Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo

Cerca de 250 atletas participaram no 36º Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzêlo, prova destinada às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.
Jacobo Ucha venceu em juniores, Samuel Borines em cadetes, Francisco Campos em juvenis, Leandro Rocha em infantis, Tiago Ferreira em iniciados e João Nunes em benjamins.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, a clássica prova de ciclismo - por onde tem desfilado grandes nomes do passado e do presente da modalidade e jovens promessas do ciclismo - foi presenciada por muito público que aplaudiu e incentivou entusiasticamente os jovens atletas.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, a clássica prova de ciclismo - por onde tem desfilado grandes nomes do passado e do presente da modalidade e jovens promessas do ciclismo - foi presenciada por muito público que aplaudiu e incentivou entusiasticamente os jovens atletas.
Na categoria de juniores, a vitória foi discutida ao sprint entre três corredores que protagonizaram uma fuga no decurso dos 45 quilómetros da prova. O galego Jacobo Ucha (CC Spol / Nova Caixa Galiza) superiorizou-se na recta final a Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros / SM Feira) e a Luís Gomes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), respectivamente, segundo e terceiro classificados, concluindo a prova com a vantagem de 22 segundos em relação ao grupo perseguidor. Colectivamente o CC Spol / Nova Caixa Galiza venceu na categoria de juniores, deixando na segunda posição a Liberty Seguros / SM Feira e na terceira a Fundacion Oscar Pereiro.
Em Cadetes, foi outro espanhol a vencer o 36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo. Samuel Borines (CC Spol / Nova Caixa Galiza) bateu ao sprint toda a concorrência e relegou para a segunda posição a dupla da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel constituída por Fábio Mansilhas e Paulo Cunha, segundo e terceiro classificados. Por equipas o triunfo foi da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, seguida da formação galega da CC Spol / Nova Caixa Galiza e do Seissa/A.C.R.Roriz/Givec.
Nos juvenis, tal como sucedido dias antes no Prémio de Ciclismo de Rendufe, a vitória final foi de Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) que deixou nas posições seguintes Pedro Preto (Clube Triatlo Perosinho) e André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho).
Leandro Rocha (individual), em infantis, concluiu destacado os 4,5 quilómetros do 36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo, classificando-se em segundo José Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e em terceiro Tiago Lopes (Tensai - Santa Marta), cortando os dois últimos a linha de meta com a desvantagem de 6 segundos em relação ao vencedor.
Na prova de destreza de iniciados venceu Tiago Ferreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), ficando Daniel Dias (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) em segundo e  Bruno Silva (Seissa/A.C.R.Roriz/Givec) em terceiro.
Ainda na prova de destreza mas da categoria de benjamins, o melhor foi João Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), classificando-se em segundo lugar Nicole Gonçalves (Seissa/A.C.R.Roriz/Givec) e em terceiro Beatriz Roxo (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia).
A classificação colectiva dos escalões de escolas foi ganha pela Silva & Vinha / ADRAP / Sentir, seguida da Seissa/A.C.R.Roriz/Givec e da Neves / Vauner / Ramalde.
O 36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo teve o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Glaciar, Cision, Reclamos Vitória e Cruz Vermelha Portuguesa (Viana do Castelo).
A próxima prova para os escalões de escolas organizada pela Associação de Ciclismo do Minho será o Prémio "Fafe - Sala de Visitas do Minho" (3 de Setembro) que encerrará a época de ciclismo de estrada de 2011 para aqueles escalões. Para cadetes e juniores, assim como para elites amadoras e veteranos, será ainda promovido em 2011 o 5º Circuito Terras de Camilo (17 de Setembro).

O 36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo disputa-se no próximo dia 15 de Agosto, numa iniciativa conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo. A tradicional prova destina-se aos escalões de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.

O 36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo (Viana do Castelo) integrará actividades de destreza para as categorias de benjamins e iniciados e provas em linha para infantis, juvenis, cadetes e juniores.
Pelas 09h00 começarão as provas de destreza (benjamins e iniciados) e a prova em linha de infantis, começando pelas 09h15 a corrida de juvenis, na extensão de 15 quilómetros. Às 10 horas será dada a partida para os atletas da categoria de cadetes que terão para cumprir um percurso de 30 quilómetros, enquanto os juniores começarão a sua prova de 45 quilómetros pelas 11 horas. A cerimónia protocolar e de entrega de prémios ocorrerá pelas 12h30.
As provas de destreza serão realizadas na Avenida Com. Parente Ribeiro e a prova em linha de infantis no seguinte percurso: Av. Com. Parente Ribeiro, Rua Santa Martinha, Perre, Rua do Cemitério, Rua do Pisco, Estrada do Centro Paroquial, cruzamento da Igreja, Rua Santa Martinha, Avenida Com. Parente Ribeiro.
As provas em linha de juvenis, cadetes e juniores serão disputadas no seguinte percurso: Avenida Com. Parente Ribeiro, EN 202, Samonde, Perre, cruzamento da Igreja, Santa Marta (Rua Santa Martinha), Avenida Com. Parente Ribeiro (7,5 kms/volta).
O 36º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Glaciar, Cision, Reclamos Vitória e Cruz Vermelha Portuguesa (Viana do Castelo).

No ano passado, participaram no 35º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo cerca de duas centenas de jovens atletas.
Em cadetes, na estreia de Diogo Figueiredo em competições de ciclismo de estrada, o atleta de BTT do CSJUM (Marinhas) chegou isolado à meta com a vantagem de cinco segundos em relação a um grupo de quinze corredores, liderado por Manuel Lomba (Club Ciclista Rosal) e Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP), respectivamente segundo e terceiro classificados em Santa Marta de Portuzêlo. Hugo Brito (Tensai / Santa Marta) concluiu a prova na quarta posição e David Ribeiro (CC Avidos / Mansilhas - Aço, Inox, Alumínio) em quinto.
Em juvenis a vitória foi de João Pereira (Associação Ciclismo Pousada de Saramagos/EC Carlos Carvalho) que bateu ao sprint Rui Torres (Tensai / Santa Marta) e João Pinto (CC Marco / Esc. Poeta José Monteiro), tendo Joana Serra (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) sido a primeira atleta feminina a cortar a linha de meta.
Em infantis venceram Rui Miguel (Silva & Vinha/ADRAP) e Vera Machado (Seissa/ACR Roriz/GIVEC), em iniciados Manuel Baião (CC Marco / Escola Poeta José Monteiro) e Joana Silva (Silva & Vinha/ADRAP) e em benjamins Luís Fernandes (Seissa/ACR Roriz/GIVEC) e Tatiana Monteiro (ACD Azagães/Grupo Mindol).