Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2º BTT DHI da Penha
Campeonato Regional do Minho de BTT (DHI)

João Ribeiro, Ricardo Soares, Antero Oliveira, Rui Teixeira e a equipa Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe conquistaram os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT DHI na última prova do Campeonato disputada na Penha. Joel Ferreira já tinha garantido a revalidação do título. A derradeira competição foi ganha por Ezequiel Martins.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Bike Zone - Guimarães, o 2º BTT DHI da Penha determinou os Campeões Regionais do Minho de BTT DHI em todas as categorias, com excepção da de elites em que Joel Ferreira já tinha assegurado a revalidação do título regional.
A derradeira prova do Campeonato do Minho chamou muito público e praticantes à montanha da Penha, 140 atletas no total, com o espectáculo, a emoção e a expectativa a dominarem a prova do primeiro ao último instante. Joel Ferreira (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe, em elites, partiu numa posição confortável pois tinha garantido a revalidação do título na prova de Mujães, enquanto as classificações finais de todas as outras categorias estavam por definir.
O grande vencedor da derradeira jornada de BTT DHI minhoto foi o vimaranense Ezequiel Martins (Motor Clube de Felgueiras/Lusquinos Team), que averbou o melhor tempo absoluto  (01:55.140) e venceu o 2º BTT DHI da Penha na categoria de elites. Antes da descida final, Ezequiel Martins também obteve o melhor registo na manga de qualificação.
Com o tempo de 1:55.793 (653 centésimas de diferença para o vencedor) o Campeão Regional do Minho, Joel Ferreira (RG – Centro Óptico de Fafe) classificou-se em segundo e Tiago Pinho (GD Fundação Jorge Antunes foi terceiro. Com o título regional em elites entregue a Joel Ferreira, o Campeonato terminou com Pedro Rodrigues (Motor Clube de Felgueiras/Lusquinos Team), sétimo na Penha, em segundo e Ezequiel Martins (Motor Clube de Felgueiras/Lusquinos Team) em terceiro.
Nos juniores, João Ribeiro (Smile DH Team) venceu a prova da Penha e conquistou assim o título de Campeão do Minho de BTT DHI. Nuno Machado (RG - Centro Óptico de Fafe) terminou a última prova no segundo posto e José Vale (GD Fundação Jorge Antunes) no terceiro. Nas contas finais do campeonato, atrás de João Ribeiro, classificaram-se José Vasconcelos (GD Fundação Jorge Antunes) e Pedro Gomes (Team Bicivendas - ADS Maia), respectivamente, Vice-Campeão do Minho e terceiro classificado.
Pedro Sarabando (RG – Centro Óptico de Fafe) voltou a conhecer na Penha o sabor do triunfo, na classe de veteranos A, mas Ricardo Soares (GD Fundação Jorge Antunes), com o segundo lugar na derradeira prova, revalidou o título de Campeão Regional do Minho. José G. Costa (GD Fundação Jorge Antunes) completou o pódio. Na classificação final do Campeonato e atrás de Ricardo Soares ficaram dois atletas da equipa RG - Centro Óptico de Fafe, Pedro Sarabando e Rui Silva.
Nos veteranos B+C, Antero Oliveira (GD Fundação Jorge Antunes) triunfou na Penha e arrebatou o título regional, deixando na segunda posição Joaquim Dias (Motor Clube de Felgueiras/Lusquinos Team) e na terceira e José Carneiro (Amigos da Montanha DH Team). Esta é, aliás, a ordenação da classificação final do Campeonato.
Na categoria dos mais jovens, cadetes, Fernando Silva (RG – Centro Óptico de Fafe) chamou a si a vitória na prova da Penha, tendo Vasco Bica (QuadraAvalanche/V. Janes) e José Pereira (G.D. Fundação Jorge Antunes) sido, respectivamente, segundo e terceiro classificados.
Rui Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe), sexto classificado na Penha, alcançou o título de Campeão Regional do Minho em cadetes, enquanto José Pereira (GD Fundação Jorge Antunes) é o vice-c ampeão e Fernando Silva (RG - Centro Óptico de Fafe) o terceiro classificado.
Na classe de promoção a vitória pertenceu ao espanhol Francisco Ianco (individual) que deixou nas posições seguintes Nelson Ferreira (individual) e José Machado (individual).
Colectivamente o 2º BTT DHI da Penha foi ganho pela equipa Restauradores da Granja– Centro Óptico de Fafe que assim conquistou o título minhoto por equipas. A formação do GD Fundação Jorge Antunes, segunda na Penha, sagrou-se Vice-Campeã Regional e o Motor Clube de Felgueiras/Lusquinos Team, terceiro na última prova, alcançou o mesmo lugar na  classificação final do Campeonato.
O 2º BTT Dhi da Penha teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Turipenha, Irmandade da Penha, Cision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial). 

Recorde-se que os prémios finais e as camisolas de Campeões Regionais (Troféu Revelações ACM e dos Campeonatos Regionais do Minho de BTT - XCO, DHI e XCM), serão entregues na Gala de Encerramento da Época desportiva agendada para o dia 26 de Novembro, em Viana do Castelo, numa iniciativa em que também serão homenageados pela ACM os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2011. 
Depois de Guimarães e de Fafe, será agora a vez de Viana do Castelo acolher a Gala de Encerramento da época desportiva da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa programada para o auditório Professor Lima de Carvalho (Praça General Barbosa, Viana do Castelo). O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada é livre (até ao limite da capacidade do espaço).

A última prova do Campeonato Regional do Minho de BTT DHI de 2011 será disputada no próximo dia 30 de Outubro na montanha da Penha, Guimarães. Designada 2º BTT DHI da Penha, a prova definirá as classificações finais do campeonato.Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Bike Zone - Guimarães, o 2º BTT DHI da Penha determinará os Campeões Regionais do Minho de BTT DHI em todas as categorias, com excepção da de elites em que Joel Ferreira já assegurou a revalidação do título regional.
Com cinco provas disputadas, a luta pelos títulos de Campeões Regionais e pelos restantes lugares da classificação final do Campeonato está ao rubro, havendo grande expectativa em relação à prova da Penha, onde também é esperada a presença de muito público.
O programa do 2º BTT DHI da Penha inclui um período para treinos entre as 9h30 e as 12h00, disputando-se a manga de qualificação às 13h00. A manga final começará pelas 14h30, estando a cerimónia protocolar e de entrega de prémios prevista para as 16h30. Na véspera da competição o circuito estará aberto para treinos (sem transporte e vigilância da organização) e a participação na prova é gratuita para atletas federados.
O 2º BTT Dhi de Atães tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Turipenha, Irmandade da Penha, Cision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial). 
No ano passado, com condições climatéricas muito adversas - forte chuva, vento e frio - cerca de uma centena de atletas nacionais e da vizinha Espanha disputaram o 2º BTT DHI da Penha que também coincidiu com o final do Campeonato do Minho.
Cláudio Loureiro venceu a prova que consagrou Joel Ferreira como Campeão Regional do Minho na categoria de elites.
Loureiro foi o mais rápido na descida da montanha da Penha (02:15,550), regressando na altura às vitórias na região que o consagrou anteriormente campeão e onde começou a competir com apenas 16 anos.
No DHI da Penha de 2010 os vencedores das restantes categorias foram José Vasconcelos (cadetes), Nuno Machado (juniores), Ricardo Soares (Veteranos A), Antero Oliveira (veteranos B+C) e Hugo Silva (promoção).