pelotão chegou ao final da prova com a diferença de 36 segundos.
O ciclista sub 23 da CC Spol Nova Caixa Galicia, Shaun Nick Bester, foi um dos principais protagonistas da 4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, vencendo não apenas a geral individual em termos absolutos e da sua categoria como a geral das metas volantes (Prémio Junta de Freguesia de Gavião) e a classificação da montanha (Prémio Junta de Freguesia de Mogege). Esteban Rodriguez (Cangas CC) venceu a meta volante de Louro enquanto Shaun Nick Bester foi o primeiro nas metas de Landim e de Joane, ganhando ainda a contagem de montanha. Na geral das metas volantes, Luís Ribeiro (AMVE - Garantir Norte) ficou em segundo e Esteban Rodriguez (Cangas CC) em terceiro.
Coletivamente a 4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão foi ganha pela CC Spol Nova Caixa Galicia, seguindo-se na classificação as formações do Vitória SC/Bikeworld, Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho e AMVE - Garantir Norte.
Por categorias, três corredores da CC Spol Nova Caixa Galicia ocuparam os lugares do pódio em sub23 e elites, respetivamente, Shaun Nick Bester, Oscar Gonzalez e Angel Sanchez.
José Rodrigues (Vitória SC/Bike World) sagrou-se Campeão Regional do Minho em veteranos A, classificando-se em segundo Luís Lameira (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) e em terceiro Hugo Marques (AMVE - Garantir Norte).
Em veteranos B, o novo Campeão do Minho é Valter Figueira (Motocar/Areiasaventura/Servigas) que deixou na segunda posição Carlos Martins (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho)  e na terceira António Moreira (AMVE - Garantir Norte)
José Ferreira (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) venceu na categoria de veteranos C, tendo António Bento (AMVE - Garantir Norte) terminado em segundo e José Magalhães (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) em terceiro.
Na sua primeira participação oficial em provas de ciclismo de estrada, Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros), Campeã Regional do Minho de BTT XCO, venceu a classificação feminina, terminando em segundo Marlene Seara (CDC Navais / Póvoa de Varzim) e em terceiro Tânia Lima (BTT Torcatense/Liberty Seguros).
Como habitualmente, as Camisolas de Campeões Regionais do Minho serão envergadas aquando da Gala de Encerramento da época desportiva este ano agendada para o dia 24 de novembro (Casa das Artes - Vila Nova de Famalicão).
No final da 4º Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão a Associação Moinho de Vermoim homenageou Tiago Machado, Joaquim Sampaio, Luís Teixeira e Joaquim Gomes.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o "Prémio Festas da Cidade de Fafe" agendado para o dia 7 de julho e destinado às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis e cadetes.

Disputa-se no próximo dia 30 de junho a 4º Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, prova de ciclismo de estrada que atribuirá os títulos de Campeões Regionais do Minho de elites amadoras e veteranos. Em simultâneo à competição organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Moinho de Vermoim será realizado o 3º Bike Tour Rota dos Monumentos, passeio de cicloturismo de participação gratuita.

A 4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão será disputada num percurso de 72 quilómetros, com início e final junto ao Salão Paroquial de Vermoim (Vila Nova de Famalicão).
O início está marcado para as 15h30, partindo os atletas para efetuar um percurso com passagens pelas seguintes localidades: Vermoim, Requião, São Martinho, Famalicão, Gavião, Mouquim, Lemenhe, Louro (meta volante), Brufe, Outiz, Cavalões, Vilarinho das Cambas, Calendário, Vila Nova de Famalicão, Antas, Lagoa, Avidos, Landim (meta volante), Bente, Carreira, Delães, Oliveira São Mateus, Riba de Ave, Pedome, Mogege (prémio de montanha), Joane (meta volante), Pousada de Saramagos, Vermoim (1ª passagem pela meta), Castelões, Oliveira Santa Maria, Oliveira São Mateus, Ruivães e Vermoim (meta final).
Além dos títulos de Campeões Regionais do Minho das categorias de elites amadoras e veteranos (A, B e C), estão previstos troféus para os três primeiros classificados de cada categoria, para os vencedores da classificação geral das metas volantes e da montanha e para as três equipas melhor classificadas.
As Camisolas de Campeões Regionais do Minho serão envergadas aquando da Gala de Encerramento da época desportiva agendada para o dia 24 de novembro (Casa das Artes - Vila Nova de Famalicão).
As inscrições para 4ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão - Campeonato Regional do Minho (Elites amadoras e veteranos) deverão ser efetuadas até ao dia 28 de junto através dos seguintes contatos: amvermoim@gmail.com, 965269715, 916025236, 964898015 ou na Associação de Ciclismo do Minho.
No ano passado, num sprint muito disputado com José Rodrigues (Campeão Nacional de veteranos A em título), Luís Machado sagrou-se vencedor absoluto da 3ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, prova destinada aos escalões de elites amadoras e veteranos (A, B e C) integrada no Open Ibérico de Ciclismo. Num sprint vigoroso, Luís Machado (Viveiros Vítor Lourenço / Sintra C. Ciclismo) bateu José Rodrigues (Vitória Sport Clube/ Bikeworld) com quem chegou isolado à meta com a vantagem de 23 segundos para o terceiro classificado, Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço / Sintra C. Ciclismo).
Luís Machado, além da vitória absoluta, arrecadou o primeiro lugar da categoria de Veteranos B, José Rodrigues foi o primeiro em Veteranos A e António Bento (Associação Moinho de Vermoim/Garantir Norte) o vencedor da categoria de Veteranos C, terminando a prova no 17º lugar da classificação absoluta. Marco Pinto (individual) foi o primeiro atleta da categoria de elites amadores a terminar a prova de Famalicão (18º lugar).